Casa
Enfeitando o seu jardim
Você pode aproveitar espaços e criar ambientes verdes em lugares pouco imaginados, basta saber combinar objetos e plantas

Fernanda Leonel
Repórter
30/12/05

Mais que bonitos, eles dão um toque pessoal na casa. Os jardins, sejam eles externos ou internos, proporcionam um ambiente pra lá de aconchegante.

E, quem ainda acredita que jardinagem é coisa só para quem tem dinheiro e muito espaço, Juliana Procópio, dona de uma loja de utensílios para jardim, desmistifica: "o paisagismo atual permite o aproveitamento de espaços e a criação de ambientes verdes em lugares pouco imaginados há algum tempo atrás".

Sabe aquele "cantinho" debaixo da escada ou aquele "espacinho" em frente de casa? De acordo com Juliana, eles podem sim ser aproveitados! E melhor, a preços acessíveis. É só saber fazer a combinação dos objetos e plantas corretos.

Dentro de casa
Se você não tem espaço para um jardim externo, não há problema. O verde da sua casa pode estar tanto do lado de fora, enfeitando a frente da residência, como dentro dela, nos tão procurados jardins de inverno.

Com a crescente urbanização brasileira, é cada vez maior o número de pessoas que moram em apartamentos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil hoje, 16 milhões de pessoas moram em apartamento. Número que só tende a crescer. Com a diminuição das possibilidades de se montar um jardim externo, os pequenos jardins montados dentro de casa, conhecidos como jardins de inverno são a sensação do paisagismo moderno.

Para esses ambientes é preciso estar atento às plantas que vão ser colocadas. Não são todas as espécies que se adequam às condições do interior da casa. A principal característica que uma planta que vai ficar em um ambiente interno precisa ter é resistência.

Enfeites
Há várias possibilidades de enfeitar o seu jardim. Você pode colocar móveis, vasos de plantas e flores, cachapots, quadros, pedras ou armários. As opções são muitas e as diferenças de materiais e durabilidade também.

É preciso, antes de mais nada, definir qual vai ser o "estilo" que se pretende dar à decoração. Essa pode ser mais rústica ou mais sofisticada, dependendo do que se pretende criar.

Os materiais que estão em alta e podem dar um visual mais rústico ao seu jardim interno ou externo são a palha, o bambu e o barro. Mas se você quer dar um tom mais sofisticado ao visual verde da sua casa, a cerâmica e o vidro têm apresentado objetos diferentes. Para quem gosta de sofisticação com tradição a cerâmica formatada como peça antiga nunca cai de moda.

Cachapot sofisticado Cachapot rústico

Mas não se esqueça que o rústico e o sofisticado não estão em pólos diferentes. Há várias possibilidades de combinação de objetos em cada um deles. Pode-se encontrar uma peça em bambu que possua um acabamento extremamente sofisticado, assim como há possibilidades em cerâmica que são despojadas.

Da mesmo forma, rústico não quer dizer mais barato e nem sofisticado caro. "Tudo depende da peça escolhida", explica Juliana.

Quadros para jardins de inverno Flores de Barro

Armário para jardim Árvore artificial Cachapots para plantas

Montando o jardim (externo ou interno)

Anote as dicas da paisagista Eliana Procópio:

  • Crie um estilo próprio e pessoal para o seu jardim, ele tem que ter a sua cara

  • A moda pode apresentar têndencias e sugestões. Não encare isso como obrigação

  • Adeque as plantas ao seu ritmo de vida. Se você não tem muito tempo, procure plantas mais práticas

  • Busque um especialista para que ele possa oferecer opções de visuais dentro das possibilidades que o seu espaço e a temperatura do ambiente oferecem.

  • Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

    Graca Ruas: Na maioria dos filmes de terror tem esses sinos,por isso tenho duvidas.minha cunhada disse que não gosta pois ela disse que e que chama espíritos malignos.

    Sheila Rodrigues: Os estabelecimentos podem limitar o número de contas que cada cliente poderá pagar no caixa? Exemplo a Drogaria Araujo só aceita 5 contas por cliente, então eu tinha 7 contas para pagar, tive que pagar 5 e ir para o final da fila para pagar as outras 2 contas. Isso é um absurdo.

    Ana Felício: boa tarde,eu comprei um carregador de bateria minha camera panasonic lumix dmc fh 28 e até agora ningueim entrou en contato comigo é assim que funciona? deixei meu tel e nada oque eu faço?

    Gleide Farias: Boa Noite, Parei de tomar o adoless faz uma semana faz medo ? Ou tem problema? Pode engravidar ? Mim responda o breve possivel?

    Lidianne Senna: O médico indicou Selene para eu tomar pq eu tenho ovário policisticos, mas eu estou amamentando, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ja tem 3 semanas q tomo, gostaria de saber quais são os riscos para meu bebê de eu tomar selene e continuar amamentando?

    Karina Valentim de Oliveira: Olá bom dia..eu gostaria de uma ajuda urgente por favor.. eu amamento minha filha de dois anos e 4 meses, quando ela estava com 1 ano e meio mais ou menos o anticoncepcional Micronor não estava fazendo efeito e eu estava menstruando duas vezes no mesmo mês e por isso meu ginecologista me indicou o depo provera... como era de se esperar eu fiquei sem menstruar, porém eu tomei a primeira injeção dia 28 de agosto e a segunda dia 28 de novembro e após isso eu iria ter que tomá-la dia 28 de fevereiro mas preferi não tomar mais pois os efeitos colaterais estavam muito intensos... porém hj é dia 26 de abril e minha menstruação sem sinal e gostaria de saber o q eu poderia fazer... eu já fiz um Beta HCG ontem dia 25 de manhã e deu negativo... o q tá me deixando maluca é que estou sentindo cólica e não desce a menstruação... me ajudem pois não sei o q devo fazer... obrigada

    Salatiel Salomao Pessoa: Ola uma amiga minha,tomou DIAD a 15 Dias atras 24 horas apos a penetraçao, hoje e 28/04 e a mentruaçao dela nao veio ne normal pq nao se passou um mes,mais ela houve outra penetraçao ela quer saber se ela tomar o DIAD hoje vai ter algum problema?vai perde o efeito?

    Tatiane Souza: Meu GO tb me receitou essa injeção , porém me arrependi. Agora não estou mais amamentando e gostaria e trocar por comprimido. Alguém sabe como devo proceder ? Assim que vencer o período é só iniciar com o comprimido ?

    Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

    Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

    Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

    Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

    Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

    Gabriel Silveira: merda

    Das Cinzas Renasci Negah: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

    Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

    Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

    Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

    Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

    Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

    Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

    Cristina Vinci: oiii

    Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.