Origami Aprenda a fazer qualquer objeto utilizando a t?cnica de dobrar pap?is coloridos

Priscila Magalh?es
Rep?rter
24/01/2008

O origami ? uma t?cnica oriental, divulgada pelos japoneses. 'Ori' significa dobrar e 'kami' ? papel, no japon?s. Ent?o, atrav?s das dobraduras com o papel, v?rios animais, objetos e plantas podem ser feitos. A origamista M?rcia Benini, diz que o origami ? feito sem o uso da tesoura e da cola, usando apenas o diagrama de cada um.

Dessa forma, voc? s? vai precisar de pap?is coloridos, do tamanho que quiser o seu bichinho, e muita criatividade. Mas tenha aten??o ao tipo de papel usado. M?rcia diz que ele n?o pode ser muito duro e nem muito mole. "O origami pode ser feito com papel de revista em quadrinhos, de propaganda, de embalagens e qualquer outro colorido, que d? um efeito muito bonito", diz.

Ele ? muito usado para decora??o. "Sempre vemos o origami na decora??o de programas de televis?o, como novelas, programas infantis e propagandas. ? s? seguir o diagrama que todo mundo consegue fazer".

Foto de Origami Foto de Origami Foto de Origami

A pr?tica ? considerada de grande benef?cio para o aprendizado das crian?as. Segundo a origamista, no per?odo de alfabetiza??o, a crian?a acaba bloqueando um lado do corpo, aquele que n?o usa para escrever. "Ent?o, a t?cnica promove a oxigena??o do c?rebro dos dois lados, porque utilizamos as duas m?os para fazer as dobraduras. Com isso, vem a preven??o para doen?as como o parkinson e o alzeimer".

O origami trabalha a concentra??o, o racioc?nio, a capacidade de trabalhar em grupo, a criatividade e a coordena??o motora. M?rcia diz que ele ? a terapia do belo. "? bom ver quando as pessoas mais deprimidas d?o um sorriso quando terminam uma dobradura. Chamo a pr?tica dessa maneira, porque fica tudo t?o bonito, que a pessoa ri e fica emocionada", conta.

Foto de Origami Foto de Origami Foto de Origami

Se a t?cnica fosse mais difundida no Brasil e, principalmente nas escolas, o desempenho dos alunos poderia melhorar muito. Elas teriam, por exemplo, mais seguran?a nas atividades. "O sentimento de impot?ncia existe em uma crian?a que n?o consegue fazer algumas atividades. Ent?o origami trabalha o emocional, porque ela vai conseguir fazer as dobraduras. A crian?a vai realizar uma atividade brincando", diz.

Al?m disso, as crian?as aprendem a reaproveitar as coisas, como o papel, que n?o precisa ser novo. "E, colocando a imagina??o para funcionar, d? para fazer cart?es e presentear os pais e amigos, deixando de comprar pronto".

Foto de Maria J?lia Foto de Suelen Foto de Walqu?ria

Durante uma oficina de origami, as crian?as se surpreenderam quando perceberam que aquele avi?ozinho de papel feito em sala de aula, tamb?m ? origami. Maria J?lia (foto acima ? esquerda) tem nove anos e disse que sabe fazer avi?ozinho e barquinho. Freq?entou a oficina para aprender outras formas. "Gosto de trabalhos manuais, de fazer dobraduras e colagens. Acho que fazer origami vai estimular a minha criatividade".

J? Suelen Reis Dias (foto acima ao centro) diz que sempre faz dobraduras na escola. "Acho que a oficina vai ajudar a melhorar a minha interpreta??o das coisas e quero aprender mais coisas engra?adas para fazer", diz a menina de 10 anos. Para Walqu?ria Paceli (foto acima ? direita), de 10 anos, o origami vai ajudar a desenvolver a coordena??o motora e a criatividade. "Eu gosto muito de trabalhos manuais", conta.

Foto de M?rcia Enquanto isso, a origamista (foto ao lado) comemora o desenvolvimento da pr?tica pelo mundo e seu conhecimento por mais pessoas. "O origami est? virando esporte ol?mpico. A partir das pr?ximas olimp?adas, o avi?ozinho j? vai estar inclu?do. S?o tr?s modalidades de competi??o: a de maior dist?ncia, a de maior tempo no ar e a de maior pirueta". E conta que, no Jap?o, o origami ? mat?ria did?tica. "O principal ? ter muito capricho com o trabalho e sempre usar a mesa para fazer as dobraduras. Nunca dobre o papel com as m?os suspensas no ar", completa.