Casa

Aplicações em gesso Veja as opções para usar gesso em sua casa, escritório e, ainda, economizar
na decoração dos ambientes

Renata Cristina
Colaboração
23/08/2006
Clique no ícone ao lado e veja algumas fotos de aplicações em gesso em salas, escritórios, home theatres, banheiros e por outros cantos da casa.

Veja!


Para quem deseja dar uma renovada no ambiente, seja no trabalho ou dentro de casa, as aplicações em gesso servem como uma opção decorativa e econômica. Esse material pode entrar em vários lugares da casa ou escritório e transformá-los em uma verdadeira obra de arte. As alternativas são inúmeras e, com o gesso, pode-se fazer prateleiras, rebaixamento de tetos, divisórias, estantes, molduras e revestimentos para cortinas e lareiras, por exemplo.

De acordo com a decoradora, Katy Barbosa (foto abaixo), o gesso é um material que pode substituir a madeira e reduzir os custos no valor de uma estante em até 1/5. Outra vantagem deste material, está na redução do tempo para a obra, se comparado com outros itens convencionais, como o cimento e o tijolo. Embora existam inúmeras vantagens, a especialista orienta as pessoas interessadas a procurarem profissionais qualificados. " O gesso é um material inacabado e requer uma boa pintura logo após o molde", ressalta.

Na hora de escolher o local de aplicação do gesso, a decoradora aconselha optar por cômodos que não sofrem a ação da umidade. "É bom evitar áreas molhadas como banheiros e locais descobertos. Porém, atualmente, já existe um gesso que suporta umidade".

Outra recomendação da profissional é a de não exagerar nos desenhos e formatos com o material. "A tendência é trabalhar com o gesso liso, sem detalhes muito rebuscados, como era feito há tempos atrás".

Rebaixamento de teto
Para quem pretende dar um toque no teto de casa, os rebaixamentos estão cada vez mais simples nas formas e destacam-se pela iluminação no ambiente. Prefira tons quentes quando for escolher as lâmpadas, como o amarelo, vermelho e o laranja. As luzes fluorescentes não combinam com este tipo de decoração. Não tente inovar na cor do gesso para o teto, o bom e velho branco dá suavidade aos interiores.

As salas e dormitórios são os cômodos que mais se adaptam as condições do gesso. Nesses locais, uma iluminação bem feita pode garantir composições mais sofisticadas e aconchegantes.

Salas
Dentro da sala de visitas ou de estar, o gesso caí como uma luva. Serve como material para prateleiras, divisórias, molduras para cortinas, além de rebaixamento de teto. Na era da tecnologia, ele se agrega aos home-theatres e salas de vídeo. Há como fazer molduras para televisores e aparelhos de som.

Banheiros
Os banheiros ganham charme com os nichos em gesso, locais para colocar peças decorativas. É permitido, também, usar o rebaixamento de teto e escolher uma iluminação relaxante para ser usada durante um bom banho!

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.