Notebooks conquistam o mercado Lojas do ramo comemoram crescimento de vendas no primeiro trimestre de 2007, que variam de 30% a 40% em rela??o a 2006

Fernanda Leonel
Rep?rter
29/05/2007

Certa vez, o ser humano descobriu que podia andar e ouvir m?sica ao mesmo tempo. Deixou o som grande e pesado em casa e passou a caminhar com um walkman. Depois, achou que as fitas estavam ocupando espa?o e resolveu investir no diskman, MP3, MP4 e agora... MP5.

O mesmo aconteceu com o telefone, isso para citar apenas mais um exemplo. Os celulares, m?veis e port?teis, passaram a ser, de acordo com diversas pesquisas, os aparelhos mais vendidos em lojas de eletro-eletr?nicos.

Tudo indica que com os computadores a hist?ria deva se repetir. Menos que profecia, quem afirma e aposta na mudan?a s?o as lojas de computadores e de suprimentos de inform?tica.

Em Juiz de Fora, quatro empresas do ramo afirmam que as vendas de notebooks cresceram, no primeiro trimestre de 2007, entre 30% e 40%, em rela??o o mesmo per?odo do ano passado.

foto de cassiano "E esperamos que essas vendas melhorem ainda mais, com o aumento da distribui??o de pontos wi-fi, na cidade", afirma Cassiano Belli Salgado (foto), gerente comercial de uma loja de inform?tica. Para Cassiano, em menos de tr?s anos, tanto notebooks quanto palm tops devem se popularizar em Juiz de Fora.

Entre os principais fatores de motiva??o das compras, apontados pelos gerentes de lojas, est?o o reconhecimento das vantagens que a mobilidade das m?quinas pode trazer - tanto para uso de arquivos como da internet sem fio - e o barateamento dos pre?os dos computadores m?veis.

"Antes havia muita diferen?a entre o pre?o de um desktop e um notebook. Ent?o, as pessoas acabavam optando pelo micro de mesa mesmo. Hoje, se voc? comparar os pre?os, ficam praticamente a mesma coisa na rela??o custo benef?cio", comenta Felipe Duarte (foto), administrador de infra-estrutura de uma loja de inform?tica.

foto de Felipe Para animar ainda mais quem pretende ter um computador port?til, o Governo Federal anunciou, na primeira quinzena de maio, que notebooks passam a integrar o Programa "Computador para Todos". Ou seja, o usu?rio vai poder comprar um aparelho ao pre?o m?ximo de R$ 1.800.

Os notebooks do programa dever?o ter sistema operacional e aplicativos em c?digo aberto, freq??ncia m?nima de 1,4 Ghz, mem?ria principal m?nima de 512 MB, uma unidade de disco r?gido interna com capacidade m?nima de 40 GB, uma unidade interna ao gabinete de grava??o de CD e leitor de DVD ou grava??o de CD e DVD. Al?m do mais, devem comportar obrigatoriamente a rede de internet sem fio, ou wirelles.

Internet sem fio

foto de notebook A obrigatoriedade do programa do Governo Federal de que os dispositivos m?veis venham com placa para internet sem fio condiz com a tend?ncia do mercado, segundo Cassiano Belli.

Em sua loja, 100% dos laptops vendidos j? s?o compat?veis com a rede wi-fi.
"Outros notebooks nem t?m sa?da mais. A gente j? nem investe nesse tipo. ? raro vender algo que n?o esteja preparado para a tend?ncia futura da internet", diz.

Felipe Duarte concorda com o gerente e acrescenta que a grande maioria dos clientes j? sabe que existe um tipo de internet sem fio dispon?vel, apesar de ainda n?o entender bem como ela funciona. "As pessoas t?m interesse pela mobilidade em geral. Internet e notebooks. Esse ? o futuro", resume.