Mais cinco casos de gripe A confirmados em Juiz de Fora

Por

Terça-feira, 29 de setembro de 2009, atualizada às 19h20

Mais cinco casos de gripe A confirmados em Juiz de Fora

Aline Furtado
Repórter

Mais cinco casos de gripe A foram confirmados nesta terça-feira, 29 de setembro, pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1). Os casos faziam parte da lista de suspeitos que aguardavam resultados de exames. Segundo o subsecretário de vigilância da saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Ivander Mattos, todos os pacientes já receberam alta e passam bem. Dos cinco, três são do sexo feminino e dois do sexo masculino. Um dos pacientes tem 9 anos, um tem 35 e os outros três estão na faixa dos 20 anos.

Além da confirmação dos cinco casos, foi registrada, na última segunda-feira, dia 28, mais uma morte suspeita de ter sido causada pelo vírus Influenza A. Trata-se de um homem de 52 anos, que estava internado no Hospital Monte Sinai.

Até o momento, Juiz de Fora tem 15 casos confirmados da doença, oito suspeitos, um óbito confirmado, além de 18 pacientes permanecerem internados, sendo sete em Centro de Terapia Intensiva (CTIs) e 11 em enfermarias.

Ivander explica que já foi percebido um declínio na ação do vírus Influenza A. "A queda é atribuída à mudança do clima, ao início do funcionamento do ambulatório e à adequação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)." Segundo o subsecretário, as medidas de prevenção, como o hábito de lavar as mãos e a individualização de objetos, contribui para a redução da gripe A, como também de outras doenças.

O Ambulatório de Referência continua realizando monitoramentos em pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas tradicionais e pelas unidades que possuem Estratégia de Saúde da Família, além de pessoas que residem em áreas descobertas pela Atenção Primária à Saúde.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes