Mulher


Cartão artesanal em três dimensões
Ótima opção para quem quer presentear ou vender


Sílvia Zoche
11/10/04


O artesão autodidata Wagner Willians Hansen ensina como fazer um cartão em três dimensões. Clique e veja o passo-a-passo

Aprenda! Aprenda!


Ganhar flores, presentes e bombons fica ainda melhor quando acompanhado de um cartão. E os cartões artesanais tornam o momento ainda mais especial porque foi feito por você. Quer experimentar?

Quem ensina é o artesão auto didata Wagner Willians Hansen. Ele alerta que as crianças não podem fazer este cartão, porque o estilete é usado em todo processo de montagem deste artesanato.

Materiais necessários


  • Papel cartão
  • Folha colorset ou vivaldi (duas cores)
  • Cola de bastão
  • Estilete
  • Régua

  • Os materiais são encontrados facilmente em qualquer papelaria. A dica de Wagner é que o papel vivaldi, apesar de um pouco mais caro que o colorset, é melhor de se trabalhar. "O colorset ao ser cortado, fica com as bordas brancas, já o vivaldi não. O que faz que o acabamento deste último seja melhor", explica.

    Quanto a cola, ele nos diz que a de bastão é a recomendada por não deixar bolhas no cartão e corre menos risco de fazer sujeira. Já o papel cartão é para fazer o molde.

    Medida do cartão
    Vamos passar a medida do cartão em colorset preto e rosa, da foto acima.
    A parte interna do cartão - neste caso o rosa - mede 13,5cm x 13,5cm.
    A parte externa do cartão - neste caso o preto - deve medir um centímetro a mais de cada lado: 14,5cm x 14,5cm.

    Depois de recortados, guarde o papel preto e rosa e vamos trabalhar o molde, que deve ter o mesmo tamanho do papel rosa. Como é um molde, você pode riscá-lo. Mas use um lápis.

    Riscos iniciais do molde (foto ao lado)

  • Veja o meio do papel que será no centímetro 6,75, mas não dobre!. "Se você dobrar antes, o cartão vai ficar torto no final. Só marque levemente". Repare que no desenho ao lado o meio do papel não foi marcado, nem riscado.
  • Um centímetro abaixo do meio do papel, faça um risco pontilhado na horizontal.
  • Faça mais um risco pontilhado, na horizontal, só que quatro centímetros acima do meio do papel.
  • Ao marcar este último risco, meça um centímetro para baixo e faça outro risco.
  • Vamos finalizar as marcações?
    Agora faltam somente dois riscos pontilhados na vertical. Os três riscos feitos anteriormente ajudam você a fazer os dois riscos na vertical, distanciando um centímetro, como no desenho ao lado.



  • A
    B

  • Vamos ao desenho das letras. Escolha a fonte. As letras deste cartão, por exemplo, foram criadas pelo artesão, mas você pode recortar de revistas ou imprimir fontes no computador e passar por cima. Mas tome cuidado, não se esqueça que a largura do cartão interno é de 13,5cm.

    Repare nos riscos em cima das letras, no desenho A. Cada letra possui dois riscos na vertical. São eles que irã prender as letras no cartão e que dará o efeito em três dimensões. A parte preta é a que foi recortada.

    Na foto B, mostra quais foram as parte recortadas com estilete. É preciso muito cuidado para não cortar os lugares errados.

  • Assista ao vídeo e veja o passo-a-passo, referentes as fotos abaixo. Se você não conseguir ver o vídeo clique nas imagens e veja o passo-a-passo

    Aprenda!

    Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior e ler as explicações

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

    Samara Santos: lindo parabens pela criatividade.

    Mariana Falcao: Amei de mais

    Luce Ge: adoreiiiiiiiiiiiiiiiii