Tecnologia
Orkut
Juizforanos aderem à moda do Orkut, que já
abriga mais de 700 mil brasileiros

Djenane Pimentel
21/09/04

Priscilla Sobrinho e Erich Monteiro, dois orkuteiros, contam sobre seus cadastros no orkut e sobre o seu objetivo no site: encontrar e fazer amigos

Ouça! Ouça! Leia!

ilustração da primeira página do
orkut Quantos amigos você tem? Eu tenho cinco. Isso mesmo: fiz cinco amigos, em uma semana de cadastro no Orkut - o site de relacionamentos que mais cresce no Brasil. E é assim, somente através de amigos, que se consegue entrar nesta comunidade. Porque, para se cadastrar, você precisa ser convidado.

Na primeira página do site vem a pergunta Who do you know? (quem você conhece?), já indicando que seu cadastro no Orkut estará condicionado a um convite.
Tal procedimento dá um certo ar de exclusividade ao sistema, pois todos os participantes estão interligados e pertencem a um seleto clube de amigos dos amigos dos amigos dos amigos...

De onde veio
Orkut Buyukkokten Com pouco mais de sete meses de idade, o Orkut nasceu em janeiro, criado pelo turco Orkut Buyukkokten - programador do buscador Google. Buyukkokten tem 30 anos e mudou-se para os Estados Unidos para fazer doutorado em Ciência da Computação, na Universidade Stanford. O projeto que tinha em mente era formar um clube de amizades e relacionamentos, onde só pudesse entrar quem fosse convidado.

Hoje, a ferramenta para encontrar pessoas, seja pelo nome ou por afinidades, possui mais de 1.357. 966* membros. Números oficiais revelam que, só no Brasil, já são mais de 700 mil*, com seus perfis e fotos expostas no Orkut, o que determina que 51%* dos membros são brasileiros.
Na realidade este número pode ser bem maior, já que, ao se cadastrar, alguns mentem, declarando nacionalidades diferentes.

Expulsos da Rede
A presença dos brasileiros parece ter incomodado os americanos, pois os primeiros tomaram de assalto o sistema e impuseram até a língua portuguesa no site (apesar de o cadastro ser todo em inglês, as respostas têm sido em português).
Em 23 de julho, o Brasil superou os EUA em número de usuários, que agora possuem pouco menos que 17%*. Em terceiro e quarto lugares estão o Irã, com 5,7%*, e a Índia, com 3,1%*.

O engraçado é que pouco mais de 10% das casas brasileiras têm acesso à internet, enquanto que, nos EUA, mais da metade dos domicílios o possuem.
Isso deixa bem visível algumas características do brasileiro: a "quedinha" pelo voyerismo (já que se pode ter acesso à todas as informações e fotos das outras pessoas); a facilidade de adaptação às novas tecnologias; e como gosta de fazer amizades, mesmo que virtuais.

Orkuteiros de carteirinha
Segundo dados divulgados pelo próprio Orkut, os usuários do sistema - os chamados orkuteiros - têm entre 18 e 25 anos, são solteiros, têm cabelos escuros, declaram que estão à procura de amigos e a maioria é brasileiro.

Priscilla
Sobrinho Em Juiz de Fora, a moda também já pegou. Priscilla Sobrinho, 22 anos e 32 amigos, fez seu cadastro no sistema há três meses e diz que é dífícil não ficar viciada. "Acho muito interessante estar em contato com tantas pessoas e comunidades. Algumas são muito legais e a gente pode trocar idéias interessantes. Outras, são pura gozação e diversão", declara.

Priscilla conta que, nestes meses de Orkut, já encontrou pessoas que há tempos não via e fez novos amigos. "A única desvantagem, para mim, é que o site é muito público, todos os cadastros estão à mostra, assim como tudo o que você escreve. Mas, ao mesmo tempo, acho que todos ali estão com um propósito legal, de fazer amigos, então ainda não vejo problemas reais", diz.

O DJ Erich Monteiro, 30 anos e 214 amigos, foi convidado e, no início, demorou a se decidir se entrava na onda ou não. "Depois que me cadastrei, vi que podia tirar algumas vantagens com isso, principalmente em meu trabalho", conta.
Mas o real objetivo de Erich era resgatar as amizades que há muito tempo não encontrava e não tinha idéia de onde estariam no momento. "Na verdade, o Orkut é um grande álbum de figurinhas, onde se vai colecionando amigos", define.

Erich Monteiro Erich declara que todos os 214 amigos que possui na rede são de verdade. "Eu conheço pessoalmente todos eles. Não saio adicionando amigos ao acaso ou por afinidades, só para aumentar a lista. Isso não faz sentido pra mim", diz. Entre os pontos negativos do sistema, Erich aponta os spams e correntes, que já chegaram à rede. "As caixas de mensagens são lotadas por essas coisas e isso é horrível".

Sobre o futuro do Orkut, ele acha que o sistema, que ainda opera em "beta", na fase de experimentação, só tende a melhorar. "Não acho que vá acabar nem passar a onda. Mesmo porque, se você recuperou uma amizade antiga, através do Orkut, não vai querer perdê-la de novo. As pessoas não enjoam dos amigos verdadeiros", aposta.

Comunidades
As comunidades já somam mais de 140 mil, divididas em 28 temas como arte, moda, política, religião, música, comida, esportes.
Qualquer um pode criar uma comunidade ou se ligar a quantas quiser, por mais esdrúxulas que pareçam. Tem de tudo: os "Encalhados", "Admiradores de genitálias depiladas", o grupo do "Só me fodo", e por aí vai... Também existem grupos com milhares de pessoas e outros com um único e solitário membro.

A comunidade mais numerosa é "Brasil", que funciona como um fórum para brasileiros e interessados no país, com 47 mil membros.
Veja abaixo algumas comunidades interessantes:

  • Só me Fodo - Relacionamentos - 6.646 membros
    Comunidade que chama o pessoal a se juntar e entender porque seus relacionamentos nunca dão certo. É engraçadíssimo.


  • How you doin - 4.377 membros
    Comunidade fã do personagem charmoso e burrinho, Joey, do seriado Friends.
  • Como ou não como - 3.457 membros
    Um membro coloca a foto de alguém e a galera opina se come ou não come... vai encarar?
  • Disponíveis no Mercado - 12.679 membros
    Se você está sozinho(a), disponível (porém não "descartável!), e quer fazer seu 'marketing pessoal', entre e fique à vontade.
  • Elas perguntam, ELES RESPONDEM - 52.375 membros
    As mulheres, dessa vez, colocam os homens contra a parede. Mas também existe a comunidade Eles perguntam, Elas respondem. Você decide.

  • *Fonte: dados atualizados em 27 de agosto de 2004

  • Abecedário do orkut - entenda tudo aqui!
  • Saiba como se cadastrar no Orkut, após receber o convite

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.