Softwares facilitam os profissionais
Em JF existem empresas que fabricam software para m?dicos, dentistas e arquitetos. Mas professores, banc?rios, mec?nicos... tamb?m possuem programas espec?ficos para sua ?rea

Djenane Pimentel
26/01/05

foto ilustra??o Nos ?ltimos anos vimos avan?ar uma onda de inova?es na ?rea inform?tica. O computador utilizando os mais avan?ados meios de comunica??o e ocupando um espa?o acentuado nas diversas ?reas do conhecimento: engenharia, medicina, pedagogia, psicologia, enfim, tanto nas ci?ncias exatas quanto nas biol?gicas e humanas. E, se voc? ainda est? por fora destas inova?es, cabe perguntar: em que mundo voc? vive? Porque n?o se informatizar, atualmente, significa estar fora do jogo.

? verdade que alguns neg?cios exigem mais da tecnologia do que outros. O certo ? que, ao investir em tecnologia, se pode sempre reduzir custos, melhorar processos e atender melhor o consumidor.

Ao nosso dispor
foto ilustra??o Em Juiz de Fora, existem algumas empresas que desenvolvem softwares* direcionados para ?reas espec?ficas. Entre eles, programas para m?dicos, como o Hi Doctor, e dentistas - o Odonto Office.

O objetivo ? aumentar a produtividade destes profissionais facilitando o atendimento e rotina administrativa, como nas cl?nicas e centros m?dicos. Os softwares possuem recursos que atendem ao funcionamento de cl?nicas e consult?rios com grande movimento, integrando o trabalho dos diversos profissionais envolvidos nos processos de agendamento, atendimento cl?nico, finan?as e administra??o.

Entre os benef?cios conquistados com o programa, pode-se citar a agiliza??o do processo de marca??o de consultas, cadastramento de pacientes e gerenciamento da sala de espera. Al?m disso, o profissional pode armazenar fichas no computador, com todos os dados do paciente, tendo assim um cadastro organizado e de f?cil acesso, na hora da consulta.

In?dito e desenvolvido em JF
Outro programa tamb?m desenvolvido em Juiz de Fora e utilizado tanto no Brasil como em outros pa?ses de l?ngua portuguesa e hisp?nica ? o AutoLANDSCAPE e o PhotoLANDSCAPE - primeiro e ?nico software de paisagismo no pa?s que permite arquitetos, engenheiros e paisagistas criarem seu pr?prio projeto, de forma r?pida e completa, na tela do computador.

O AutoLANDSCAPE aplica a vegeta??o nos projetos paisag?sticos, com suporte bot?nico e refinada apresenta??o gr?fica, al?m de gerar o or?amento do projeto. Como os custos podem ser calculados em qualquer instante, podem ser feitas altera?es para adaptar o projeto aos recursos financeiros dispon?veis.


Clique na imagem e ver? a planta desenvolvida no Autolandscape e o projeto executado
Atualmente, diversas empresas j? utilizam estes softwares paisag?sticos, entre elas, o Senac/SP, a Universidade Estadual de S?o Paulo (USP), Universidade Federal de Vi?osa (UFV) e as prefeituras de Salvador, Recife e Blumenau. Mas, n?o h? nenhum profissional em Juiz de Fora, cidade que sedia a empresa, que utilize o programa, ainda.

Para o arquiteto Guilherme Motta, as principais vantagens do software s?o a rapidez e a qualidade com que os projetos s?o feitos. "Com o AutoLANDSCAPE, o paisagista leva um ter?o do tempo que levaria para fazer o mesmo trabalho da forma convencional. E com o aux?lio do PhotoLANDSCAPE ainda ? poss?vel visualizar como o projeto vai ficar."

Programas do Futuro
foto ilustra??o Outros Softwares bastante usados pelos arquitetos e engenheiros em geral s?o o AutoCAD e o 3D Studio Max. O primeiro desenvolve a parte t?cnica dos projetos, como desenhos, plantas e fachadas. J? o segundo gera anima?es e marquetes virtuais. No 3D Studio Max tamb?m ? realizado o acabamento da obra, com a aplica??o de materiais o mais pr?ximo poss?vel da realidade, tal como em uma fotografia.

Mas... e voc?? Agora que j? conhece um pequeno peda?o deste mundo dos softwares, e percebeu a utilidade destes programas para um trabalho bem feito, ?gil, pr?tico... ainda vai ficar fora desta?

Clique aqui para conhecer outros softwares interessantes e ?teis!

* Softwares s?o programas desenvolvidos para o computador, com o objetivo de auxiliar o trabalho do profissional, em v?rias ?reas do conhecimento.