Espelho
Uso na forma mais elementar, que ? refletir imagens, at? causar sensa?es e qualidades de um espa?o

S?lvia Zoche
Rep?rter
22/10/05

Clique e assista o que o arquiteto Paulo C?sar Louren?o fala sobre a utiliza??o de espelho na arquitetura

Leia!

A primeira coisa que vem ? cabe?a quando se fala na utiliza??o de espelho em arquitetura de interiores ? a sua fun??o primordial: refletir imagens. H?, tamb?m, quem lembre da possibilidade de usar o espelho para simular um aumento no espa?o.

Por?m, mais do que um objeto simplesmente decorativo, o arquiteto Paulo C?sar Louren?o salienta que a arquitetura vai al?m da arte e materializa os espa?os. "? preciso habilidade na elabora??o dos espa?os, inclusive no uso de espelhos", diz.

O uso de espelhos em banheiros e quartos s?o exemplos do espelho utilizado em sua fun??o de refletir imagens. "Eu lembro que antigamente, os carros subiam a Rua Esp?rito Santo. E o cruzamento com a Santo Ant?nio era perigoso. Eles colocaram um espelho convexo para que os motoristas na Esp?rito Santo vissem os carros na Santo Ant?nio. Isso ? um aspecto funcional, aliado ? forma".

A forma pode definir as sensa?es e qualidade de um espa?o. Louren?o fala sobre a Sala dos Espelhos, do Pal?cio de Versailles, e o Jardim dos Espelhos - espelhos d'?gua - no Parque de la Villette, ambos em Paris. "S?o arquiteturas paradigm?ticas, em que os visitantes ficam cercados por espelhos, utilizados de uma forma quase l?dica e ir?nica".

E por falar em espelhos d'?gua, os parques e pal?cios utilizam bem este recurso. Bras?lia, por exemplo, aliou a beleza do reflexo a necessidade de um ambiente ?mido. O fundo deste espelhos naturais, normalmente, s?o escuros para refletirem melhor a paisagem.

A t?cnica ? o terceiro ponto a ser analisado em um projeto arquitet?nico. No com?rcio, os argumentos t?cnicos prevalecem, porque o uso do espelho ? uma forma de mostrar ao cliente os produtos, por v?rios ?ngulos, ao mesmo tempo. "As lojas de j?ias, que possuem produtos pequenos, usam o espelho a seu favor", diz. Em shoppings, deve-se tomar cuidado com a quantidade de espelhos, para n?o causar multiplicidade de sensa?es.

Espelho ? direita da foto Nas paredes da loja Mal uso do vidro

Louren?o enfatiza a import?ncia de saber o tipo de projeto e o que pretende-se com ele. Uma sala de reuni?o com um grande espelho n?o vai funcionar bem, porque pode deixar a pessoa constrangida ao ficar de frente para si mesma o tempo inteiro. Se algu?m resolver usar a t?cnica de amplia??o ambiente em um lavabo tamb?m n?o ser? uma boa id?ia, porque existir? a sensa??o de estar sendo vigiada.

Um cuidado especial em projetos de lojas comerciais s?o as vitrines, j? que a exposi??o dos produtos ? primordial. A ilumina??o interna e externa inadequada pode transformar o vidro da vitrine em espelho e esconder o produto. A coloca??o inclinada de um vidro tamb?m pode causar o mesmo efeito de espelho. Quando isso acontece, ou muda-se a ilumina??o ou coloca-se o vidro novamente.

A moda tamb?m j? aderiu muito o espelho ao seu dia-a-dia. Algo arriscado, porque os estilos saem de moda, mas a arquitetura fica, como a aplica??o em laterais de escadas rolantes e em fachadas de pr?dios.