Hist?ria em quadrinhos na internet O advento da tecnologia aumentou a democratiza??o das hist?rias em quadrinho. Leia a hist?ria de que aderiu a id?ia

Renata Solano
*Colabora??o
22/11/2007

Quadrinhos ? a arte de narrar uma hist?ria atrav?s de seq??ncias de imagens, desenhos ou figuras. Os di?logos entre os personagens, seus pensamentos e a pr?pria narra??o aparecem sob a forma de legendas ou dentro dos bal?es de conversa.

Os pioneiros dessa arte foram Rudolf T?pffer artista e escritor su??o que ? conhecido pelos seus desenhos, como, por exemplo, o senhor Vieux-Bois. Henrique Fleiuss, que ficou conhecido por causa da seu personagem Doutor Semana. Outros precursores foram Wilhelm Busch, criador dos garotos travessos Max e Moritz; Juca e Chico, conhecidos pela tradu??o de A fam?lia Fenouillard.

Hoje, os quadrinhos mais conhecidos pela galera s?o os da "Turma da M?nica", no entanto, muitos jovens que cresceram lendo quadrinhos de super-her?is, vil?es, com?dia, dentre outros, encontram diferentes caminhos a tomar para saciar seus desejos de leitura, s?o por exemplo Os Malvados de Andr? Dahmer, a revista Marvel e outros.

A outra sa?da ? fazer o seu pr?prio quadrinho. Por isso, Raphael Salimena, ingressou nesse ramo e, como j? desenhava desde crian?a criou seus pr?prios personagens e hist?rias.

Os quadrinhos
tirinha feita por Salimena

Desde crian?a, Raphael faz seus desenhos, mas come?ou a mexer com quadrinhos quando tinha 15 anos de idade. "Sempre li hist?rias em quadrinho e quando fa?o os meus, inconscientemente, trabalho um pouco de cada autor que gosto de ler e que, portanto, me influenciam", conta.

tirinha feita por Salimena

Salimena conta que fez aulas de desenho com o professor Eduardo Borges por cerca de seis anos. "Para trabalhar com desenho a gente precisa de trocar experi?ncia e conhecer detalhes como os tra?os, por exemplo, por isso nunca quero parar", explica.

A brincadeira de fazer quadrinhos come?ou no trabalho, quando precisava bater ponto, mas n?o tinha nada para fazer, Salimena observava seus colegas e come?ou a satiriz?-los, dessa forma, criou um blog na internet onde posta seu trabalho constantemente.

tirinha feita por Salimena

"Nesse tempo eu fazia muitas tirinhas, ent?o sempre postava uma m?dia de duas tiras por dia, mas hoje, como estou em um projeto para uma revista em quadrinhos n?o tenho muito tempo, da? posto as vezes, mas sem periodicidade fixa", explica Salimena.

O desenhista conta que j? trabalhou como free lancer para empresas de publicidade, mas garante que esse mercado n?o o atrai. "Ter que lidar com clientes que sempre pedem altera?es porque n?o entendem do processo ? complicado, teve uma vez que refiz o mesmo desenho mais de 15 vezes. Hoje s? fa?o se for uma parada legal e que pague o suficiente, mas mesmo assim s? quando vejo que ? coisa simples e para os amigos", fala.

tirinha feita por Salimena

E, apesar de amar desenhos em quadrinhos, Salimena confessa que o desenho em si ? a parte chata. "Queria piscar os olhos e ver tudo pronto, porque o que gosto mesmo ? de ler a hist?ria, me divirto e n?o consigo viver sem", completa.

Tecnologia

Enfim, com o advento da tecnologia aumentou a democratiza??o das hist?rias em quadrinho. As tiras, que antes deveriam ganhar volume para se tornar um livro ou revista ou mesmo que eram publicadas em jornais, podem, hoje, ser postadas na internet e vistas por malhares de pessoas de todo o mundo.

tirinha feita por Salimena

Dessa forma, Raphael criou o blog Linha do Trem, onde publica suas cria?es e conta que recebe cerca de 500 cliques por dia. "Na ?poca em que colocava quadrinhos sempre eu recebia muitos cliques, mas hoje, tenho mesmo os visitantes ass?duos. Quanto aos coment?rios e e-mails que recebo, por mais engra?ado que pare?a nunca recebi cr?ticas, mas tem gente que n?o entende a piada e pede explica??o", comenta.

O blog traz, al?m de informa?es sobre o desenhista, links para o site de outros famosos, al?m de perfil e novidades sobre a vida profissional de Raphael, que vai para a Fran?a na sexta-feira, dia 14 de dezembro.

Salimena conta que o p?blico alvo para o qual escreve suas piadas ? heterog?neo na quest?o de gosto, uma vez que admite fazer quadrinhos com humor inteligente, atrav?s de s?tira de livros e ou filmes, mas tamb?m gosta de fazer piada com o humor "Trapalh?es". "Mas, na realidade, o p?blico dos meus quadrinhos ? mais universit?rios e adultos", especifica.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF