Guerra aos cupins!
Pragas urbanas invadem casas e constru?es e exigem o trabalho de profissionais especializados para serem combatidas

Deborah Moratori
25/06/03

De repente, n?o mais que de repente, voc? encontra num cantinho da sua casa aquele pozinho marrom... E logo pensa: "cupins ? vista! Praga!"

Praga, isso mesmo, porque combater um ex?rcito de devoradores de madeira n?o ? uma tarefa f?cil, muito pelo contr?rio. Uma batalha ainda est? pela frente. E n?o adianta apelar para solu?es caseiras, ouvir conselhos das vizinhas, fazer promessa... N?o existem receitas simples ou f?rmulas milagrosas para o controle de cupins.

"Controlar cupins ? tarefa para profissionais especializados", aconselha Ant?nio Carlos Fernandes, Chefe da Se??o de Controle e Vigil?ncia de Popula?es Animais Urbanas do Departamento de Zoonoses da Prefeitura.

E o sucesso no combate dessa praga depende diretamente do n?vel de conhecimento sobre a biologia e comportamento da esp?cie. Fernandes, que tamb?m ? propriet?rio da empresa de controle de pragas urbanas, Controlprag, explica que o controle caseiro geralmente n?o elimina os insetos porque n?o se faz a aplica??o correta nos m?veis infestados dos cupinicidas ? venda no mercado.

Investiga??o minuciosa
"? preciso entender como o cupim age. ?s vezes as pessoas encontram os t?neis que os insetos escavam e aplicam o inseticida l?. O que elas n?o sabem ? que esses t?neis podem j? n?o ser mais habitados por cupins. Encontrar o pozinho deixado por eles ? o primeiro passo, mas n?o adianta aplicar o produto neste local. Quando ataca uma madeira, o cupim deposita uma esp?cie de cera que fecha o t?nel que est? escavando. Depois de um tempo, o inseto remove a cera para se livrar do p? e tampa o buraco novamente. Dessa forma o produto n?o encontra o inseto", alerta.

O procedimento correto para se aplicar o cupinicida, de acordo com Fernandes, ? localizar o pozinho e bater na madeira para identificar a extens?o do t?nel escavado. "Exatamente no ponto onde as batidas n?o produzirem mais um som oco ? que se deve aplicar o produto. Para isso a pessoa deve fazer um furo min?sculo na madeira. S? assim o cupinicida encontra o inseto".

De qualquer forma, o mais correto ? procurar um profissional especializado. "O controle exige t?cnicas espec?ficas e a manipula??o de produtos qu?micos altamente t?xicos exige muito cuidado. Al?m disso, depois da utiliza??o uma pessoa sem conhecimento pode deixar a embalagem vulner?vel ao alcance de crian?as e animais dom?sticos", completa.

Fique de olho!
O primeiro passo para controlar uma infesta??o ? fazer uma boa inspe??o para:

  • encontrar ind?cios de atividades de cupins e brocas
  • identificar os insetos ou detectar sinais que permitam identificar o grupo de insetos respons?vel pelo problema
  • reconhecer as estruturas atacadas e determinar a extens?o da infesta??o

    De posse dessas informa?es e conhecendo o comportamento de cada esp?cie, o profissional vai saber em que locais o tratamento deve ser efetuado e quais ser?o os produtos mais indicados e as formas de aplica??o para controlar os insetos.

    H? v?rias maneiras de identificar se a sua casa est? sofrendo um ataque de cupins. Esteja atenta aos ind?cios das atividades desse inseto!

    Conhe?a aqui as pistas deixadas por cada esp?cie

    Osso duro...
    Entre os insetos que podem estar atacando a sua casa, existem os cupins de madeira seca e os cupins subterr?neos. Em Juiz de Fora, de acordo com o qu?mico respons?vel pela dedetizadora K-Barata, Wander Luiz Furiatti, os cupins de madeira seca s?o os mais comuns. "Os cupins subterr?neos aparecem mais em bairros como o Aeroporto e S?o Pedro", esclarece.

    De qualquer forma, as duas esp?cies s?o de dif?cil combate. "E n?o adianta aplicar querosene nos m?veis, porque essa t?cnica n?o vai eliminar completamente a infesta??o. Os cupinicidas em forma de aerosol podem melhorar o problema, mas para a elimina??o total da praga, ? necess?rio um tratamento especializado".

    Furiatti explica que para o tratamento de um guarda-roupa de cinco portas, por exemplo, s?o gastas de cinco a oito horas para o profissional aplicar o produto para a imuniza??o do m?vel. "Al?m disso, o ideal ? que o c?modo em que se encontra a pe?a seja isolado por no m?ximo 20 dias por causa do cheiro forte", acrescenta.

    Para o tratamento das col?nias de cupins subterr?neos existem duas t?cnicas. A utilizada atualmente, segundo Ant?nio Carlos Fernandes, ? base de inje??o de produtos qu?micos, consiste em aplicar o inseticida ao redor do im?vel para a prote??o do mesmo e buscar a fonte de infec??o. O chefe da Se??o de Controle e Vigil?ncia de Popula?es Animais Urbanas revela que um novo tipo de tratamento j? est? sendo aplicado para o combate dos insetos.

    Inimigo dentro de casa
    "? um sistema de iscagem que utiliza iscas contendo produtos qu?micos. Colocadas em lugares estrat?gicos, essas iscas s?o levadas para dentro do cupinzeiro pelos pr?prios cupins destruindo-o lentamente". As iscas servem de alimento para a rainha que, dessa forma, ? esterilizada. Assim, a estrutura social que depende de ovos f?rteis vai sendo aos poucos destru?da.

    Vale lembrar que os cupins nem sempre s?o os respons?veis pela destrui??o de m?veis e objetos. A broca - uma esp?cie de besouro que se alimenta de madeira, mas, ao contr?rio dos cupins, n?o vive em col?nias - tamb?m pode ser a causa do problema.

    Em qualquer um dos casos, os especialistas alertam: n?o tente voc? mesmo combater essa praga, porque quem n?o entende do assunto ? incapaz de fazer um diagn?stico correto. Por isso n?o corra o risco de usar cupinicidas ou inseticidas encontrados no mercado. Voc? pode, em vez de resolver o problema, apenas mascar?-lo. Com o passar do tempo, os insetos se tornam resistentes ao produto o que vai dificultar ainda mais combater os cupins e brocas. Em toda e qualquer situa??o, o melhor a fazer ? procurar as empresas especializadas.