Casa
Enfeitando o seu jardim
Você pode aproveitar espaços e criar ambientes verdes em lugares pouco imaginados, basta saber combinar objetos e plantas

Fernanda Leonel
Repórter
30/12/05

Mais que bonitos, eles dão um toque pessoal na casa. Os jardins, sejam eles externos ou internos, proporcionam um ambiente pra lá de aconchegante.

E, quem ainda acredita que jardinagem é coisa só para quem tem dinheiro e muito espaço, Juliana Procópio, dona de uma loja de utensílios para jardim, desmistifica: "o paisagismo atual permite o aproveitamento de espaços e a criação de ambientes verdes em lugares pouco imaginados há algum tempo atrás".

Sabe aquele "cantinho" debaixo da escada ou aquele "espacinho" em frente de casa? De acordo com Juliana, eles podem sim ser aproveitados! E melhor, a preços acessíveis. É só saber fazer a combinação dos objetos e plantas corretos.

Dentro de casa
Se você não tem espaço para um jardim externo, não há problema. O verde da sua casa pode estar tanto do lado de fora, enfeitando a frente da residência, como dentro dela, nos tão procurados jardins de inverno.

Com a crescente urbanização brasileira, é cada vez maior o número de pessoas que moram em apartamentos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil hoje, 16 milhões de pessoas moram em apartamento. Número que só tende a crescer. Com a diminuição das possibilidades de se montar um jardim externo, os pequenos jardins montados dentro de casa, conhecidos como jardins de inverno são a sensação do paisagismo moderno.

Para esses ambientes é preciso estar atento às plantas que vão ser colocadas. Não são todas as espécies que se adequam às condições do interior da casa. A principal característica que uma planta que vai ficar em um ambiente interno precisa ter é resistência.

Enfeites
Há várias possibilidades de enfeitar o seu jardim. Você pode colocar móveis, vasos de plantas e flores, cachapots, quadros, pedras ou armários. As opções são muitas e as diferenças de materiais e durabilidade também.

É preciso, antes de mais nada, definir qual vai ser o "estilo" que se pretende dar à decoração. Essa pode ser mais rústica ou mais sofisticada, dependendo do que se pretende criar.

Os materiais que estão em alta e podem dar um visual mais rústico ao seu jardim interno ou externo são a palha, o bambu e o barro. Mas se você quer dar um tom mais sofisticado ao visual verde da sua casa, a cerâmica e o vidro têm apresentado objetos diferentes. Para quem gosta de sofisticação com tradição a cerâmica formatada como peça antiga nunca cai de moda.

Cachapot sofisticado Cachapot rústico

Mas não se esqueça que o rústico e o sofisticado não estão em pólos diferentes. Há várias possibilidades de combinação de objetos em cada um deles. Pode-se encontrar uma peça em bambu que possua um acabamento extremamente sofisticado, assim como há possibilidades em cerâmica que são despojadas.

Da mesmo forma, rústico não quer dizer mais barato e nem sofisticado caro. "Tudo depende da peça escolhida", explica Juliana.

Quadros para jardins de inverno Flores de Barro

Armário para jardim Árvore artificial Cachapots para plantas

Montando o jardim (externo ou interno)

Anote as dicas da paisagista Eliana Procópio:

  • Crie um estilo próprio e pessoal para o seu jardim, ele tem que ter a sua cara

  • A moda pode apresentar têndencias e sugestões. Não encare isso como obrigação

  • Adeque as plantas ao seu ritmo de vida. Se você não tem muito tempo, procure plantas mais práticas

  • Busque um especialista para que ele possa oferecer opções de visuais dentro das possibilidades que o seu espaço e a temperatura do ambiente oferecem.

  • Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.