Casa

Ares renovados Ventiladores de teto chegam com novo design e se transformam
em mais uma opção de decoração em casas e escritórios

Renata Cristina
Repórter
09/12/2006

Clique na galeria de fotos ao lado para conhecer alguns modelos de ventiladores de teto disponíveis no mercado

Foto de uma cama arrumada com almofadas e cobre-leito Até mesmo os ventiladores foram escolhidos como um item decorativo para os mais diversos ambientes. Desde a sala, o quarto das crianças e, inclusive, o local de trabalho podem ganhar um toque original quando o assunto é climatização.

Aqueles velhos exemplares barulhentos, desengonçados e que eram sinônimo de maior gasto de energia elétrica foram substituídos por um design arrojado e são economicamente viáveis, gastando em média 0,1 Kwh, o mesmo do que uma lâmpada de 120Kw. Se compararmos ao ar condicionado, a economia é ainda maior, supondo o uso de 8 horas diárias o consumo mensal do ar seria de 240Kwh, enquanto que com o ventilador de teto o gasto é de 24Kwh.

No mercado, há uma vasta linha de ventiladores para agradar a gregos e troianos. O carro-chefe da nova coleção é o clean, com um desenho arredondado e que privilegia cores suaves. De acordo com o proprietário de uma loja especializada no setor, Nelington Guimarães, foi-se o tempo do ventilador de madeira com luminárias de plástico. "Ao invés daquele spot de luz oval, as pessoas estão procurando o plafom que dá um formato arredondado e estético e, ainda, decoram o ambiente", reconhece.

Mas para quem não quer saber do básico, há opções sofisticadas, com espaço para até três lâmpadas, indicadas para salas de visita, TV e home teather. A vantagem? Maior luminosidade e estabilidade na peça, fato que traz maior conforto para os ambientes de maior convivência social. A desvantagem está no preço. Um exemplar mais sofisticado custa cerca de R$ 400.

Foto ventiladores Foto ventiladores Foto ventiladores

Uma outra novidade do mercado são os ventiladores infantis, ideais para decorar o quarto dos pimpolhos e dar um toque alegre, de acordo com as cores do local. Você pode optar por hastes coloridas ou um plafom com desenhos animados, carinhas, estrelas e tudo mais o que a imaginação permitir. Para a meninada que gosta de olhar para o alto, antes de dormir, há ventiladores que, logo após apagar a luz, projetam no chão a imagem desenhada. Dá até para brincar com a peça!

Quando falamos de crianças, é importante lembrar da manutenção do ventilador. Em geral, a diversão com o "novo brinquedo" faz tanto sucesso que os mais afoitos querem acender e apagar a luz e, ainda, reverter a rotação do aparelho abruptamente. Este é o único detalhe que pode fazer a diferença em relação a vida útil do seu ventilador: "se ele está no exaustor, desligue-o e aguarde para mudar para a ventilação", aconselha o proprietário de uma loja especializada Marco Antônio Scio.

Foto de ventilador Foto de ventilador

Vantagens em qualquer ambiente

Almofadas e travesseiros recostados na cabeceira da cama Se há dúvida quanto a instalar ou não o ventilador, pelo fato de "estragar" a decoração do local, o ideal é pedir a orientação de um profissional. Para não errar na escolha do modelo, material e cor, combinando com o seu bolso, aposte nas alternativas que vão de encontro ao espaço. Nos quartos, opte por materiais de acordo com os móveis e objetos. Se o quarto é rústico, vale haste de madeira ou até fórmica. No caso de um quarto mais sofisticado, os desenhos mais arredondados caem como uma luva.

Se quer garantir beleza também no escritório, não inove. Modelos clássicos, em tons pastéis vão ajudar na harmonia do ambiente, principalmente, se algum dia você precisar fazer uma reforma no local. Essa dica vale também para o quarto das crianças. Os modelos coloridos não vão cair bem quando eles estiverem maiores.

Nas salas de visita, principalmente, com áreas mais amplas, você pode tentar modelos maiores e em cores mais escuras, como o cinza e o preto. Tudo depende da sua criatividade para dar bons e renovados ares a sua casa!

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.