? poss?vel bloquear os emails indesej?veis? Com o programa anti-spam da ACESSA.com voc? bloqueia at? 100% das mensagens indesej?veis em sua caixa postal. Mas aten??o! Entenda primeiro como funciona...

Ludmila Gusman
Editora Geral
07/12/2004

Sua caixa postal est? lotada de emails. At? a?, tudo bem! No entanto, isso s? seria vantagem se todas as mensagens recebidas fossem ?teis pra voc?. Mas, 90% acabam sendo spams. (O que ??). Ai, ai, ai... ? imposs?vel n?o ficar com raiva... o trabalh?o que voc? tem em apag?-las toma boa parte do seu tempo.

N?o se preocupe! Se voc? ? usu?rio ACESSA.com, agora j? ? poss?vel voc? mesmo administrar que tipo de mensagem sua caixa postal deve ou n?o receber (spam ou n?o). O pr?prio usu?rio pode mudar a qualquer momento as regras que estabeleceu e escolher aquela que mais se adapta, atrav?s do novo programa anti-spam que acabamos de lan?ar. Acompanhe a imagem abaixo. Essa ? a nova tela que voc? vai encontrar na ?rea de assinantes ao clicar em Meu email, na op??o anti-spam. (S? para lembrar, o endere?o ?: www.acessa.com/assinante)

Entenda as pol?ticas anti-spam
Agora, voc? pode escolher a pol?tica de bloqueio que quer usar. Elas est?o divididas em cinco n?veis: Nenhuma, Fraca, M?dia, Forte e Radical.



Para entender melhor a fun??o de cada uma delas, guarde o seguinte:

Na primeira pol?tica, que recebe o nome de NENHUMA, voc? est? optando em desativar o programa, ou seja, nada ser? bloqueado, por isso voc? poder? receber todo o tipo de mensagem (spam, emails de amigos, propagandas...).

Por outro lado, a pol?tica denominada RADICAL ? o oposto da primeira. Voc? vai bloquear todas as mensagens recebidas at? mesmo os emails dos amigos. Nesse caso, ? muito importante que voc? inclua os emails que quer receber em sua lista branca (o que ??). S? estes chegar?o at? voc?. Muito cuidado com esta pol?tica, como o pr?prio nome diz ela ? radical mesmo. Se voc? receber uma proposta de emprego, por exemplo, de um email que n?o est? na lista branca, voc? perde esta informa??o. N?o tem como recuperar a mensagem! Repetindo: voc? s? receber? os emails inseridos na lista branca, guardou bem?

At? a? foi f?cil. Na verdade voc? vai desativar (nenhuma) ou ativar (de forma radical) o programa anti-spam. Vamos agora aos n?veis intermedi?rios: Fraca, M?dia e Forte

  • FRACA: s? vai bloquear os emails que tiverem algum ind?cio de spam baseado nas regras das listas internacionais. Nestas listas est?o endere?os, e-mails, dom?nios, express?es comuns que j? se tornaram caracter?sticas de spams. Voc? vai depender dessas normas. A lista branca e negra est?o desativadas. N?o tem como voc? inserir o endere?o de seu amigo, por exemplo. Se o email dele se enquadrar nas normas internacionais, e for visto como spam, certamente ser? bloqueado.
  • M?DIA: esta pol?tica bloqueia alguns tipos de spams (quais?). Numa escala de zero a cem, podemos dizer que a pol?tica m?dia vai bloquear, em m?dia, 50% deles. Aqui voc? tem acesso ? lista negra e branca. Vamos supor que mesmo ativando esta pol?tica passou algum email que voc? n?o quer receber. Basta inser?-lo na lista negra e voc? n?o o receber? mais. Ao contr?rio, se interceptou um email que voc? quer receber, ? s? inclu?-lo na lista branca. Mas, lembre-se a mensagem que j? foi bloqueada n?o pode ser recuperada.
  • FORTE: na pol?tica forte s?o utilizadas as mesmas regras da m?dia mais algumas (quais?) que chega a bloquear 75% dos spams. Assim como na m?dia, voc? tem acesso ?s listas branca e negra para inserir os emails que quer receber e que foram interceptados e os que n?o quer e que chegaram ? sua caixa postal.
  • Op??o de consultar
    Bem, agora que voc? j? sabe a fun??o de cada pol?tica ? importante conhecer outra novidade do programa anti-spam da ACESSA.com. Nele, voc? ter? a oportunidade de consultar todos os emails que foram bloqueados, em sua caixa postal, nos ?ltimos sete dias. Mas a consulta se restringe ao endere?o de email n?o ao conte?do dele. L? voc? ter? como adicionar ? sua lista branca um email que for bloqueado e que voc? quer receber. Veja a imagem da tela que voc? encontrar? na p?gina de assinantes:

    Se voc? clicar em consultar ter? acesso a todos os emails bloqueados nos ?ltimos sete dias. Se escrever o nome do remetente ou do servidor ter? acesso somente ao email daquele rementente ou aos emails daquele servidor.

    Quando voc? consultar, ter? acesso a p?gina abaixo. Na coluna da lista branca se voc? clicar em "Adicionar" vai inserir aquele email na sua lista e, a partir deste momento, o email n?o ser? mais bloqueado.

    Observa?es importantes

  • Na lista branca voc? tamb?m pode inserir o dom?nio. Por exemplo: voc? quer receber os emails com o dom?nio de algum provedor. Digite l?: provedor.com ou provedor.com.br e a partir da? nenhum email deste dom?nio ser? barrado.

  • Lembra da mat?ria anterior que falamos sobre a falsifica??o do from? Os v?rus que disparam email com o seu endere?o como se fosse voc? que tivesse enviado? (Leia a mat?ria). Pois bem. Fique atento porque ao escolher a pol?tica radical, por exemplo, e inserir o email do seu amigo da lista branca, ? poss?vel que voc? receba um email ou outro que n?o seja enviado por ele, j? que o remetente ?: fulano@provedor.com (o seu amigo que est? na lista branca).

  • ? aconselh?vel que voc? consulte a sua lista de emails bloqueados todos os dias para controlar melhor o que foi barrado e saber se, por exemplo, recebeu um email de um amigo que ? importante. Nesse caso, voc? ter? que inser?-lo na lista branca e entrar em contato com ele pedindo que envie novamente a mensagem, j? que o conte?do dos emails bloqueados voc? n?o tem acesso.

  • Outro detalhe: qualquer pol?tica anti-spam que voc? escolher vai levar em conta o seu email (fulano@provedor.com). Se voc? participa de uma lista de discuss?o o destinat?rio n?o ? o seu email e sim a lista (lista@provedor.com), por isso se continuar recebendo muitos spams deve levar em conta este aspecto. Se voc? n?o estiver em lista nenhuma, n?o h? problema. O programa vai funcionar normalmente como explicado acima.

  • O remetente que for bloqueado pelo sistema anti-spam receber? uma mensagem o avisando do bloqueio.

  • IMPORTANTE: usu?rios acessa.com n?o s?o bloqueados. Assim, n?o adianta colocar um usu?rio @acessa.com em sua lista negra. Ele n?o ser? bloqueado.
  • E no caso dos dom?nios, como funciona?
    A pol?tica anti-spam para os clientes que possuem dom?nios com a ACESSA.com funciona da mesma maneira explicada acima. A diferen?a ? que cada email do dom?nio pode ser personalizado com uma pol?tica anti-spam diferente. Assim, se existe um dom?nio chamado: empresa.com.br e este dom?nio possui dez emails diferentes (chefe@empresa.com.br/ empregado@empresa.com.br...), cada um destes emails pode escolher o tipo de bloqueio que deseja (nenhum, fraco, m?dio, forte ou radical). No caso da caixa postal dos usu?rios a escolha da pol?tica ? feita para a caixa postal. Se voc? tem na sua caixa postal com v?rios emails: email1@provedor.com/email2@provedor.com... e escolher a pol?tica forte, por exemplo, ela ser? aplicada a todos. N?o h? a possibilidade de no email1@provedor.com a pol?tica ser forte e no email2@provedor.com ser fraca.


    Se voc? ? usu?rio ACESSA.com e tem outras d?vidas sobre este assunto, envie um email para suporte@acessa.com ou entre em contato pelo telefone: 2101-2000, todos os dias, inclusive s?bados, domingos e feriados no hor?rio de 8h ?s 0h.