Tecnologia

Tricô e dama são coisas do passado...
Vovôs e vovós entram na era da informática

Sebastiana Vieira Soraes Deborah Moratori
23/07/03

Dia 26 de julho é Dia da vovó e do vovô! Se você está pensando em comprar um chinelinho, é melhor mudar de idéia...

Engana-se quem pensa que programa para a terceira idade é hidroginástica e dança de salão. Cada vez mais interessados em estarem atualizados, idosos e idosas procuram programas específicos para o público e provam que a melhor arma contra o preconceito e a solidão é o conhecimento.

Artesanato, atividades físicas e interpretação teatral são apenas alguns dos cursos oferecidos à terceira idade da cidade que conta com dois projetos na área. O Pólo Interdisciplinar na Área de Envelhecimento da Universidade Federal de Juiz de Fora desenvolve trabalhos junto à população idosa desde 1991 e a Prefeitura de Juiz de Fora, através da Associação Municipal de Apoio Comunitário, mantém o Pró-Idoso.

Terapia digital
Nesses dois programas são oferecidas, entre diversas oficinas, oportunidades para os idosos entrarem em contato com a informática. Windows, Word, internet, Print Artist e Power Point são as opções do curso da UFJF. A secretária do Pólo Interdisciplinar na Área de Envelhecimento, Ana Rosa Aleixo diz que o curso existe há três anos e que a procura sempre foi grande. "São pessoas que estão interessadas em se informar, mas se sentem inibidas em turmas com alunos mais jovens", explica.

Angelo Cavestro Lucy Mendonça Ribeiro de Almeida Ruth Santos Staduto

"É uma terapia ocupacional", afirma o aposentado Sinzenando Mattos Xavier. Há cinco anos no projeto da universidade, ele aprova a iniciativa e conta que já participou de três cursos de informática. "As aulas são muito boas, o professor, um espetáculo", elogia. "Eu procurei o curso para preencher meu tempo e também para saber mais", explica, contando que costuma navegar pela web e que troca e-mails com amigos. O assunto? "Conversa 'fiada' para distrair", responde.

O Pólo Interdisciplinar na Área de Envelhecimento está com inscrições abertas para novos cursos de informática. As aulas têm início no dia 5 de agosto. Quem se interessar pode se inscrever até a primeira semana do próximo mês. São 11 alunos por turma, um aluno por terminal, e há vários horários para as turmas de segunda e quarta-feira e terça e quinta-feira. Podem se matricular alunos com idade superior a 45 anos. A matrícula tem o valor de R$ 45 e a mensalidade custa R$ 30. O pólo funciona na Rua Severino Meireles, 260. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3216-3697.

Remédio virtual
Basta que alguém ensine as inovações tecnológicas aos idosos para que eles percebam que o computador é um forte aliado contra o tédio e a estagnação. A Amac, em parceria com a Prodemge, disponibiliza computadores para os idosos que participam do Programa Internet Sênior acessarem a internet.

Clique aqui para conhecer melhor o Prodemge

Lélia Ribeiro da Silva Ataíde Ventura dos Reis e Flor de Maio Lopes Reis Fernando Mendes Bezerra

A assistente social da Amac, Magda Cristina Ferreira de Oliveira, explica que não são oferecidos cursos de informática. "Nós temos monitores que acompanham os idosos e dão alguma orientação". Há dois anos com essa experiência, Magda explica que os idosos que freqüentam o Pró-Idoso demonstram bastante interesse pela atividade.

"Antes de terem um contato, eles se mostram receosos em relação à tecnologia. Mas depois que descobrem que têm capacidade para lidar com o mundo digital, ficam até com a auto-estima elevada".

A monitora Alessandra Tereza Cerutti (foto), conta que os usuários iniciantes aprendem algumas noções básicas sobre o computador e navegação. "A gente tem que usar uma didática bem especial. Temos que ter paciência e muita calma. Quase todos que chegam ao programa não têm nenhuma noção sobre informática, mas eles aprendem com muita facilidade", elogia.

A monitora explica que a procura pelo serviço é bem grande. Sites de piadas e de jogos são os mais acessados. Mas, de acordo com ela, a maioria dos usuários usa a internet para trocar e-mails com amigos e familiares distantes.

De carteirinha
Internauta assumido, Pedro da Silva, teve contato o primeiro contato com os computadores por acaso. "Eu estava jogando sinuca ali, quando me chamaram para tirar uma foto. Aí a professora perguntou se eu gostaria de aprender. Sem querer dizer não, respondi que sim e pensei 'eu fico aqui hoje e amanhã não volto mais'", conta.

Desde então, o aposentado que faz parte do Programa Internet Sênior do Pró-Idoso diz que não fica um dia sequer sem entrar na Internet. "Minha esposa até briga comigo e pergunta se todo o dia eu tenho que vir. Antes eu nem pensava em mexer, nem chegava perto".

Questionado sobre os sites de que mais gosta, ele responde: "Cada dia eu faço uma coisa, para não repetir sempre a mesma coisa". Os endereços interessantes e o e-mail das monitoras que o ensinaram a lidar com os computadores ficam anotados num caderno. Sr. Pedro conta que uma das vantagens de saber usar a internet é poder ajudar os outros. "Dá para cadastrar o CPF para quem não sabe", exemplifica.

Sem trabalhar desde 1984 e tendo parado de estudar aos 14 anos, ele fala que aprender e conhecer coisas novas serve como incentivo. "Às vezes derrapa alguma coisa, mas aqui eu estou sempre aprendendo. Voltei a ler e a escrever de novo".

Companheiro de viagem
O início é mais ou menos o mesmo para todos. Medo e receio, sensação de que nunca vai aprender... Depois de alguns clicks, "a gente já consegue firmar o mouse". Saulo Aguiar da Silva gosta de acessar sites de jornais na internet. "Eu também entro em páginas de materiais eletro-eletrônicos e que têm receitas culinárias", fala.

O aposentado, que possui computador em casa, usa as máquinas do Programa Internet Sênior para navegar na Web, "em casa eu não tenho internet", explica. Ele conheceu o mundo digital em fevereiro deste ano e, desde então, não largou mais a net. "Eu também uso o e-mail para me comunicar com a minha filha que estuda no Rio de Janeiro. Daqueles sites de conversa eu não gosto", conta, citando os chats.

Receoso, o aposentado também não divulga seus dados em cadastros e não faz compra pela internet. Com um relatório de sites interessantes na mão, Sr. Saulo elogia o programa. "É uma atividade para o cérebro não ficar parado. Esclarece a mente da gente", conclui.

Pode participar do programa quem tem mais de 60 anos. O tempo máximo de permanência no terminal é de 40 minutos. O Centro de Convivência do Idoso Dona Itália Franco onde o programa funciona fica na Rua Espírito Santo, 434. Mais informações, pelo telefone, 3690-7365.

  • Leia também:
    Envelhecimento saudável - uma questão de opção

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

    Sheila Rodrigues: Os estabelecimentos podem limitar o número de contas que cada cliente poderá pagar no caixa? Exemplo a Drogaria Araujo só aceita 5 contas por cliente, então eu tinha 7 contas para pagar, tive que pagar 5 e ir para o final da fila para pagar as outras 2 contas. Isso é um absurdo.

    Ana Felício: boa tarde,eu comprei um carregador de bateria minha camera panasonic lumix dmc fh 28 e até agora ningueim entrou en contato comigo é assim que funciona? deixei meu tel e nada oque eu faço?

    Gleide Farias: Boa Noite, Parei de tomar o adoless faz uma semana faz medo ? Ou tem problema? Pode engravidar ? Mim responda o breve possivel?

    Lidianne Senna: O médico indicou Selene para eu tomar pq eu tenho ovário policisticos, mas eu estou amamentando, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ja tem 3 semanas q tomo, gostaria de saber quais são os riscos para meu bebê de eu tomar selene e continuar amamentando?

    Karina Valentim de Oliveira: Olá bom dia..eu gostaria de uma ajuda urgente por favor.. eu amamento minha filha de dois anos e 4 meses, quando ela estava com 1 ano e meio mais ou menos o anticoncepcional Micronor não estava fazendo efeito e eu estava menstruando duas vezes no mesmo mês e por isso meu ginecologista me indicou o depo provera... como era de se esperar eu fiquei sem menstruar, porém eu tomei a primeira injeção dia 28 de agosto e a segunda dia 28 de novembro e após isso eu iria ter que tomá-la dia 28 de fevereiro mas preferi não tomar mais pois os efeitos colaterais estavam muito intensos... porém hj é dia 26 de abril e minha menstruação sem sinal e gostaria de saber o q eu poderia fazer... eu já fiz um Beta HCG ontem dia 25 de manhã e deu negativo... o q tá me deixando maluca é que estou sentindo cólica e não desce a menstruação... me ajudem pois não sei o q devo fazer... obrigada

    Salatiel Salomao Pessoa: Ola uma amiga minha,tomou DIAD a 15 Dias atras 24 horas apos a penetraçao, hoje e 28/04 e a mentruaçao dela nao veio ne normal pq nao se passou um mes,mais ela houve outra penetraçao ela quer saber se ela tomar o DIAD hoje vai ter algum problema?vai perde o efeito?

    Tatiane Souza: Meu GO tb me receitou essa injeção , porém me arrependi. Agora não estou mais amamentando e gostaria e trocar por comprimido. Alguém sabe como devo proceder ? Assim que vencer o período é só iniciar com o comprimido ?

    Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

    Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

    Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

    Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

    Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

    Gabriel Silveira: merda

    Michelle Bonfim: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

    Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

    Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

    Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

    Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

    Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

    Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

    Cristina Vinci: oiii

    Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.