Educa??o por redes
Estudar por redes virtuais pode agilizar a aprendizagem,
desde que existam regras e rela?es sociais para isso

S?lvia Zoche
Rep?rter
14/09/05

Ou?a o que o l?der do NETEC/UFJF, Jos? Antonio Avarena Reyes, fala sobre a import?ncia das redes, atualmente. Clique ao lado!

A necessidade de melhorar e agilizar a forma de aprendizagem entre alunos e professores faz da internet uma aliada no dia-a-dia. Mas o uso do computador, simples e puramente, n?o ? o bastante para que os resultados de pesquisas, estudos e trocas de id?ias, por exemplo, sejam satisfat?rias por completo.

Neste contexto, surge o que se chama de educa??o ? dist?ncia, em que professores e alunos ficam em espa?os diferentes (em cidades distintas, por exemplo) ligados pela tecnologia.

Para o professor doutor e l?der do do N?cleo de Estudos e Projetos em Educa??o Tecnol?gica (NETEC), Jos? Antonio Aravena Reyes, na verdade, o termo correto seria educa??o por redes. "N?o existe uma dist?ncia, propriamente dita. O que h? ? uma reprodu??o do espa?o f?sico para o virtual. O ideal ? que todas as institui?es de ensino, e n?o somente as de ?rea t?cnica, pudessem interagir pela rede", diz.

Na educa??o por rede, Aravena alerta que o professor deve captar as demandas dos alunos. "O professor precisa construir um di?logo coletivo. Cada aluno tem uma d?vida diferente, que deve ser respondida na conversa e que todos v?o ler", afirma. A educa??o semi-presencial ? uma das alternativas adotadas por Aravena. "Costumo dividir as aulas em 70% de leituras e discuss?es atrav?s da rede e 30% delas, os alunos devem estar presentes em sala. Mas pr?ticas do dia-a-dia, o encontro pode ser somente por rede", acredita.

O estudante de Ci?ncias de Computa??o, Eric Vieira de Souza (foto ao lado), escreve, em sua monografia de fim de curso, uma nova proposta educacional, para depois colocar em pr?tica o estudo em faculdades e escolas atrav?s de redes.

"Primeiro, as institui?es de ensino n?o deveriam ser r?gidas quanto a hor?rios e disciplinas, por exemplo. O melhor seria existir grupos de estudos sobre temas determinados e que acontecesse os encontros presenciais, mas, tamb?m, que eles fossem ligados por um site, como o orkut, por exemplo, em que existe uma p?gina pessoal e comunidades que se t?m interesse", explica.

Rela?es sociais
"A internet n?o ? isolada do ser humano. Ela ? um instrumento de aproxima??o", ? o que diz o professor-doutor do NETEC, Waldir Azevedo Junior (foto ao lado, ? direita).

Antes da tecnologia, ? preciso que o estudante, o professor seja um internauta com contatos sociais e objetivos direcionados para que sua busca por informa?es tenham resultados convincentes. "? mais importante, em primeiro lugar, ter uma rede social do que uma rede f?sica. A internet existe como ferramenta", diz o professor-doutor Mauricio Aguilar Molina.

Mas a tecnologia n?o deve ser rejeitada, na opini?o dos professores, porque esta j? faz parte do cotidiano. "A tecnologia n?o est? alheia a tudo isso. Ela vem ajudar, tornando-se suporte para sistema de colabora??o, de internet", completa Aravena (foto acima, ? esquerda).

A sociabilidade na internet n?o ? somente conhecer pessoas, mas tamb?m for?ar uma intera??o atrav?s de protocolos. "Se n?o existem regras, padr?es, fica complicado dialogar", diz Aguilar.

Aravena comenta que ? primordial criar-se um valor, uma atitude na rede internet. "A pessoa tem que "ser", muito mais do que propriamente "estar" na internet. A educa??o que v? a rede, considera essa rede como uma dimens?o t?cnica das rela?es sociais que j? existem. E se isso n?o for implementado no processo educativo, n?s simplesmente estaremos mutilando nosso futuros alunos a express?es humanas que se tornar?o corriqueiras", conclui.

Para ver o cr?dito das fotos passe o mouse sobre elas