Pintura em porcelana exige estudo e paci?ncia A pintura em porcelana ? um trabalho artesanal e, al?m de ser considerada uma terapia, ? fonte de renda. Aprenda o passo-a-passo da pintura

Priscila Magalh?es
Rep?rter
25/10/2008

Pigmentos, solvente, pinc?is, estudo e muita paci?ncia s?o necess?rios para produzir lindas pinturas em pe?as de porcelana. A professora de pintura em porcelana e vidro Toshiko Tamassaki confessa que n?o ? uma arte f?cil de ser aprendida e desenvolvida. Ela est? h? 30 anos pintando e d? aulas h? 20. ? ela quem d? as dicas e ensina o passo-a-passo.

A tinta usada na pintura ? importada, espec?fica para a t?cnica, capaz de suportar a queima a mais de 700?C em um forno tamb?m especial. Para dissolver a tinta, comercializada em p?, usa-se um solvente, que pode ser a base de ?gua, ?leo de copa?ba ou ?leo mole, especial para este tipo de pintura.

A professora explica que o tipo de solvente usado para dissolver o pigmento vai influenciar no tipo de l?quido usado para limpar os pinc?is durante o trabalho. "Se usamos um solvente a base de ?gua, vamos usar ?gua para a limpeza."

Para cada tipo de pintura, o ponto da mistura entre o solvente e o pigmento ? diferente. Entretanto, Toshiko d? uma dica importante. Para n?o se perder o ponto, o artes?o deve sempre comparar a textura da tinta com a de um creme dental.

Foto de guardanapo estampado Foto de guardanapo estampado Foto de guardanapo estampado

A escolha do pincel ? importante e vai depender do tamanho de cada desenho. A dica da professora ? que quanto mais macio ele for, melhor. E o pincel, assim como as tintas, tamb?m ? espec?fico para esta arte. "Usamos o pincel de p?lo de marta. Ele ? bem macio"

A professora diz que, para pintar na porcelana, ? preciso que a pessoa tenha uma no??o de desenho. As mais experientes v?o direto ? pintura. Para quem n?o tem muita habilidade, a solu??o ? riscar a pe?a, fazendo o desenho desejado. Nesta parte tamb?m ? necess?rio usar um l?pis pr?prio para porcelana, j? que as pe?as s?o levadas no forno.

Depois que o desenho estiver pronto e o pigmento bem dilu?do, ? hora de come?ar a pintar. "A pessoa tem que deixar a m?o bem leve", aconselha ela. Depois que a tinta preencher todo o desenho, ? hora de retir?-la em alguns pontos. "? para dar profundidade ? pintura. Assim, usamos o branco da porcelana ao inv?s da tinta branca." Para isso, a professora explica que o mesmo pincel usado na pintura pode ser usado para tirar a tinta. Por isso ele deve estar bem limpo.

Foto de guardanapo estampado Foto de guardanapo estampado Foto de guardanapo estampado

Quando esta fase estiver terminada, a pe?a pode ser levada ao forno, onde fica por cerca de uma hora e meia. Antes de retir?-la do forno, ? preciso deixar esfriar. A pe?a ? queimada mais de uma vez, dependendo do resultado final que o pintor quiser. "A queima ? de acordo com o tom das cores pensado para o resultado final. Quanto mais queimar, melhor o trabalho." Para deixar as cores mais fortes, ap?s cada queima, ? s? passar mais tinta em cima do desenho que j? foi pintado.

Para deixar a pe?a mais luxuosa, uma solu??o ? usar detalhe dourado. ? um ouro l?quido e ele deve ser colocado antes da ?ltima queima no forno.

Toshiko diz que uma dica importante ? prestar bastante aten??o na hora da pintura e ter sempre a m?o bem leve, com movimentos suaves. A professora tamb?m diz que n?o se pode ter pressa para aprender. "S?o necess?rios muitos anos de estudo e dedica??o, al?m de paci?ncia." Para ela, o benef?cio est? no prazer da pintura. "? uma terapia."