• Assinantes
  • Tecnologia

    Windows XP: o sistema experiente

    Software mais recente da Microsoft não é recomendado pelos vendedores de JF

    Deborah Moratori
    27/08/03

    O nome da mais nova versão do Windows criada pela Microsoft demonstra que a empresa trabalhou com afinco para a criação desse software. XP, no caso, quer dizer experience, do inglês, experiência.

    O programa que sucede o Windows Millennium e também o Windows 2000 está à venda em duas versões: o Windows XP Home Edition e o Windows XP Professional Edition - que substitui o Windows 2000 Professional. Há também o Windows XP Media Center Edition, que vem pré-instalado em alguns computadores específicos com DVD, controle remoto e outras funcionalidades específicas.

    Em Juiz de Fora, a maioria das lojas que comercializam equipamentos de informática disponibiliza o Windows XP, embora o sistema não seja o mais recomendado pelos vendedores. Sílvio Jr., do departamento de vendas de uma loja, explica que o software não possui drivers de instalação para todas as placas e, por isso, recomenda as versões anteriores - as que mais saem na loja são as versões 98 e Millennium.

    Em outra loja, o vendedor João Batista, diz que só vende o Windows XP quando o cliente exige. "O XP não é indicado por causa da incompatibilidade com alguns sistemas. A Microsoft está para lançar a versão que corrige as falhas do sistema. Esse lançamento estava previsto para sair em agosto, mas até agora nada". O sistema que mais sai na loja em que trabala ainda é o 98.

    O que há de novo
    Os especialistas que testaram o Windows XP destacaram sua maior estabilidade, mas têm dúvidas sobre a necessidade de atualização, sobretudo no que diz respeito à versão 2000. No entanto, acreditam que atualização é imprescindível para o Windows 95 e para o Windows Me.

    Entre as vantagens do sistema operacional estão a rapidez, a facilidade e a estabilidade em relação aos outros programas criados pela Microsoft. A versão mais atual está sendo considerada a melhor até agora.

    No que diz respeito à estabilidade, se um aplicativo é bloqueado, não paralisa todo o sistema. Isso porque a exemplo do Windows 2000, os programas não têm acesso ao kernel - núcleo - do código do sistema operacional. Graças também à separação dos processos, outra característica herdada da edição 2000, cada programa está em um espaço de memória completamente separado e protegido. Assim, um eventual travamento em um deles não atrapalha o funcionamento dos outros. Em relação às versões anteriores é possível dizer que o Windows XP é mais estável do que o Windows 98 e o Me e tão estável quanto o Windows 2000.

    Se no quesito estabilidade o novo sistema operacional representa uma grande evolução sobre as versões domésticas, o Windows XP é ligeiramente mais rápido do que suas edições mais antigas.

    A facilidade da operação através do sistema deve-se não só ao visual gráfico (clique na imagem ao lado) com possibilidade de skins - modificações que o usuário faz para alterar e personalizar o visual padrão do programa -, mas também à possibilidade de um usuário logar-se sem a necessidade de outro usuário fazer logoff.

    Conheça as características do sistema operacional

    Prós e contras

    Windows XP Home Edition Entre outras características, o WinXP introduz muitas novidades e melhora muito a vida do usuário, de modo que não fique tão dependente de softwares de terceiros. O XP, por exemplo, já traz um visualizador de imagens, semelhante ao ACDSee, que permite converter os arquivos para outras extensões.

    Windows XP Professional Edition Além desse, também é possível substituir outros programas que o Windows XP já inclui como o acesso remoto (PCAnywhere), o suporte a arquivos .zip (WinZip) e o firewall (ZoneAlarm). Para gravação de CD-R e CD-RW, com a versão não há necessidade de softwares adicionais, como o Easy CD Creator.

    Em contrapartida, o sistema operacional precisa de memória RAM para rodar bem. Por ter muito recurso gráfico, ele consome bastante memória. O sistema fica lento em computadores com menos de 128 Mb RAM. Essa é a capacidade mínima para o programa realizar suas tarefas com agilidade. Não adianta ter o melhor computador que existir e não ter memória para rodar o WinXP.

    Além disso, como ainda é um sistema novo, pode ser que alguns usuários tenham dificuldade de instalar programas antigos em função de incompatibilidade. Não só programas, mas determinados equipamentos antigos, como placas de modem, por exemplo, podem não funcionar com o Windows XP.

    Para resolver alguns problemas, a Microsoft já criou um pacote chamado Service Pack 1 que corrigiu vários problemas do sistema operacional original, lançado em 2001. Outras falhas, porém, começaram a surgir e muitos os usuários já exigem o Service Pack 2, mas parece que esse só deve sair lá para 2004.

    Vantagens que o Windows XP apresenta

    Saiba mais sobre o sistema operacional na página oficial do Windows XP: www.microsoft.com/windowsxp. Em português, clique: www.microsoft.com/brasil/windowsxp.

  • Leia também:
    Conheça as dúvidas mais freqüentes sobre o Windows XP

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.