Cable Modem Entenda como funciona o acesso via cabo e o que
fazer quando aparecerem problemas

Chico Brinati
Ludmila Gusman
Rep?rter/Editora

Na hora de escolher o acesso de internet via a cabo, a primeira coisa que atrai o usu?rio ? o fato de n?o usar a linha telef?nica e, conseq?entemente, economizar nos pulsos telef?nicos, n?o ? mesmo? Sem contar a velocidade, que ? bem superior ao acesso discado. E o pre?o, ent?o, nem se fala... Quanto mais barato, "melhor"! Mas, voc? sabe, realmente, como um acesso via a cabo funciona? Em que, este tipo de acesso lhe pode ser ?til?

Para ficar mais f?cil o entendimento, vamos comparar as semelhan?as entre um acesso discado a um acesso via cabo. Veja s?:

ACESSO DISCADO

ACESSO VIA CABO

Ao realizar a conex?o discada, voc? precisa ter em casa um telefone. A linha telef?nica, ent?o, funciona como meio f?sico indispens?vel para voc? realizar a sua conex?o. A mesma coisa acontece com o acesso a cabo, ele tamb?m precisa de um meio f?sico para que seja poss?vel voc? navegar pela internet.

Neste caso, ao inv?s de usar a linha telef?nica voc? vai contratar o servi?o de uma operadora de TV a cabo. Em Juiz de Fora, temos a NET. Ela tem a concess?o da Anatel para funcionar na cidade e, portanto, o dever de garantir qualidade no servi?o oferecido, junto com o provedor credenciado.

Liberdade na escolha do Provedor
Assim como na linha discada, voc? pode escolher o provedor que lhe fornecer? a internet, no acesso a cabo voc? tamb?m pode fazer esta escolha, optando pelo provedor que melhor vai atender ?s suas expectativas.

No discado voc? paga ? operadora de telefonia e ao provedor e no acesso a cabo o custo que voc? ter? ser? com o provedor que voc? escolheu para disponibilizar a internet e com a NET (operadora de TV a cabo) que oferecer? o meio f?sico da conex?o.

Nesta escolha, ? importante voc? avaliar a qualidade do Provedor e os custos que, na maioria das vezes, s?o iguais ou menores ao acesso discado, devido ? economia de pulsos. Sua linha fica liberada e voc? pode navegar o dia inteiro numa velocidade que lhe permitir? baixar filmes, v?deos, m?sicas bem mais r?pido que no discado. "O cliente tem que analisar todas as alternativas dispon?veis no mercado, ver o hist?rico das empresas que prestam o servi?o, tomando muito cuidado com ofertas de valores muito abaixo", explica o diretor da ACESSA.com, Marcio Guimar?es de Faria.

Entendido como funciona o acesso via a cabo, veja abaixo dois depoimentos de pessoas que optaram por este servi?o:

"Estou satisfeito"

O analista de sistemas, Ant?nio Eduardo Polastri est? deixando sua operadora de telefonia fixa para optar pelo acesso via cabo. Para Ant?nio, os benef?cios de se manter conectado durante todo o dia e a velocidade no acesso, facilitaram sua vida. "Antes, tinha que esperar at? a madrugada para acessar com a tarifa reduzida.

Agora, estou dormindo mais cedo. Al?m de me ajudar nas pesquisas escolares dos meus filhos, no meu trabalho, j? que eu mexo com inform?tica... Est? sendo muito ?til", diz. Ant?nio usa o cabeamento de transmiss?o de dados s? para a Internet. Ele j? possu?a a estrutura de cabos necess?ria, pois j? teve TV a Cabo.

Desde que decidiu por trocar de operadora de telefonia local, ele ligou para o seu provedor para saber das alternativas que possu?a em rela??o o acesso discado. Acabou escolhendo o que melhor corresponde ?s suas expectativas. "Tudo que me foi prometido, foi cumprido", garante.

Mesmo com o acesso mais r?pido, ele diz que est? pagando menos pela conex?o por banda larga do que quando era feito por telefone. "O valor diminuiu. Antes, eu pagava o provedor mais a operadora de telefonia, cerca de R$ 64.

Agora, somados o provedor, o aluguel do cabo e a mensalidade, pago aproximadamente R$ 62 por m?s. Hoje, posso dizer que tenho um acesso muito bom, com uma velocidade satisfat?ria", finaliza.

"Estou insatisfeito"

Quando o Engenheiro Civil, Guilherme Villela Pedras, optou pela conex?o ? Internet via cabo esta era a ?nica alternativa ao acesso discado dispon?vel para a regi?o onde reside. Embora n?o conhecesse o sistema, a esperan?a era ter um acesso veloz durante as 24h do dia. Mas isso n?o foi bem o que aconteceu.

"At? agora, n?o consegui um acesso conforme me foi prometido. ? muita lentid?o, e nas p?ginas mais carregadas, nem consigo entrar. Passei um fim de semana inteiro tentando e n?o consegui navegar. Est? pior do que o acesso discado", lamenta.

Segundo ele, que utiliza outras formas de conex?o na loja onde trabalha, as reclama?es junto a operadora de TV o informaram que o problema ? no provedor utilizado. "Quero acreditar que o problema seja esse, para isso estou mudando de provedor. Agora, caso n?o seja resolvido, n?o pretendo reclamar junto aos ?rg?os respons?veis, pois ? perda de tempo. Cancelo o contrato", promete.

Guilherme tamb?m reclama do atendimento prestado pela operadora. "A falta de compromisso da NET com o cliente ? evidente. Eles n?o est?o cumprindo com o contrato. Instalam o sistema s? para come?ar a cobrar sem, antes, prestarem um servi?o digno", alega.

Por enquanto, a solu??o, segundo ele, vai ser continuar acessando a Internet pela forma discada.

E quando ocorre problema?
Se o acesso via a cabo que voc? escolheu tiver problemas, assim como aconteceu com o engenheiro civil, Guilherme Villela Pedras, preste aten??o no que deve ser feito.

A primeira coisa ? entrar em contato com o seu provedor. Dependendo do servi?o de atendimento da empresa que voc? optou, ela ter? a capacidade de lhe ajudar a detectar onde est? o problema. Por isso, a import?ncia de saber qual provedor voc? vai escolher para que ele, ent?o, possa lhe dar o suporte ideal. "Geralmente, quem est? com problemas contacta o provedor para que este fa?a um check list das etapas que ligam o acesso de sua casa at? o provedor. Neste primeiro contato, o cliente vai ser orientado sobre o que est? ocorrendo, recebendo informa?es que vai lhe dar embasamento para que possa entender onde est? o problema", explica Marcio.

Onde pode estar o problema?
Acompanhe o diagrama abaixo e veja onde ocorrem problemas na m? conex?o de um acesso via a cabo. Lembre-se que eles podem ser detectados junto ao suporte do seu Provedor. Os clientes da ACESSA.com podem, tamb?m, testar a velocidade da conex?o clicando na ?rea de assinantes/meu acesso/teste de velocidade para confirmar se est? de acordo com o estipulado.


Os problemas podem estar:

1 - No computador do usu?rio ou na rede interna de sua resid?ncia - se for no computador, ? recomend?vel que o usu?rio entre em contato com a assist?ncia t?cnica autorizada ou, ent?o, com a loja que lhe vendeu o equipamento. No caso de problemas na rede interna, a respons?vel ? a operadora de TV. Em Juiz de Fora a NET. O usu?rio deve contact?-la pelo telefone: 2102-9300 ou 3217-9701

2 - No cabeamento que liga o computador do usu?rio ? operadora de TV - a respons?vel ? a NET, voc? deve entrar em contato pelo telefone: 2102-9300 ou 3217-9701

3 - Na transmiss?o dos dados entre a operadora de TV e o provedor - a responsabilidade ? da NET.

4 - Na conex?o do provedor com a Internet - respons?vel ? o Provedor

Reclame! Exija seu direito!
Detectado o problema e, mesmo assim, n?o solucionado, o usu?rio deve abrir uma reclama??o na operadora de TV ou no provedor (dependendo de onde estiver o problema), pedindo o n?mero do questionamento.

Para reclamar do provedor voc? deve abrir um processo administrativo no Procon e cancelar o seu contrato, atrav?s de uma decis?o unilateral. Depois ? s? escolher outro provedor levando em conta a qualidade do servi?o. Se quiser reclamar da NET, voc? deve entrar em contato direto com a Anatel atrav?s do telefone 0800 33 2001. Ou entrar no endere?o: www.anatel.gov.br, clicar em atendimento eletr?nico, seguir o passo-a-passo e fazer a sua reclama??o. A contato ? feito diretamente com a Anatel por se tratar de uma concess?o p?blica em que a operadora de TV, no caso a NET, em Juiz de Fora, possui o monop?lio.

Entre o provedor e a NET existe uma co-responsabilidade na qualidade de acesso. Um 'depende' do outro para garantir o acesso ao usu?rio de internet via a cabo, j? que a operadora de TV ? o meio f?sico para isso. Qualquer problema no Provedor a NET pode intervir e exigir reparo e qualquer problema na NET cabe ? Anatel tomar as provid?ncias.

O contrato que o usu?rio faz com a NET ? o pr?prio regulamento feito pela Anatel. "Na falta de um contrato entre o usu?rio e a NET, o regulamento o substitui, garantindo seus direitos e deveres", comenta Marcio. ? importante o usu?rio conhecer o regulamento anexo ? resolu??o 272 e saber o que pode exigir da operadora.