Enfeitando o seu jardim
Voc? pode aproveitar espa?os e criar ambientes verdes em lugares pouco imaginados, basta saber combinar objetos e plantas

Fernanda Leonel
Rep?rter
30/12/05

Mais que bonitos, eles d?o um toque pessoal na casa. Os jardins, sejam eles externos ou internos, proporcionam um ambiente pra l? de aconchegante.

E, quem ainda acredita que jardinagem ? coisa s? para quem tem dinheiro e muito espa?o, Juliana Proc?pio, dona de uma loja de utens?lios para jardim, desmistifica: "o paisagismo atual permite o aproveitamento de espa?os e a cria??o de ambientes verdes em lugares pouco imaginados h? algum tempo atr?s".

Sabe aquele "cantinho" debaixo da escada ou aquele "espacinho" em frente de casa? De acordo com Juliana, eles podem sim ser aproveitados! E melhor, a pre?os acess?veis. ? s? saber fazer a combina??o dos objetos e plantas corretos.

Dentro de casa
Se voc? n?o tem espa?o para um jardim externo, n?o h? problema. O verde da sua casa pode estar tanto do lado de fora, enfeitando a frente da resid?ncia, como dentro dela, nos t?o procurados jardins de inverno.

Com a crescente urbaniza??o brasileira, ? cada vez maior o n?mero de pessoas que moram em apartamentos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE), no Brasil hoje, 16 milh?es de pessoas moram em apartamento. N?mero que s? tende a crescer. Com a diminui??o das possibilidades de se montar um jardim externo, os pequenos jardins montados dentro de casa, conhecidos como jardins de inverno s?o a sensa??o do paisagismo moderno.

Para esses ambientes ? preciso estar atento ?s plantas que v?o ser colocadas. N?o s?o todas as esp?cies que se adequam ?s condi?es do interior da casa. A principal caracter?stica que uma planta que vai ficar em um ambiente interno precisa ter ? resist?ncia.

Enfeites
H? v?rias possibilidades de enfeitar o seu jardim. Voc? pode colocar m?veis, vasos de plantas e flores, cachapots, quadros, pedras ou arm?rios. As op?es s?o muitas e as diferen?as de materiais e durabilidade tamb?m.

? preciso, antes de mais nada, definir qual vai ser o "estilo" que se pretende dar ? decora??o. Essa pode ser mais r?stica ou mais sofisticada, dependendo do que se pretende criar.

Os materiais que est?o em alta e podem dar um visual mais r?stico ao seu jardim interno ou externo s?o a palha, o bambu e o barro. Mas se voc? quer dar um tom mais sofisticado ao visual verde da sua casa, a cer?mica e o vidro t?m apresentado objetos diferentes. Para quem gosta de sofistica??o com tradi??o a cer?mica formatada como pe?a antiga nunca cai de moda.

Cachapot sofisticado Cachapot r?stico

Mas n?o se esque?a que o r?stico e o sofisticado n?o est?o em p?los diferentes. H? v?rias possibilidades de combina??o de objetos em cada um deles. Pode-se encontrar uma pe?a em bambu que possua um acabamento extremamente sofisticado, assim como h? possibilidades em cer?mica que s?o despojadas.

Da mesmo forma, r?stico n?o quer dizer mais barato e nem sofisticado caro. "Tudo depende da pe?a escolhida", explica Juliana.

Quadros para jardins de inverno Flores de Barro

Arm?rio para jardim ?rvore artificial Cachapots para plantas

Montando o jardim (externo ou interno)

Anote as dicas da paisagista Eliana Proc?pio:

  • Crie um estilo pr?prio e pessoal para o seu jardim, ele tem que ter a sua cara

  • A moda pode apresentar t?ndencias e sugest?es. N?o encare isso como obriga??o

  • Adeque as plantas ao seu ritmo de vida. Se voc? n?o tem muito tempo, procure plantas mais pr?ticas

  • Busque um especialista para que ele possa oferecer op?es de visuais dentro das possibilidades que o seu espa?o e a temperatura do ambiente oferecem.