Mulher

Aprenda a fazer sacolas de papel Com uma boa dose de criatividade, podem ser criadas sacolas para presentear amigos e familiares

Aline Furtado
Repórter
30/10/2009

Na hora de presentear amigos e familiares, uma embalagem bem apresentável faz toda a diferença. Com baixo investimento e uma boa dose de criatividade, é possível criar sacolas bonitas que podem ser usadas para acomodar os presentes.

A dica é da artesã Regina Ribeiro, que ensina a confeccionar a embalagem em papel kraft. "As pessoas não devem ficar presas a este papel, pois é possível utilizar papel cartão por exemplo."

A alça, feita com papel ondulado, pode ser substituída por fitas, cordas ou até mesmo tiras de chitas. "Basta fazer um furo na frente e na parte de trás das sacolas e passar a alça conforme o gosto de cada um."

Na hora de fazer a flor que vai decorar a sacola, Regina dá sugestão sobre o material a ser utilizado. "O papel artesanal não é encontrado com facilidade, assim, é possível substituí-lo por papel seda ou papel de presente."

Riscando o papel Dobrando o papel Encaixando as pontas
Material necessário
  • Um pedaço de 20 x 45 cm de papel kraft de 330 de gramatura;
  • Duas tiras de papel ondulado, sendo uma de 19,5 cm e outra de 40,5 cm, com largura de 4 cm;
  • Papel artesanal colorido;
  • Lápis;
  • Cola;
  • Régua;
  • Tesoura;
  • Pincel;
  • Um botão.

Colando a alça Finalizando com a flor Sacolas
Passo a passo

O primeiro passo é marcar quatro centímetros nas laterais do papel kraft. Em seguida, faça marcações em 20,5 cm, em 24,5 cm e em 16,5 cm em toda a extensão. Vinque os riscos com a ponta virada da tesoura. Corte as laterais dos dois quadrados do meio. Dobre todos os vincos. Encaixe os lados, formando uma espécie de caixa. Cole as laterais. Cole a menor tira de papel ondulado para decorar e a alça da sacola.

Para finalizar, use papel artesanal, fazendo dois quadrados de 8 cm. Dobre as pontas do quadrado formando um triângulo. Dobre mais uma vez. Faça um traço no formato de uma ave e corte. Repita o processo no outro quadrado. Cole em formato de flor para decorar. A recomendação é finalizar com folhas e galhos. Utilize um botão para formar o miolo da flor.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Luciana Da Silva Santos: amei as dicas

Luciele Monte: ficou linda

Allan Kardec Lima Lima: horrivel

Marluce Lucinha: gostei

Lisnara Mary Kay: meu motivo é o mesmo da nossa amiga Claudia Malveira utilizar as sacolas pra atender melhor minhas clientes

Claudia Malveira: Trabalho com vendas de cosméticos e gostei muito da ideia de confeccionar as sacolinhas para colocar os produtos dos meus clientes com um toque especial. Parabéns pelo belo trabalho.

Maria Alice Souza: E a propria