Casa

Camas de casal para todos os gostos Ela, sem dúvida, é a atração principal de um quarto.
Conheça as tendências e saiba como escolher a sua cama de casal ideal

ACESSA.com multimídia:
Galeria de fotos
Leia mais:

Quando se entra em um quarto, a cama é o móvel mais visível, por ocupar um grande espaço e ficar em lugares estratégicos. Seu estilo é que definirá os outros móveis do quarto e, às vezes, até mesmo da casa inteira. Mas, antes de escolher qual cama comprar, você deve ficar atento ao ambiente e ao espaço que possui. Nem tudo que é bonito pode ficar bem na sua casa.

Independente do estilo, a decoração deve servir à família, a seu cotidiano, ser funcional e confortável. "A cama é o ornamento do espaço", afirma a arquiteta Diliane Dayrell Drummond. Segundo ela, a maioria das pessoas, quando procura as lojas para escolher os móveis da casa, começa quase sempre pela cama. "A cama representa a personalidade do casal. Muitas vezes, a partir de sua compra é que eles vão definir como será o estilo do resto dos móveis da casa", diz.

Tendência oriental e estilo painel

De acordo com Diliane, o estilo das camas têm mudado com o passar do tempo. Já houve tempo que elas seguiram o estilo inglês, com cabeceira; depois, passaram ao estilo anos 60, mais retas; e, então, surgiram as camas com cabeceiras curvas.

Agora, seguem duas novas tendências: a oriental - camas grandes e baixas - e o estilo painel - cabeceiras retas, ligadas ao colchão por um frame (parafusadas), ou mesmo as sem cabeceiras.

Entre os materiais e acabamentos que compõem esse móvel estão a madeira, o ouro, a laca, os tecidos e até o vidro colorido ou o acrílico, estes últimos mais usuais no exterior.

Para as pessoas que desejam alternativas à cama tradicional, existe uma grande variedade de opções, como o sofá-cama, o sofá-beliche, e cama inflável e até os dormitórios reversíveis, com sistemas de embutir que possibilitam sua transformação em salas de jantar e de estar. Qualquer que seja o tamanho da família, contudo, uma bicama é sempre recomendável, para o caso da visita de um parente ou amigo.

Pode-se notar também que os colchões estão cada vez maiores: 2 x 2m (king size) e os queen size - de 1,6 x 2m e 1,8 x 2m - são os mais procurados. Mas, independente do modelo, a escolha, tanto da cama quanto do colchão, deve ser orientada acima de tudo pela necessidade de conforto ao dormir.

Foto: ACESSA.com
Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com

Apesar de ser muito prazeroso decorar uma casa, todo mundo sabe como é difícil ter dinheiro para tanto, hoje em dia. E camas bonitas são caras, sim. Mas, segundo a arquiteta Diliane Drummond, não é preciso desespero na hora de escolher o móvel. Colocando o gosto pessoal e usando a criatividade, pode- se comprar uma cama confortável e bonita, que valorize o ambiente, dentro do orçamento que se tem.

Matéria produzida em agosto de 2004 pela jornalista Djenane Pimentel

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Rogério Rossini Pinheiro: lindo de mãe.