Um mundo de op?es na palma da m?o
Veja o que voc? deve levar em conta na hora da compra de um celular. Expectativa dos comerciantes ? aumentar as vendas

Ricardo Corr?a
Rep?rter
24/11/2005

Veja o que o t?cnico e vendedor de celular, Fernando Guedes, aconselha na hora da compra de um celular e esclare?a suas d?vidas tamb?m no Guia que a ACESSA.com preparou!

Veja! Leia!

Tira foto, grava v?deos, voz, serve para escutar mp3, ? agenda, despertador, game e at? televis?o. Tantas fun?es do aparelhinho de maior sucesso no Brasil poderiam fazer com que algumas pessoas dissessem que ele 's? falta falar', n?o fosse essa a principal fun??o do celular.

H? muito tempo a inven??o de 15 anos de idade passou a ser sin?nimo de telefone, tendo ultrapassado, no ?ltimo m?s, o n?mero de 80 milh?es de unidades habilitadas no pa?s. Significa dizer que a cada telefone fixo existente no Brasil, existem dois celulares e que, de cada 100 brasileiros, 44 possuem o aparelho que promete ser a febre de vendas em mais um natal.

N?o ? ? toa que a propriet?ria e uma loja de celular da cidade, Alessandra da Silva (foto ao lado), espera comemorar um crescimento de at? 40% nas vendas dos aparelhos este m?s.

O funcion?rio da loja, Israel Werneck (foto abaixo), vai al?m e explica que vai faltar celular, j? que as operadoras n?o possuem estoque suficiente para tanta procura nesta ?poca.

At? pouco tempo atr?s era quase imposs?vel imaginar onde a tecnologia dos celulares poderia chegar. Quando foi inventado e utilizado pela primeira vez, em 3 de abril de 1973, em Nova York, o aparelho n?o passava de um grande teste.

Tanto que s? dez anos depois, em 1983, o primeiro celular comercial foi lan?ado. O DynaTAC 800x, da Motorola, era bem diferente dos celulares de hoje e, com seu tamanho e peso, recebeu denomina?es curiosas como 'tijolo', e at? mesmo 'osso'.

Mais sete anos e a tecnologia ainda primaria chegou ao Brasil e o Rio de Janeiro passou a contar com uma capacidade para dez mil terminais. De l? para c?, no entanto, muita coisa mudou. Do primeiro pr?-pago, em 1998, ao primeiro visor colorido, em 2002, o celular foi diminuindo de tamanho e aumentando o n?mero de recursos.

Tantas novidades, a evolu??o constante da tecnologia e as facilidades oferecidas por um celular parecem ter contagiado tamb?m os juizforanos, que possuem in?meras possibilidades de compra.

Para ajudar o consumidor a fazer a melhor escolha, a ACESSA.com preparou um verdadeiro guia com o que se deve levar em considera??o na hora de decidir.

Clique nas imagens abaixo para saber mais sobre os celuluares

ENQUETE

Em que voc? presta mais aten??o na hora de comprar um celular?

"Eu vejo primeiro se ele pega em todos os lugares. O plano, a qualidade do aparelho e a operadora fazem diferen?a nesse sentido". Ana L?cia Lessa, 37 anos, contadora.


"Eu vejo se o celular ? mais moderno, mais port?til, mas n?o precisa de c?mera, essas coisas. Tem que ver tamb?m se ele pega em qualquer lugar. Acho que ? a primeria coisa". Ed?lson Pereira, 20 anos, auxiliar de contabilidade.


"Primeiro vejo se ele ? bonitinho. Essa quest?o de c?mera e v?deo eu n?o ligo n?o porque ? muito caro. Se eu quiser tirar foto eu compro uma c?mera digital. Para mim essas coisas s?o uma bobeira. N?o vale a pena gastar muito dinheiro com celular. Eu s? gasto quando preciso trocar, porque perco o aparelho". Felipe Ara?jo Monteiro, 22 anos, analista de cr?dito.

Leia mais

  • Pre?o x recursos
  • As operadoras
  • Pr?-pagos ou P?s-pagos
  • A escolha dif?cil


    Quer deixar sua opini?o tamb?m? Ent?o, responda a enquete:


    Em que voc? presta mais aten??o na hora de comprar um celular?
        No pre?o e nas condi?es de pagamento
        Nos recursos que o celular oferece
        Na operadora e na cobertura que ela oferece
        No tipo de linha. Se ele ? pr? ou p?s pago
        No designer do celular e no tamanho
       

    ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com.