Jardim no terra?o do apartamento
Planeje o espa?o ideal para suas plantas

Ludmila Gusman
04/03/02

Voc? sempre sonhou em ter um jardim, mas acha que ? d?ficil planej?-lo em seu apartamento? N?o se preocupe, espa?o n?o ? problema. Com algumas orienta?es voc? consegue elaborar uma ?rea aconchegante para o cultivo de suas plantas.

A primeira dica ? fazer um bom planejamento. Informe-se sobre sobre o tipo de estrutura do seu apartamento. Em alguns casos, o espa?o pode n?o suportar o peso dos vasos que s?o colocados, ocasionando problemas para voc? e seus vizinhos.

Mas n?o pense que a jardinagem em locais fechados se resume apenas a vasos, terra e plantas. Outro cuidado importante ? n?o plantar diretamente na laje do apartamento. Se voc? fizer isso, infiltra?es poder?o surgir. Nesse caso, o aconselh?vel ? usar vasos e caixas de diferentes tamanhos e formatos. As op?es s?o variadas e voc? pode encontr?-las em lojas especializadas ou em locais que vendem produtos artesanais. H? quem prefira os vasos de gesso, que s?o mais incrementados.

Plantio em vasos
O cultivo das plantas em vasos ? ideal para quem mora em apartamento, pela sua manuten??o r?pida e pr?tica. Al?m disso, essa op??o possibilita um n?mero infinito de composi?es e arranjos, permitindo que voc? libere a sua criatividade.

Ao escolher as plantas, prefira as mais resistentes para evitar problemas de adapta??o. Algumas precisam estar expostas ao sol (azal?ia, buganv?lia, cal?ndula, ger?nio), outras n?o (l?rio-da-paz, maria-sem-vergonha, pr?mula).

Veja se o local onde voc? vai fazer o jardim ter? ilumina??o suficiente, caso voc? opte pelo primeiro tipo de planta. Outra dica importante ? quanto ao tamanho do vaso, que deve ser compat?vel com o da planta, para favorecer o crescimento dela.

Na hora de plantar, coloque no fundo do vaso uma camada de argila expandida, para facilitar o escoamento da ?gua. Em seguida, uma camada de terra preta e depois insira a planta com cuidado para n?o danificar as ra?zes. Complete com uma nova camada de terra at? que esteja em quantidade suficiente. ? medida que despejar a terra, v? assentando-a com a palma da m?o, suavemente.

Cuidados importantes

Para evitar ac?mulo de ?gua: Verifique se na hora em que voc? estiver regando a planta, h? um bom escoamento de ?gua at? os ralos. Caso isso n?o aconte?a, voc? pode pedir a um especialista que construa um pequeno declive no piso para evitar esse problema.
Como lidar com o vento: Esse ? o principal desafio para jardins em terra?os de apartamento. Para reduzir o impacto do vento e proteger as plantas mais fr?geis, crie uma barreira com palmeiras, con?feras, bambus e trepadeiras. Os galhos longos de trepadeiras e plantas altas devem ser tutorados para que n?o se quebrem com o vento. Fa?a tutores com treli?a para facilitar o controle sobre essas esp?cies.
Manuten??o: As plantas cultivadas em terra?os sofrem grande perda de umidade e precisam de regas di?rias para manter o substrato sempre ?mido. Mas fique atento, pois as regas freq?entes ajudam a eliminar os nutrientes e a aduba??o n?o pode ser esquecida.

Fonte: S?o Paulo Garden Club e http://www.jardinagem.hpg.ig.com.br/index.php