Casa

Vidro por todas as partes Ele deixa o papel de coadjuvante e ganha a vez
em diversos ambientes

Renata Cristina
Repórter
28/04/2007


Já foi o tempo do "básico". Quando se fala em vidro, as novidades são inúmeras e antenadíssimas. Em cada canto da casa ou do escritório, eles deixaram de ser peças frias, sem vida, para ganharem novos espaços.

Tanto na área da construção civil, quanto no design de interiores, este material que teve origem há milhares de anos, anda se diversificando.

Nos mais distintos ambientes, o vidro irá incrementar portas, janelas, bancadas, tampos de mesa, cachepôs, prateleiras, aparadores, entre outras tantas opções.

Em peças decorativas, ele cai como uma luva. Dá forma a vasos, porta-retratos, painéis, bandejas e molduras, sempre com requinte. "Seu brilho e beleza imprimem ao ambiente um ar sofisticado e contemporâneo", garante a arquiteta, especialista no ramo, Fernanda Goreti.

Conforme explica Fernanda, atualmente, o vidro não serve somente como um complemento, mas pode ser utilizado na estrutura de móveis e até na fachada de um prédio. "As empresas especializadas são capazes de montar uma escada inteira, com estrutura, degraus e guarda-corpo, evidenciando aos nossos pés sua alta resistência", garante.

Velas
decorativas em salas de visita Velas
decorativas em salas de visita

Na era da tecnologia, o que poderia parecer “ultrapassado” se aproveita dos novos recursos para se fazer atual. ”A decoração em geral tende a inovar sem exageros. Neste ponto de vista, a utilização do vidro é fundamental", afirma Elaine Carvalho, que trabalha há 17 anos no ramo.

Use e abuse

Dentro de casa, o vidro tem múltiplas funções. Na sala, ele surge em releituras de móveis utilizados, tradicionalmente, em madeira. As famosas mesas de centro e canto têm charme garantido quando combinam aço e vidro. Não há limites de escolha para quem faz o estilo clássico ou moderno. Tudo pode ser combinado harmoniosamente e, para isso, há sempre mão-de-obra qualificada para dar uma ajuda.

Velas
decorativas em salas de visita Velas
decorativas em salas de visita

Em versões mais intimistas e discretas, o vidro se apodera dos quartos. Os detalhes em camas e armários são os mais usados neste cômodo. Quem prefere versões high-tech, até na hora de dormir, pode investir em bancadas de estudo e luminárias suspensas.

Para quem gosta de verde, mas não conta com espaço para fazer um jardim, os cachepôs são uma boa alternativa para plantas e flores. Nos halls de entrada, saletas e também nas salas de TV, como em locais de trabalho, eles garantem vida e "verde" ao cotidiano.

E quem disse que não há espaço para o vidro na cozinha? Tudo pode ficar mais moderno e clean, com prateleiras e mesas compostas deste material. A inspiração para criar quitutes e guloseimas é única, quando o vidro incorpora diferentes utilidades.

Velas
decorativas em salas de visita O banheiro é um grande beneficiado desta composição de areia em altas temperaturas. Espelhos, boxes, aquários e compartimentos podem ser criados especialmente para a hora do banho.

No escritório, há como inovar sem exageros. Invista em prateleiras, painéis e também em um lustre suspenso, feito, exclusivamente, para suas necessidades. A porta de vidro com barra de rolagem em aço permite a penetração de luz no local e, ainda, deixa o ambiente sofisticado.

Mais resistentes

"Já foi à época que o anel que tu me destes era vidro e se quebrou", brinca a Fernanda. A alta resistência dos materiais abre espaços para designers e arquitetos empregarem o vidro com criatividade e ousadia.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.