Casa
Guerra aos cupins!
Pragas urbanas invadem casas e construções e exigem o trabalho de profissionais especializados para serem combatidas

Deborah Moratori
25/06/03

De repente, não mais que de repente, você encontra num cantinho da sua casa aquele pozinho marrom... E logo pensa: "cupins à vista! Praga!"

Praga, isso mesmo, porque combater um exército de devoradores de madeira não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário. Uma batalha ainda está pela frente. E não adianta apelar para soluções caseiras, ouvir conselhos das vizinhas, fazer promessa... Não existem receitas simples ou fórmulas milagrosas para o controle de cupins.

"Controlar cupins é tarefa para profissionais especializados", aconselha Antônio Carlos Fernandes, Chefe da Seção de Controle e Vigilância de Populações Animais Urbanas do Departamento de Zoonoses da Prefeitura.

E o sucesso no combate dessa praga depende diretamente do nível de conhecimento sobre a biologia e comportamento da espécie. Fernandes, que também é proprietário da empresa de controle de pragas urbanas, Controlprag, explica que o controle caseiro geralmente não elimina os insetos porque não se faz a aplicação correta nos móveis infestados dos cupinicidas à venda no mercado.

Investigação minuciosa
"É preciso entender como o cupim age. Às vezes as pessoas encontram os túneis que os insetos escavam e aplicam o inseticida lá. O que elas não sabem é que esses túneis podem já não ser mais habitados por cupins. Encontrar o pozinho deixado por eles é o primeiro passo, mas não adianta aplicar o produto neste local. Quando ataca uma madeira, o cupim deposita uma espécie de cera que fecha o túnel que está escavando. Depois de um tempo, o inseto remove a cera para se livrar do pó e tampa o buraco novamente. Dessa forma o produto não encontra o inseto", alerta.

O procedimento correto para se aplicar o cupinicida, de acordo com Fernandes, é localizar o pozinho e bater na madeira para identificar a extensão do túnel escavado. "Exatamente no ponto onde as batidas não produzirem mais um som oco é que se deve aplicar o produto. Para isso a pessoa deve fazer um furo minúsculo na madeira. Só assim o cupinicida encontra o inseto".

De qualquer forma, o mais correto é procurar um profissional especializado. "O controle exige técnicas específicas e a manipulação de produtos químicos altamente tóxicos exige muito cuidado. Além disso, depois da utilização uma pessoa sem conhecimento pode deixar a embalagem vulnerável ao alcance de crianças e animais domésticos", completa.

Fique de olho!
O primeiro passo para controlar uma infestação é fazer uma boa inspeção para:

  • encontrar indícios de atividades de cupins e brocas
  • identificar os insetos ou detectar sinais que permitam identificar o grupo de insetos responsável pelo problema
  • reconhecer as estruturas atacadas e determinar a extensão da infestação

    De posse dessas informações e conhecendo o comportamento de cada espécie, o profissional vai saber em que locais o tratamento deve ser efetuado e quais serão os produtos mais indicados e as formas de aplicação para controlar os insetos.

    Há várias maneiras de identificar se a sua casa está sofrendo um ataque de cupins. Esteja atenta aos indícios das atividades desse inseto!

    Conheça aqui as pistas deixadas por cada espécie

    Osso duro...
    Entre os insetos que podem estar atacando a sua casa, existem os cupins de madeira seca e os cupins subterrâneos. Em Juiz de Fora, de acordo com o químico responsável pela dedetizadora K-Barata, Wander Luiz Furiatti, os cupins de madeira seca são os mais comuns. "Os cupins subterrâneos aparecem mais em bairros como o Aeroporto e São Pedro", esclarece.

    De qualquer forma, as duas espécies são de difícil combate. "E não adianta aplicar querosene nos móveis, porque essa técnica não vai eliminar completamente a infestação. Os cupinicidas em forma de aerosol podem melhorar o problema, mas para a eliminação total da praga, é necessário um tratamento especializado".

    Furiatti explica que para o tratamento de um guarda-roupa de cinco portas, por exemplo, são gastas de cinco a oito horas para o profissional aplicar o produto para a imunização do móvel. "Além disso, o ideal é que o cômodo em que se encontra a peça seja isolado por no máximo 20 dias por causa do cheiro forte", acrescenta.

    Para o tratamento das colônias de cupins subterrâneos existem duas técnicas. A utilizada atualmente, segundo Antônio Carlos Fernandes, à base de injeção de produtos químicos, consiste em aplicar o inseticida ao redor do imóvel para a proteção do mesmo e buscar a fonte de infecção. O chefe da Seção de Controle e Vigilância de Populações Animais Urbanas revela que um novo tipo de tratamento já está sendo aplicado para o combate dos insetos.

    Inimigo dentro de casa
    "É um sistema de iscagem que utiliza iscas contendo produtos químicos. Colocadas em lugares estratégicos, essas iscas são levadas para dentro do cupinzeiro pelos próprios cupins destruindo-o lentamente". As iscas servem de alimento para a rainha que, dessa forma, é esterilizada. Assim, a estrutura social que depende de ovos férteis vai sendo aos poucos destruída.

    Vale lembrar que os cupins nem sempre são os responsáveis pela destruição de móveis e objetos. A broca - uma espécie de besouro que se alimenta de madeira, mas, ao contrário dos cupins, não vive em colônias - também pode ser a causa do problema.

    Em qualquer um dos casos, os especialistas alertam: não tente você mesmo combater essa praga, porque quem não entende do assunto é incapaz de fazer um diagnóstico correto. Por isso não corra o risco de usar cupinicidas ou inseticidas encontrados no mercado. Você pode, em vez de resolver o problema, apenas mascará-lo. Com o passar do tempo, os insetos se tornam resistentes ao produto o que vai dificultar ainda mais combater os cupins e brocas. Em toda e qualquer situação, o melhor a fazer é procurar as empresas especializadas.

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

    Graca Ruas: Na maioria dos filmes de terror tem esses sinos,por isso tenho duvidas.minha cunhada disse que não gosta pois ela disse que e que chama espíritos malignos.

    Sheila Rodrigues: Os estabelecimentos podem limitar o número de contas que cada cliente poderá pagar no caixa? Exemplo a Drogaria Araujo só aceita 5 contas por cliente, então eu tinha 7 contas para pagar, tive que pagar 5 e ir para o final da fila para pagar as outras 2 contas. Isso é um absurdo.

    Ana Felício: boa tarde,eu comprei um carregador de bateria minha camera panasonic lumix dmc fh 28 e até agora ningueim entrou en contato comigo é assim que funciona? deixei meu tel e nada oque eu faço?

    Gleide Farias: Boa Noite, Parei de tomar o adoless faz uma semana faz medo ? Ou tem problema? Pode engravidar ? Mim responda o breve possivel?

    Lidianne Senna: O médico indicou Selene para eu tomar pq eu tenho ovário policisticos, mas eu estou amamentando, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ja tem 3 semanas q tomo, gostaria de saber quais são os riscos para meu bebê de eu tomar selene e continuar amamentando?

    Karina Valentim de Oliveira: Olá bom dia..eu gostaria de uma ajuda urgente por favor.. eu amamento minha filha de dois anos e 4 meses, quando ela estava com 1 ano e meio mais ou menos o anticoncepcional Micronor não estava fazendo efeito e eu estava menstruando duas vezes no mesmo mês e por isso meu ginecologista me indicou o depo provera... como era de se esperar eu fiquei sem menstruar, porém eu tomei a primeira injeção dia 28 de agosto e a segunda dia 28 de novembro e após isso eu iria ter que tomá-la dia 28 de fevereiro mas preferi não tomar mais pois os efeitos colaterais estavam muito intensos... porém hj é dia 26 de abril e minha menstruação sem sinal e gostaria de saber o q eu poderia fazer... eu já fiz um Beta HCG ontem dia 25 de manhã e deu negativo... o q tá me deixando maluca é que estou sentindo cólica e não desce a menstruação... me ajudem pois não sei o q devo fazer... obrigada

    Salatiel Salomao Pessoa: Ola uma amiga minha,tomou DIAD a 15 Dias atras 24 horas apos a penetraçao, hoje e 28/04 e a mentruaçao dela nao veio ne normal pq nao se passou um mes,mais ela houve outra penetraçao ela quer saber se ela tomar o DIAD hoje vai ter algum problema?vai perde o efeito?

    Tatiane Souza: Meu GO tb me receitou essa injeção , porém me arrependi. Agora não estou mais amamentando e gostaria e trocar por comprimido. Alguém sabe como devo proceder ? Assim que vencer o período é só iniciar com o comprimido ?

    Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

    Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

    Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

    Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

    Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

    Gabriel Silveira: merda

    Das Cinzas Renasci Negah: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

    Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

    Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

    Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

    Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

    Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

    Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

    Cristina Vinci: oiii

    Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.