Casamento e sobrenome Casais dos tempos modernos podem optar em acrescentar ou n?o
o sobrenome da mulher ou do marido

S?lvia Zoche
Rep?rter
26/07/2005

O oficial do Registro Civil, Tadeu Cobucci, diz que n?o ? complicado fazer o acr?scimo de sobrenome. Clique e ou?a os detalhes!

Veja! Veja!

Casar pode ser definido como o momento em que a hist?ria de duas pessoas possuem afinidades suficientes para conviverem no dia-a-dia. Mas ser? que isto significa unir, tamb?m, os sobrenomes? A tradi??o, antes do novo C?digo Civil, diria que sim. Neste caso, a mulher retirava o sobrenome da m?e e acrescentava o do marido. Hoje, em dia, para algumas pessoas isso ainda ? importante, outras j? acreditam que n?o. E voc?, o que pensa sobre o assunto? Leia algumas opini?es e depois d? a sua, participando da enquete!

Opini?o de alguns casais

No in?cio do namoro, M?nica de Azevedo Calderano e Frederico Guedes Belcavello j? conversavam sobre as mudan?as ou n?o nos nomes ap?s o casamento e, h? dois anos, decidiram preservar os nomes de batismo.

Eles acreditam que a mudan?a ou o acr?scimo de um sobrenome ? desnecess?rio. "? uma quest?o filos?fica nossa. Cada um tem uma identidade pr?pria", diz Belcavello. "? uma forma, tamb?m, de manter a individualidade", acrescenta M?nica.

Com a proximidade do casamento, M?nica conta que as pessoas brincavam chamando por ela com o sobrenome do futuro marido. "Eu n?o me importo, mas dizia que n?o usaria o sobrenome dele". E, ent?o, veio a surpresa. "As pessoas, de modo geral, ficam assustadas por saber que n?o terei o sobrenome do Fred. J? levei bronca de quem n?o tem nada a ver com minha vida. Mas ? claro que isso n?o abala minha convic??o", diz. Segunda ela, os filhos terem o sobrenome dos dois j? ? o suficiente.

S?o de mesma opini?o, o casal Fabiana Nogueira Neves e Klaus Chaves Alberto, juntos h? 12 anos, e casados h? dois. "Penso que vamos misturar nossos nomes quando vierem os filhos, que ter?o sua hist?ria e identidade constru?dos com nossa ajuda", diz Fabiana.

Na adolesc?ncia, Klaus admite que era natural pensar na esposa usando o sobrenome do marido, mas, atualmente, sua opini?o ? outra. "Na verdade, mais que um gesto de amor, para mim, a substitui??o de um sobrenome da mulher beira o machismo. Tanto que n?o vemos os homens substituindo seus sobrenomes. Mas ? muito importante frisar que isto ? uma opini?o pessoal, se algu?m se sente bem com a troca dos sobrenomes deve fazer e ser feliz, afinal esta decis?o s? diz respeito ao casal", enfatiza.

J? Fabiana sempre teve certeza de que n?o mudaria seu sobrenome. "Quando colocava alguma coisa a mais, n?o conseguia me acostumar com o som. At? porque, se fosse s? acrescentar o nome de algu?m depois do meu, ia ficar t?o grande! Parecendo nome de avenida...", brinca.

Al?m dos dois aceitarem numa boa a decis?o, a fam?lia seguiu o mesmo caminho. "Ningu?m liga muito pra isso na minha casa. A minha m?e acha at? mais pr?tico porque os documentos permanecem os mesmos", diz Fabiana.

Mas ainda existem fam?lias que ficam chateadas se a noiva n?o adotar o sobrenome do marido. Tudo por uma quest?o de tradicionalismo. Este foi o caso de Renata Brum Pivari Fernandes, casada h? dez meses com Z?nio Fernandes. Ela acrescentou o sobrenome Fernandes, porque o sogro ficaria chateado, caso n?o o fizesse. Inicilamente, Renata pensou que teria que retirar o sobrenome da m?e. "Minha m?e ficou triste s? de de pensar. Mas ainda bem que pude acrescentar e agradar a todos", conta.

Outro fator que desanimou Renata foi a necessidade de mudan?a dos documentos. "Um dos motivos para n?o acrescentar o sobrenome seria a burocracia para arrumar todos os outros documentos, mas no cart?rio fui informada que poderia alterar os documentos com o passar do tempo". S? que, at? agora, ela n?o fez nenhuma modifica??o por falta de tempo.

Mudar, acrescentar... ou n?o

Se voc? decidiu n?o acrescentar ou mudar o seu sobrenome (seja voc? homem ou mulher) n?o ser? preciso fazer nada. Seus documentos ser?o os mesmos. Mas se, por algum motivo, depois de casada(o) voc? decidir colocar o sobrenome do companheiro(a) , ? s? fazer um requerimento ao juiz atrav?s de ordem judicial, sem precisar de justificativa. Isto vale, tamb?m, para quem decidir voltar ao nome de solteiro.

Segundo o oficial do Registro Civil, Tadeu Cobucci, a maior parte de pedidos de acr?scimos de sobrenomes s?o de mulheres. "Acredito que seja uma quest?o cultural", diz. Ele lembra que ? poss?vel acrescentar ou mudar o sobrenome, mas que, em Juiz de Fora, a promotoria entende que s? ? poss?vel acrescentar.

Quanto a documenta??o, Cobucci explica que n?o ? preciso mudar tudo de uma vez, logo ap?s o casamento. O processo de mudan?a dos documentos pode ser feito aos poucos.

A altera??o do nome na carteira profissional, t?tulo de eleitor e certid?o militar n?o tem custo. J? carteira de identidade e CPF, por exemplo, ? preciso pagar uma taxa. E, lembre-se: todo e qualquer documento que tenha o nome de solteiro deve ser modificado, porque os de solteiro n?o ter?o validade alguma.

Agora, se porventura, acontecer um div?rcio, pe?a ao advogado que deixe claro na peti??o ou senten?a judicial que sua vontade ? voltar ao nome de solteiro. Portanto, guarde seus documentos.

Qual ? a sua opini?o

Voc? vai acrescentar (ou j? acrescentou) o sobrenome do seu companheiro ao seu nome?
  Sim
  N?o

   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com