Casa

Limpeza e manutenção da geladeira Quanto mais rápida a formação de gelo no congelador, mais energia consumida e menor vida útil do eletrodoméstico

Sílvia Zoche
Repórter
07/03/2006
Se você tiver uma dica de limpeza ou de conservação de geladeira e quiser contribuir com outros internautas, clique no ícone ao lado e mande pra nós.

Opine!

Ah, se não fosse a geladeira, como acondicionar os alimentos, como ter água gelada no verão? Seria preciso exagerar no uso de sal para conservar a carne, por exemplo; consumir toda a comida o mais rápido possível, principalmente no calor...

Não é necessário enumerar mais exemplos pra demonstrar o quanto a geladeira é um eletrodoméstico de grande utilidade. Por isso, sua manutenção é algo que deve ser levada em conta.

As dicas de limpeza do congelador - o nome correto é evaporador, sabia? -, das outras áreas internas da geladeira e da borracha, da conservação dos alimentos e outros detalhes são fornecidas pelo mecânico de refrigeração, que trabalha na área há 15 anos, Romulo Maurílio de Oliveira Rodrigues.

Você sabia que o desnivelamento faz o eletrodoméstico gelar menos? E que é muito importante usar o termostato que existe dentro ou fora da geladeira? O nivelamento pode ser feito girando os pés do eletrodoméstico.

O termostato, que vai de "um" a "seis", mantém a temperatura correta da geladeira de acordo com a estação do ano. "Tem muita gente que tem medo de mexer e deixa no nível "um" o tempo inteiro, que deve ser usado somente no inverno. No verão, o motor vai desligar mais rápido pelo contato do ar quente externo com o frio interno. Isso gera mais gasto de energia", explica Romulo. No verão, deve-se deixar o termostato no cinco ou seis.

Descongelamento

Se sua geladeira possuir o sistema de descongelamento semi-automático, é bom utilizá-lo com uma certa freqüência, dependendo do clima de onde você mora. "Nós atendemos cidades como Ubá, Cataguases, Três Rios e Paraíba do Sul que são mais quentes que Juiz de Fora. Neste caso, instruímos o uso do descongelamento semi-automático de três em três ou de quatro em quatro dias. Em Juiz de Fora, isto pode ser feito de sete em sete dias. Mas tudo depende da observação do consumidor", diz Romulo.

Este tipo de descongelamento é feito sem desligar o eletrodoméstico, apertando o botão que pode ser dentro ou fora, dependendo do modelo. É aconselhável fazer isto antes de dormir, porque a geladeira será menos usada. Assim que acontecer o degelo, a geladeira volta a funcionar normalmente em média depois de três horas. Não é preciso retirar os alimentos, neste caso.

Mas isto não descarta a necessidade de descongelar a geladeira da forma tradicional: desligando o aparelho ao retirar a tomada da energia. "O correto é deixar a geladeira desligada durante toda a noite e, no dia seguinte, retirar os alimentos da geladeira. Assim, a limpeza será rápida e não haverá necessidade de deixar os alimentos fora de refrigeração por muito tempo", diz o proprietário de uma loja de manutenção e consertos de aparelhos eletroeletrônicos, Hélio Nogueira.

Descongelar usando o ventilador, para Romulo, até que não há problema. O que ele não aconselha é jogar água quente. "As pessoas não tem paciência e querem descongelar rápido. Isso acarreta o super aquecimento no sistema de gás, que é responsável por retirar a umidade e o calor dos produtos armazenados na geladeira. Com o tempo, a geladeira passa a gelar mal e não atender bem a necessidade".

Limpeza

Quando fizer o degelo desligando o motor, aproveite pra limpar a geladeira internamente. Para cada 1 litro de água, misture duas ou três colheres (sopa) de bicarbonato de sódio. Use uma esponja sem aço e nada de usar objetos de metal. Os maus odores da geladeira não são causados pelo gás do eletrodoméstico. De acordo com Hélio, os produtos mal acondicionados é que são liberam qualquer cheiro existente.

A limpeza externa deve ser feita com água, sabão neutro e esponja sem aço. Depois, Romulo indica passar cera de automóvel para manter o brilho e proteger contra a ferrugem. "É que o silicone que existe na cera faz a água deslizar na geladeira, sem penetrar", diz.

A borracha que faz a vedação também precisa de cuidados. Para cada copo de água, coloque 2 colheres (sopa) de água sanitária e passa com uma escovinha. Isso retira os resíduos e mofos. E cuidado para não perfurá-la ao limpar e ao abri a geladeira. É que, atualmente, a vedação é melhor e mais forte. Por isso, não se pode abrir a geladeira num intervalo menor que um minuto para não danificar a borracha. "Essa vedação faz gelar mais e um consumo baixo de energia", explica Hélio.

Manutenção dos alimentos
Colocar alimentos quentes também provocam o super aquecimento no sistema de gás. "Se o consumidor fizer isto constantemente, toda semana, por exemplo, a geladeira vai parar de gelar em 15 dias".

O acondicionamento correto dos produtos colocados na geladeira deve ser feito em materiais plásticos, assim que estiverem em temperatura ambiente.

"Antigamente, as pessoas costumavam deixar a comida guardada no forno depois do almoço e só à noite guardavam na geladeira. Só que alimentos como o arroz e o feijão fermentam com mais facilidade", diz Romulo. Tudo deve ser bem fechado, inclusive o leite, para não haver troca de odores entre os alimentos.

Um erro que algumas pessoas cometem é deixar alimentos no congelador por mais de cinco dias. "O evaporador (congelador) é para consumo periódico de, no máximo cinco dias, porque ele chega a 10 graus negativos. A carne, por exemplo, precisa de 18 graus negativos para ser congelado por muito tempo. E isto só se consegue no freezer", explica Romulo.

Produtos como enlatados, ovos, frutas, garrafas pets, iogurtes, devem ser lavados antes de serem levados à geladeira. "Se não lavar, você acaba levando bactéria pra dentro da geladeira", diz Romulo.

A batata ele não aconselha levar à geladeira, porque depois de lavada, ela brota raízes e puxa umidade. "É melhor deixar fora da geladeira, ao contrário do tomate, que tem uma pele protetora". O ovo não deve ser deixado na porta. Os modelos novos já possuem um compartimento para ovos que podem ser retirados da porta e acondicionados na parte mais interna. "Principalmente, por causa do perigo da salmonela".

Participe!

Se quiser contribuir com truques especiais ou tem alguma dúvida e quer que algum de nossos internautas respondam, envie um e-mail para redacao@acessa.com com seu nome completo, que acrescentaremos na matéria!

Dúvida
Tenho uma geladeira Continental e já troquei o termostato, mas mesmo assim ela não desliga. O que devo fazer para ela desligar automaticamente e onde está o defeito?

Laercio Sartori
São Paulo

Dúvida
Quanto mais rápida a formação de gelo no congelador, mais energia consumida e menor vida útil do eletrodoméstico. Minha geladeira se encontra nessa fase, a mesma já tem uns 12 anos. Gostaria de saber se com essa aglomeração de gelo, a todo tempo é problema de manutenção, e o que eu poderia fazer para que a mesma volte a funcionar normalmente ou se esse é o normal, e qual deve ser o problema?

Rodrigo Sanches

Resposta
Rodrigo, não é normal.
A gaxeta (borracha) deve estar vedando mal ou termostato não desliga no momento correto. O exposto abaixo poderá comprometer vida útil do produto. Temos hoje no mercado produto mais moderno que consome menos.

Hélio Nogueira
Proprietário de uma loja de manutenção e consertos de aparelhos eletroeletrônicos

Dúvida
Tenho um Biples há mais de 15 anos e nunca deu problemas. Troquei borrachas há cinco anos. Estou preocupada com o consumo de energia. Estou desligando à noite todos os dias para me ajudar no consumo. Pergunto: estou errada em pensar assim? Poderia me auxiliar em resposta convincente? Obrigada.

Glaucy Mara

Resposta
Glaucy, quando a senhora desligar o aparelho, aumentará a temperatura interna durante este período, que será reposta após ligar. Não há vantagem. O importante é disciplina de uso, borracha da porta correta (encostando em todos os lados do gabinete e não rasgada) e não ressecada. Mantenha o produto sempre tampado e evite estoque de produto sem necessidade. Geladeira com de dez anos, possui um motor mais forte e também um consumo um pouco maior.

Hélio Nogueira
Proprietário de uma loja de manutenção e consertos de aparelhos eletroeletrônicos

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Wesleypgoncalves Pereira: a minha geladeira consul crc 28 239 litros derrepente parou de gelar e o motor e o gas e novo ela liga refresca a agua mais o congelador nao retem o gelo ele so fica minando agua vc poderia me ajudar?

Angelo Peruffo Rodrigues: Tenho uma Consul Biplex 320 que formou uma camada de gelo de uns 4 cm na parede interna. A geladeira está com o termostato no 1, porém a formação de gelo não parou. Reparei também que fica constantemente com o motor em funcionamento e a borracha aparenta não estar vedando direito pois ao abrir a porta não apresenta resistência. Por outro lado o congelador está funcionando perfeitamente ou até mesmo gelando mais do que o normal.