Mulher

Caixas porta-cartão são confeccionadas com uso de filtros de papel Quem ensina é a artesã Ivany Silva, que destaca que a peça pode ser usada para guardar clipes, papéis de recado e outros pequenos objetos

Aline Furtado
Repórter
3/6/2011
Caixa

Que tal aprender a confeccionar caixas porta-cartão de visita, a partir do uso de filtros de papel utilizados para coar café? Quem dá a dica é a artesã e presidente da Associação de Artesãos de São Mateus, Ivany Silva.

"O preparo das caixas é simples e elas podem ser usadas para guardar pequenos objetos, como clipes, papéis de recado, entre outros. O mais interessante é evitar o desperdício, já que a montagem é feito com filtros usados. Esta é uma forma de reaproveitar materiais."

Para confeccionar a peça, você vai precisar de uma caixa de MDF para cartão de visita, filtros de papel para coar café usados, cola acrilex, goma laca, tintas PVA marrom café e branca, lixa fina, lixa de unha, tesoura, verniz incolor acrílico, pincel de cerdas duras para passar a cola, pincel macio para passar o verniz, pinta-bolinhas e pincel número zero.

Passo a passo

Lixe todas as arestas da caixa de MDF, a fim de deixá-las bem lisas. Em seguida, cole partes do filtro de papel. "Eu costumo coar café por quatro vezes no mesmo filtro antes de usá-lo. Isso faz com que o mesmo fique bem manchado. Então, basta passar uma escova de dente no filtro a fim de retirar o excesso de pó, mas, se ficar um pouco, não tem problema, basta lembrar que é importante que a parte mais suja do filtro deve ser colada para baixo", explica Ivany.

A colagem deve ser feito com cola acrilex, que seca em aproximadamente vinte minutos. Em seguida, alise bastante a superfície, para que não surjam rugas ou bolhas. "Na hora de colar, não une partes muito grandes do filtro como sobreposição, a fim de não ficar muito alto." Uma das dicas é colar de forma alternada partes claras e escuras do filtro.

Depois de seca a colagem, passe a parte mais grossa de uma lixa de unha nas arestas, para retirar o excesso de papel. Com o auxílio de um pinta-bolinhas, depois da caixa toda coberta, pinte, sobre as emendas de filtro, pequenas bolinhas na cor marrom, simulando furos de costura. Em seguida, una os furos com tinta branca, simulando a linha que une os furos. Passe goma laca na parte interna da tampa, da caixa e também no fundo da mesma.

"A goma laca faz parte do acabamento, além de proteger contra umidade, que faz com que peças em MDF fiquem esverdeadas." A artesã destaca que a goma laca deve ser passada de forma uniforma na superfície da caixa, a fim de não criar ondulações. Para finalizar, decore a peça com uma figura e passe verniz acrílico fosco, que protege o trabalho.


Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.