Cozinha planejada
Do convencional ao mais moderno

Elaine Fantini
27/02/04


Margarida Cantagalli fala como montar uma cozinha moderna e bonita. Clique ao lado.

Ou?a! Veja! Veja!

Foto:
http://www.bellaprojetos.com.br Mais que o simples lugar onde se preparam os alimentos de cada dia, a cozinha tornou-se um local de requinte e bom gosto. Antes, composta basicamente pelo fog?o, geladeira, pia e arm?rio, agora este c?modo importante da casa oferece novas op?es e apresenta um design bem moderno. ? a chamada cozinha planejada.

Para Jeziel Andries, gerente de uma loja de pr?-moldados, a cozinha modulada ? hoje uma necessidade. "Os c?modos est?o menores. ? dif?cil criar uma cozinha funcional com os m?veis prontos. A cozinha planejada d? mais possibilidades de aproveitar melhor o espa?o", acredita.

Os materiais mais utilizados s?o o aglomerado e o MDF (fibras de m?dia densidade). "O vidro e o acr?lico tamb?m est?o em alta", afirma o projetista S?vio Nascimento. Ele ainda destaca como novidades os contornos arrendondados e retos do m?veis. E destaca que o material utilizado n?o arranha, n?o pega fogo nem mofa. "Al?m disso, hoje ? poss?vel encontrar portas abrindo de diversas formas: para cima, para o lado, estilo sanfona. Tudo para aproveitar melhor o espa?o", diz.

Da cor que voc? quiser
A cozinha planejada permite a cria??o de um c?modo bem personalizado. Isso inclui tamb?m a escolha das cores dos m?veis. "N? trabalhamos com um cat?logo bem diversificado. O cliente pode escolher ? vontade", diz Andries. Apesar disso, segundo Nascimento o branco ainda ? a cor mais procurada.

Foto:
http://www.bruthare.com.br Foto:
http://www.cozequipa.pt Foto:
http://www.sinergia-imo.com

Tudo tem seu custo
A cozinha planejada n?o pode ser considerada de alcance popular. De acordo com Andries, o perfil do consumidor que procura este tipo de produto ? o que tem renda acima de cinco sal?rios. A informa??o ? confirmada por Nascimento, "a maioria dos clientes ? de classe A e B". Mas ele destaca as facilidades de pagamento como sendo um atrativo.

Leia mais:

  • Para enfeitar sua cozinha