Sucesso na odontologia e nas letras

Por

Sucesso na odontologia e nas letras O odont?logo Mauro Cruz conta sua trajet?ria de ?xito e reconhecimento na profiss?o e como escritor conhecido internacionalmente


Viviane Camargos
Rep?rter
21/11/2008

Hoje ele ? um profissional respeitado, conhecido internacionalmente. Mas para chegar at? aqui, Mauro Cruz (foto abaixo) trabalhou muito. Nascido em Santo Ant?nio do Gl?ria e primog?nito de uma fam?lia de oito irm?os, ele cresceu se espelhando no trabalho do pai, um "dentista pr?tico", que atendia em v?rias pequenas cidades da regi?o.

"Quando fomos morar em Muria?, meu pai passou a ser perseguido por colegas e decidiu cursar odontologia", recorda. Um ano depois, Mauro Cruz foi aprovado no vestibular e ent?o, pai e filho dividiriam a mesma sala de aula. "Ele se formou em 1975 e eu, em 1976", conta.

Na d?cada de 1980, Mauro, o pai Cl?vis e os irm?os Val?ria e Ant?nio (tamb?m formados em Odontologia), montaram uma cl?nica e uma equipe familiar. N?o contrariando a m?xima de que filho de peixe, peixinho ?, os filhos S?lvia e Gustavo Cruz decidiram trilhar o mesmo caminho. Mauro Cruz conta que a tend?ncia ? que a tradi??o se perpetue. "A ca?ula de seis anos j? diz que vai cursar Odontogia!", se diverte.

Durante sua trajet?ria, Mauro Cruz se dedicou ao aperfei?oamento profissional e ? pesquisa. Al?m de concluir tr?s cursos de especializa??o, ele se tornou mestre e doutor em Implantodontia. Atualmente, ? membro das Academias Mineira e Brasileira de Odontologia, revisor dos per?odicos internacionais International Journal of Oral & Maxillofacial Implants (JOMI) e Computer Methods and Programs in Biomedicine (CMPB). Ele ainda ministra cursos em v?rias partes do Brasil e do Mundo.

P? na literatura

Apesar de ter alcan?ado ?xito em sua ?rea, Mauro n?o restringiu seu campo de atua??o em odontologia. Atualmente, ele colhe os frutos do lan?amento de duas obras liter?rias: A biografia familiar Os Cruz e o livro infantil O Riacho.

O odont?logo explica que a motiva??o para escrever surgiu da necessidade de encontrar hist?rias para contar aos filhos. "Eles sempre me pediam para contar hist?rias. E dentro de pouco tempo, o repert?rio de cl?ssicos infantis se esgotou", explica. Mauro foi buscar inspira??o no pequeno riacho atr?s da casa de sua v?, na pequena cidade de Sereno. Cen?rio para diversas brincadeiras de crian?a, o local se tornou fonte de cria??o para novas hist?rias, que acabaram virando um livro.

A produ??o da obra infantil acabou encorajando Mauro a se lan?ar mais uma vez ? produ??o liter?ria. Em Os Cruz, ele relata hist?ria sobre membros de sua fam?lia, descrevendo a trajet?ria de pessoas que ele classifica como exemplos de vida. Seu trabalho liter?rio lhe rendeu os t?tulo de membro da Academia Juizforana de Letras e membro honor?rio da Academia Caxambuense de Letras. "Os livros me trouxeram muitas alegrias", diz Mauro.

Mauro Cruz revela sentir-se orgulhoso do caminho que vem trilhando. "Me sinto realizado em poder contribuir com a produ??o cient?fica nacional e mundial. O Brasil precisa exportar ? intelig?ncia", acredita. Ele destaca que s? chegou onde chegou atrav?s de muita dedica??o, perseveran?a e amor pela profiss?o. "Sucesso ? uma coisa relativa. N?o acredito que seja sin?nimo de ter dinheiro ou reconhecimento. Sucesso, pra mim, ? ser feliz", conclui.

Legado familiar

Cl?vis da Cruz Reis, pai de Mauro Cruz, foi criador de diversas t?cnicas e procedimentos odontol?gicos, na ?rea da implantodontia, por exemplo, reconhecidas e utilizadas por profissionais do mundo inteiro. Mas, al?m de se mirar no exemplo profissional de seu pai, com quem trabalhou por 23 anos (ele faleceu em 1996), Mauro Cruz ressalta qualidades humanas e valores dele que norteiam sua vida. "O legado que ele nos deixou n?o tem pre?o. Ele era uma pessoa extraordin?ria, um homem a frente de seu tempo", ressalta.