Mulher

Técnica do fuxico permite diferentes criaçõesReutilizando retalhos de tecidos, é possível criar um artesanato prático, que pode ser aplicado de várias formas

Carolina Gomes
Repórter
15/7/2010

O fuxico é uma conhecida técnica artesanal que aproveita restos de tecidos para criar e customizar roupas, acessórios e objetos. Não existe registro exato de onde nem de quando esta ideia de reaproveitar retalhos de tecido começou. Sabe-se apenas que atualmente a técnica é desenvolvida em diversas partes do mundo.

No Brasil, a arte de trabalhar com retalhos recebeu este nome porque era feita por grupos de mulheres, que se reuniam nas horas vagas, para confeccionar com as sobras de tecidos, toalhas, tapetes, colchas e o que mais a imaginação permitissem. Enquanto trabalhavam, também falavam, por isso o nome "fuxico" (fofoca).

De acordo com a artesã, Ângela Vilella, a base da técnica dá para ser aproveitada em diversos artesanatos, como colchas, jogos americanos, bijuterias, chaveiros, entre outros. "O custo é baixíssimo e tem várias utilidades."

Material necessário

Para fazer um broche de fuxico, você vai precisar de retalhos de tecido na cor que preferir, linha, de preferência na cor do tecido, agulha, tesoura, molde circular de 8 centímetros de diâmetro, meia bola de isopor para  miolo, que pode ser feito sem preenchimento, estilete, lápis e alfinete.

A artesã da uma dica para a confecção das pétalas. "Caso queria fazer a flor cheia, é só colocar enchimento antes de alinhavar." Este enchimento pode ser de espuma ou outro material.

Fuxico Fuxico Fuxico
Passo-a-passo

Primeiro risque o tecido a partir do molde. Para cada flor são necessárias cinco pétalas. Depois de riscar, corte os círculos. Dobre o círculo em quatro e alinhave a base, franzindo e fazendo o formato de pétala. Depois de alinhavar os cinco círculos, una as pétalas.

Fuxico Fuxico Fuxico

Para o miolo, corte a bola de isopor ao meio. Recorte o tecido que irá utilizar no miolo. Encape a bola de isopor com o tecido e costure-o à flor.

Fuxico Fuxico Fuxico

Para a base, recorte um círculo menor, usando o mesmo tecido das pétalas. Coloque o alfinete no círculo e cole-o à flor. Lembrando que pode-se, também, costurar a base, ao invés de colar.


Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.