Tupi enfrenta Villa Nova na semifinal da Taça Minas

Por

Tupi enfrenta Villa Nova na semifinal da Ta?a Minas O empate com o Uberl?ndia garantiu ao Tupi a lideran?a na primeira fase da Ta?a Minas, que chega ?s semifinais com a vantagem de jogar por dois empates



Priscila Magalh?es
Rep?rter
27/10/2008

Os quase 600 torcedores pagantes que foram ao Est?dio Municipal no ?ltimo s?bado, 25 de outubro, viram o Tupi empatar em 2 a 2 com o Uberl?ndia e passar ? semifinal da Ta?a Minas na lideran?a. O Galo acumulou 18 pontos em dez jogos, sendo cinco vit?rias, duas derrotas e tr?s empates, com um aproveitamento de 60%, segundo a Federa??o Mineira de Futebol (FMF).

A lideran?a favorece o Galo na pr?xima fase da competi??o, contra o Villa Nova. O Tupi tem a vantagem de jogar por dois empates e o ?ltimo jogo acontece em Juiz de Fora. A vantagem se estende ? final, caso o time conquiste a vaga. "Os torcedores v?o ter o privil?gio de ver o time disputar a final do campeonato aqui", diz o t?cnico Wellington Fajardo.

O Villa Nova, classificado para a semifinal na ?ltima coloca??o, com 12 pontos ganhos, venceu o Tupi por 3 a 0 no ?ltimo enfrentamento entre as duas equipes. "Perdemos l? e eles perderam aqui no primeiro jogo dessa fase", diz Fajardo, chamando a aten??o para o fato de nenhum jogo ser igual ao outro. "Agora, os jogos s?o decisivos e t?m um car?ter diferente."

Mesmo ocupando a lideran?a e enfrentando o ?ltimo classificado, Fajardo n?o considera o Tupi favorito. "O jogo vai ser dif?cil, pois o Villa ? um time tradicional em Minas e est? motivado por causa do centen?rio." Mas leva em considera??o a confian?a conquistada pelo grupo. "O time saiu de uma situa??o ruim com a elimina??o na s?rie C e conquistamos a lideran?a. A retomada da confian?a contribui para o psicol?gico dos jogadores e isso pode favorecer."

Empate debaixo de sol forte

O empate entre Tupi e Uberl?ndia aconteceu debaixo de sol forte, o que atrapalhou o desempenho f?sico dos jogadores. Para a pr?xima etapa, Fajardo espera que a FMF tenha sensibilidade. "Foi um jogo dif?cil no aspecto f?sico. Nesse hor?rio n?o ? poss?vel que os jogadores desempenhem sua fun??o m?xima."

Al?m dessa dificuldade, o t?cnico do Galo tamb?m citou a capacidade do time advers?rio. "Tivemos oportunidade de sair na frente duas vezes, mas o Uberl?ndia ? um time bom e vai dar trabalho ao Am?rica, com quem joga na semifinal."

O destaque do jogo foi Rafhael Toledo, que marcou os dois gols do Carij?, um aos 32 minutos da primeira etapa e o outro aos dez do segundo tempo. Para Fajardo, a atua??o de Toledo, que jogava um pouco mais adiantado, n?o foi surpresa. "Ele tem qualidade e o jogador tem que estar pronto para jogar em qualquer posi??o." Toledo disse que essa foi uma boa oportunidade. "Quero ajudar a equipe. Vamos com tudo na semifinal para chegar ? final."

O Tupi saiu na frente no primeiro e segundo tempo, mas o Uberl?ndia alcan?ou o empate rapidamente, n?o dando tempo para a comemora??o do Galo. Carl?o marcou para o time do tri?ngulo mineiro oito minutos ap?s o primeiro gol do Carij?. No segundo tempo, cinco minutos ap?s Toledo virar o placar, Jefferson cobrou p?nalti e empatou novamente a partida.

O Tupi entrou em campo desfalcado. O zagueiro Reginaldo e o volante Lucas est?o contundidos. O lateral-esquerdo Mendes e os atacantes Allan e Adem?lson cumpriam suspens?o por terem recebido o terceiro cart?o amarelo no jogo contra o Arax?. O Galo entrou em campo com Marcelo Cruz, Marcel, Ricardo, Fernando, Robson, Henrique, L?o salino, Daniel, ?ndio, Marquinho Alagoano e Toledo.