Casa
Acerte na escolha de seu sofá
Na hora de escolher o sofá da sala, leve em conta alguns fatores, como qualidade, estilo, proporção, funcionalidade, conforto e preço

Djenane Pimentel
03/12/04

Confira a galeria de fotos (clique no ícone ao lado) e escolha o sofá que mais tem a ver com a sua casa... São mais de trinta opções diferentes!!!

Veja!

Foto: ACESSA.com

São tantos fatores a serem levados em conta na hora de adquirir um sofá que é comum ficar ansioso e passar horas e horas visitando lojas e profissionais. O móvel, pode-se assim dizer, é o ponto de partida quando se deseja decorar uma casa, por ser o item fundamental da sala, além de ocupar um espaço estratégico e muito visível. É também, a partir dele, que se vai definir os outros móveis da casa. Por tantas razões, o sofá deve mesmo ser escolhido com calma, pois não há nada pior do que perceber que a compra foi inadequada.

Segundo o decorador, Walmer Antônio Riani, os sofás também seguem as tendências da moda (principalmente de Milão) e as tendências, no momento, são: linhas mais retas, couro natural e cores claras, embora o preto e o marrom nunca saiam de moda. Algumas dicas também são importantes, fique atenta:

  • Ao visitar uma loja ou fornecedor, anote todas as medidas do sofá pretendido. Segundo Walmer, antes da compra, a pessoa deve certificar-se de que o sofá ou poltrona cabe no espaço disponível e se combina com o mobiliário restante (caso este já tenha sido comprado).

  • "Tente construir um ambiente único, com móveis grandes", aconselha o decorador. De acordo com Walmer, dividir o espaço em várias salinhas pequenas, com diferentes sofás, polui o ambiente e não deixa espaço para circulação. Ou seja, está por fora.

  • As disposições podem ser bem variadas: tudo vai depender do seu espaço e criatividade. Uma combinação clássica é dispor em L dois sofás de dois lugares, com uma mesa lateral no canto. Na sala de TV, o estofado pode ter apoio de um pufe, que faz as vezes da mesa de centro e ainda acomoda os pés.

  • Para não errar, prefira usar sofás de um mesmo modelo, preferencialmente revestido com tecido de tom neutro, em vez dos estampados.

  • Casas de campo e praia merecem estofados práticos e fáceis de manter, como os revestidos com 100% algodão, que podem ser lavados na máquina, ou o nautolex, tecido impermeável importado, com aparência de couro.

  • Todo cuidado é pouco ao misturar sofás e poltronas de diferentes estilos. Leve em conta que deve haver harmonia entre as formas e os materiais. Cuidado também ao misturar estampas.

  • Sofás-cama são boa opção para quem não tem onde acomodar hóspedes. Verifique a densidade do colchão, que deve ser firme. Não esqueça de checar também se o espaço é suficiente para acomodar o sofá aberto.


  • Além de ser uma tendência, modelos com capas removíveis são perfeitos para quem tem criança em casa. A manutenção é fácil: sujou, é só lavar na máquina.

  • A limpeza cotidiana deve ocorrer preferencialmente com aspirador de pó, que evita acúmulo de poeira. Use pano limpo umedecido com água morna e sabão neutro, para retirar pequenas manchas.

  • Antes de mandar reestofar o móvel, faça uma pesquisa para ver se realmente vale a pena trocar o revestimento. Algumas vezes fica mais barato comprar um sofá novo, principalmente em épocas de promoção.

  • Agora, só resta procurar um modelo que lhe agrade, combine com sua casa e seu orçamento. Quando estiver confortavelmente sentada em seu novo sofá, à noite, vendo TV, vai ver que valeu a pena ter pensado em cada detalhe.

    Clique nas fotos para vê-las ampliadas



    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.