Aplica?es em gesso Veja as op?es para usar gesso em sua casa, escrit?rio e, ainda, economizar
na decora??o dos ambientes

Renata Cristina
Colabora??o
23/08/2006
Clique no ?cone ao lado e veja algumas fotos de aplica?es em gesso em salas, escrit?rios, home theatres, banheiros e por outros cantos da casa.

Veja!


Para quem deseja dar uma renovada no ambiente, seja no trabalho ou dentro de casa, as aplica?es em gesso servem como uma op??o decorativa e econ?mica. Esse material pode entrar em v?rios lugares da casa ou escrit?rio e transform?-los em uma verdadeira obra de arte. As alternativas s?o in?meras e, com o gesso, pode-se fazer prateleiras, rebaixamento de tetos, divis?rias, estantes, molduras e revestimentos para cortinas e lareiras, por exemplo.

De acordo com a decoradora, Katy Barbosa (foto abaixo), o gesso ? um material que pode substituir a madeira e reduzir os custos no valor de uma estante em at? 1/5. Outra vantagem deste material, est? na redu??o do tempo para a obra, se comparado com outros itens convencionais, como o cimento e o tijolo. Embora existam in?meras vantagens, a especialista orienta as pessoas interessadas a procurarem profissionais qualificados. " O gesso ? um material inacabado e requer uma boa pintura logo ap?s o molde", ressalta.

Na hora de escolher o local de aplica??o do gesso, a decoradora aconselha optar por c?modos que n?o sofrem a a??o da umidade. "? bom evitar ?reas molhadas como banheiros e locais descobertos. Por?m, atualmente, j? existe um gesso que suporta umidade".

Outra recomenda??o da profissional ? a de n?o exagerar nos desenhos e formatos com o material. "A tend?ncia ? trabalhar com o gesso liso, sem detalhes muito rebuscados, como era feito h? tempos atr?s".

Rebaixamento de teto
Para quem pretende dar um toque no teto de casa, os rebaixamentos est?o cada vez mais simples nas formas e destacam-se pela ilumina??o no ambiente. Prefira tons quentes quando for escolher as l?mpadas, como o amarelo, vermelho e o laranja. As luzes fluorescentes n?o combinam com este tipo de decora??o. N?o tente inovar na cor do gesso para o teto, o bom e velho branco d? suavidade aos interiores.

As salas e dormit?rios s?o os c?modos que mais se adaptam as condi?es do gesso. Nesses locais, uma ilumina??o bem feita pode garantir composi?es mais sofisticadas e aconchegantes.

Salas
Dentro da sala de visitas ou de estar, o gesso ca? como uma luva. Serve como material para prateleiras, divis?rias, molduras para cortinas, al?m de rebaixamento de teto. Na era da tecnologia, ele se agrega aos home-theatres e salas de v?deo. H? como fazer molduras para televisores e aparelhos de som.

Banheiros
Os banheiros ganham charme com os nichos em gesso, locais para colocar pe?as decorativas. ? permitido, tamb?m, usar o rebaixamento de teto e escolher uma ilumina??o relaxante para ser usada durante um bom banho!