Mosaico estimula a criatividade e melhora a auto-estima Para quem acredita n?o possuir aptid?o com trabalhos artesanais, a dica ? come?ar pelo mosaico, que voc? aprende agora, fazendo um jogo americano

S?lvia Zoche
Subeditora
06/09/2008

Quem lida com a arte de cozinhar todos os dias, seja a dona de casa, ou o profissional que trabalha fora, sabe que ? necess?ria muita criatividade e tempo para variar o card?pio. Quando o fim de semana, feriado ou uma folga chega, ? hora de elaborar algo especial.

Al?m de um prato bem preparado - seja para a fam?lia, um grupo de amigos, para o namorado ou para voc? mesma se deliciar -, a decora??o da mesa tamb?m contribuem para que a comida fique ainda mais apetitosa. E demonstra um carinho especial.

Uma dica simples e r?pida, capaz de mudar a composi??o da mesa de jantar, s?o os jogos americanos. Existem diversos modelos com desenhos e materiais diferentes.

Mas se voc? quiser surpreender os convidados e receber elogios, que tal mostrar que possui criatividade n?o s? para cozinhar? Fa?a voc? mesma o seu jogo americano, usando a borracha EVA, que existe em diversas cores lisas e mescladas.

Quem ensina a t?cnica, ? a professora de Artes, Carla Ara?jo Ferreira, formada em Artes e Educa??o, que enfatiza que a arte trabalha a auto-estima. "A pessoa percebe que ela conseguiu transformar uma pe?a". E completa. "Para se fazer o mosaico, n?o ? preciso ter muita habilidade. Um pouquinho que voc? saiba da t?cnica, j? ? poss?vel criar diversas coisas diferentes", afirma.

Nesta arte que Carla ensina, ela usou uma placa de EVA amarelo e cortou ao meio para serem as duas bases do jogo americano. Para colar os desenhos - ela fez flores -, Carla usou dois tons de rosa de EVA. Nas bordas do jogo, ela fez uma moldura de mosaico, com recortes pequenos de quadrados (fotos acima).

Para fazer os desenhos de flores, a professora fez um desenho no papel e passou com caneta para o EVA e depois recortou. Os quadrados para o mosaico - que podem ser em formatos aleat?rios, mas que se encaixem - foram cortados sem medir.

Para colar, ela usa cola de contato, mas alerta que este produto ? t?xico e s? pode ser usado por maiores de 18 anos. "A cola branca n?o ? boa para EVA, porque descola". Ese um pincel para fixar os materiais, espere o cheiro da cola passar e pronto. J? pode servir o almo?o ou o jantar.

Imagina??o e vontade

Esta ? uma das dicas do que se pode fazer usando o mosaico, mas h? outras op?es, que dependem da criatividade de cada um e do interesse em pesquisar e conhecer outras possibilidades. "O interessante da arte ? o experimento. Depende da criatividade, da observa??o. At? o gosto muida conforme a experi?ncia", diz Carla.

Foto de uma cadeira de madeira com assento feito com mosaico de vitrilhos Foto do mosaico da cadeira. O desenho ? de uma borboleta Foto vista de cima do mosaico da cadeira mostrando os detalhes dos peda?os de vitrilho formando o deenho

H? diversos materiais para se fazer mosaico, como vitrilho (fotos acima), papel, papel?o, caco de vidro, azulejo, casca de ovo e qualquer outro que a imagina??o e a curiosidade criarem. Mas ? importante que o material do mosaico tenha como ser colado no objeto que ser? decorado. O vitrilho com EVA, por exemplo, n?o combinam, porque o EVA ? fino para ag?entar o peso do vitrilho, como explica Carla.

Al?m disso, ? bom saber que tipo de cola deve ser usada. Por isso, pesquise antes. E qualquer objeto pode ser decorado com mosaico, como porta-retratos, molduras de quadros, de espelhos, paredes, montar um quadro de mosaico... O que a vontade mandar.

Carla, que d? aulas para crian?as e adolescentes, mostra o trabalho de diferentes artistas para mostrar que cada um se manifesta de uma forma. "Eu n?o chego com tudo recortado, pronto para eles montarem".

As crian?as s?o mais espont?neas na hora de se expressar, segundo Carla. J? os pr?-adolescentes querem expressar o que ? belo. "Eles seguem modelos. Neste caso, temos que reconstruir a forma como ele v? o mundo, para que seja um adulto mais cr?tico, com autonomia e criatividade".