Mulher

Mosaico estimula a criatividade e melhora a auto-estima Para quem acredita não possuir aptidão com trabalhos artesanais, a dica é começar pelo mosaico, que você aprende agora, fazendo um jogo americano

Sílvia Zoche
Subeditora
06/09/2008

Quem lida com a arte de cozinhar todos os dias, seja a dona de casa, ou o profissional que trabalha fora, sabe que é necessária muita criatividade e tempo para variar o cardápio. Quando o fim de semana, feriado ou uma folga chega, é hora de elaborar algo especial.

Além de um prato bem preparado - seja para a família, um grupo de amigos, para o namorado ou para você mesma se deliciar -, a decoração da mesa também contribuem para que a comida fique ainda mais apetitosa. E demonstra um carinho especial.

Uma dica simples e rápida, capaz de mudar a composição da mesa de jantar, são os jogos americanos. Existem diversos modelos com desenhos e materiais diferentes.

Mas se você quiser surpreender os convidados e receber elogios, que tal mostrar que possui criatividade não só para cozinhar? Faça você mesma o seu jogo americano, usando a borracha EVA, que existe em diversas cores lisas e mescladas.

Quem ensina a técnica, é a professora de Artes, Carla Araújo Ferreira, formada em Artes e Educação, que enfatiza que a arte trabalha a auto-estima. "A pessoa percebe que ela conseguiu transformar uma peça". E completa. "Para se fazer o mosaico, não é preciso ter muita habilidade. Um pouquinho que você saiba da técnica, já é possível criar diversas coisas diferentes", afirma.

Nesta arte que Carla ensina, ela usou uma placa de EVA amarelo e cortou ao meio para serem as duas bases do jogo americano. Para colar os desenhos - ela fez flores -, Carla usou dois tons de rosa de EVA. Nas bordas do jogo, ela fez uma moldura de mosaico, com recortes pequenos de quadrados (fotos acima).

Para fazer os desenhos de flores, a professora fez um desenho no papel e passou com caneta para o EVA e depois recortou. Os quadrados para o mosaico - que podem ser em formatos aleatórios, mas que se encaixem - foram cortados sem medir.

Para colar, ela usa cola de contato, mas alerta que este produto é tóxico e só pode ser usado por maiores de 18 anos. "A cola branca não é boa para EVA, porque descola". Ese um pincel para fixar os materiais, espere o cheiro da cola passar e pronto. Já pode servir o almoço ou o jantar.

Imaginação e vontade

Esta é uma das dicas do que se pode fazer usando o mosaico, mas há outras opções, que dependem da criatividade de cada um e do interesse em pesquisar e conhecer outras possibilidades. "O interessante da arte é o experimento. Depende da criatividade, da observação. Até o gosto muida conforme a experiência", diz Carla.

Foto de uma cadeira de madeira com assento feito com mosaico de vitrilhos Foto do mosaico da cadeira. O desenho é de uma borboleta Foto vista de cima do mosaico da cadeira mostrando os detalhes dos pedaços de vitrilho formando o deenho

Há diversos materiais para se fazer mosaico, como vitrilho (fotos acima), papel, papelão, caco de vidro, azulejo, casca de ovo e qualquer outro que a imaginação e a curiosidade criarem. Mas é importante que o material do mosaico tenha como ser colado no objeto que será decorado. O vitrilho com EVA, por exemplo, não combinam, porque o EVA é fino para agüentar o peso do vitrilho, como explica Carla.

Além disso, é bom saber que tipo de cola deve ser usada. Por isso, pesquise antes. E qualquer objeto pode ser decorado com mosaico, como porta-retratos, molduras de quadros, de espelhos, paredes, montar um quadro de mosaico... O que a vontade mandar.

Carla, que dá aulas para crianças e adolescentes, mostra o trabalho de diferentes artistas para mostrar que cada um se manifesta de uma forma. "Eu não chego com tudo recortado, pronto para eles montarem".

As crianças são mais espontâneas na hora de se expressar, segundo Carla. Já os pré-adolescentes querem expressar o que é belo. "Eles seguem modelos. Neste caso, temos que reconstruir a forma como ele vê o mundo, para que seja um adulto mais crítico, com autonomia e criatividade".


Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.