O charme presente em caixas com aspecto envelhecido O artesão Luciano Eccard ensina o passo a passo para desenvolver a peça. A técnica pode ser adaptada para outros tamanhos e formatos

Aline Furtado
Repórter
9/7/2011
Caixa

Muita gente vê trabalhos manuais e não imagina o que está por trás de belas peças. O trabalho final pode parecer complicado aos olhos de quem não está acostumado a desenvolver esse tipo de trabalho. Mas, pensando nisso, o Portal ACESSA.com, juntamente com o artesão Luciano Eccard, preparou dicas de confecção de uma caixa em MDF, que pode ser usada como porta-joias ou outros tipos de materiais.

A ideia, a partir do uso de materiais diversos, é confeccionar uma peça com aspecto de madeira envelhecida, com um detalhe em alumínio escovado, que confere o ar de ouro envelhecido ao desenho.

Para confeccionar o trabalho você vai precisar de uma caixa MDF (a sugestão é a caixa no tamanho de 17 cm x 17 cm), goma laca, tinta PVA na cor ocre, betume da Judeia, pincel macio para tinta PVA, trincha para betume, trincha para goma laca, placa de alumínio 0,05 mm no tamanho do desenho, risco do desenho escolhido, caneta, boleador ou caneta esferográfica sem tinta, tesoura pequena curva, tesoura, placa de EVA, pedaços de malha, cola de contato (de sapateiro), lápis, fita crepe, escovinha de aço ou esponja de aço.

Passo a passo

Passe a goma laca na caixa para impermeabilizar a madeira. "Basta passar apenas uma camada, tanto na parte interna quanto na parte externa", ensina Eccard. Em seguida, passe, em toda a área externa da caixa, a mistura de betume da Judéia com aguarrás. "É o betume que dá a cor. Mas não se deve passá-lo sozinho, a fim de que não fique muito escuro. A mistura deve ser feita com uma porção de betume e 1,5 porção de aguarrás. Além disso, é indicado o uso de máscara, já que o cheiro é muito forte."

O próximo passo é retirar, com o auxílio de uma malha, o excesso de betume. É este passo que vai conferir o aspecto de madeira envelhecida à caixa. "O betume seca rápido, não é necessário esperar secar. Basta passar o produto e retirar o excesso logo em seguida." Pinte a parte interna da caixa com a tinta PVA. "Uso a cor ocre porque acho que combina com a proposta de peça envelhecida. Basta passar uma ou duas demãos, com auxílio de um pincel. Pode-se usar um rolinho para finalizar e dar um ar uniforme."

Com o desenho definido e já no papel, cole o mesmo, com uma fita crepe, na chapa de alumínio. Com a ajuda de uma caneta, risque o desenho sobre uma placa de EVA, marcando o alumínio, com cuidado para não furá-lo. Em seguida, retira-se o papel e reforça-se o risco com o boleador ou caneta sem tinta, sobre uma superfície lisa e dura. "A sugestão é riscar sobre um vidro."

O próximo passo é virar a chapa de alumínio, já riscada, e rebaixar em torno do risco (por fora e por dentro), o que irá realçar o relevo. Virando a chapa pelo avesso novamente, reforça-se o desenho mais uma vez, a fim de corrigir possíveis imperfeições no relevo. Após o rebaixamento, utiliza-se uma escovinha de aço ou um pedaço de esponja de aço para retirar o brilho do alumínio e possibilitar que o betume fixe com mais facilidade. Com uma malha, retire o pó.

Aplique o betume da Judéia no alumínio. Deixe passar cinco minutos e retire o excesso de betume com o auxílio de uma malha. "Isso vai dar o efeito de ouro velho. Outra dica é que o efeito depende da forma como o pano é passado." Recorte em torno do desenho, deixando uma margem de mais ou menos 2 mm além do risco, para não atingir o relevo. Aplique verniz para fixação do betume no alumínio.

Coloque o desenho recortado na posição desejada na caixa e, usando um lápis, risque suavemente o contorno do mesmo para limitar a área onde será aplicada a cola de contato na caixa. Aplique, também, a cola de contato no verso do desenho. O próximo passo é juntar as partes, com o cuidado de não sair do limite do risco feito na caixa. Está pronta a peça útil e decorativa.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken