No lugar de c?psulas de rem?dios: frutas!
Conhe?a os milagres que elas podem fazer por sua pele

T?mara Lis
13/08/03

"A fruta ? um presente da natureza e tem um potencial energ?tico muito grande". A frase ? dita por quem entende do assunto. A esteticista Alcione Marocolo faz quest?o de enfatizar os benef?cios de uma alimenta??o rica em fibras para a beleza e sa?de da pele.

"As frutas s?o ricas em sais minerais, ?gua e vitaminas. S?o ricas em fibras que ajudam o funcionamento do organismo e a deixar a pele mais luminosa e sem erup?es", ressalta a esteticista.

Mas para quem acha que uma salada de frutas pode ser o rem?dio para todos os seus males, Alcione Marocolo alerta: "a fruta em si n?o vai resolver o problema de quem n?o tem uma pele bonita, mas vai ajudar muito. Com certeza, uma dieta saud?vel ? bem melhor para o funcionamento do organismo que ficar comendo alimentos ricos em gorduras e conservantes" explica.



Portanto, se voc? ? daquelas pessoas que n?o abrem m?o de uma sobremesa prefira uma salada de frutas a uma bala ou chocolate, afinal de contas ? muito mais natural e vai fazer um bem muito maior para sua pele.

Receita de beleza!
Alcione recomenda a ingest?o di?ria de pelo menos dois tipos de frutas. "H? diferen?as entre as frutas, por exemplo, as frutas c?tricas s?o ricas em vitamina C e fortalecem o sistema imunol?gico. J? o mam?o e a ameixa facilitam o funcionamento do intestino" exemplifica.

A banana ? rica em pot?ssio e, portanto, um ?timo alimento para quem pratica exerc?cios. J? o Abacate ? uma fruta rica em gordura, portanto n?o ? a fruta mais indicada para quem quer perder peso ou tem a pele muito oleosa.

Existem alimentos que s?o muito cal?ricos e para quem tem dificuldade na digest?o n?o s?o uma boa op??o.

Alcione lembra que ? preciso refor?ar que a pele ? um ?rg?o de excre??o e como tal vai colocar "para fora" as impurezas e excessos que forem ingeridos. Outro conselho importante ? n?o se deve misturar frutas doces com frutas ?cidas.

E para aqueles que t?m pregui?a de comer a fruta e preferem um bom suco natural, um conselho: existe sim diferen?a entre comer frutas e tomar sucos.

Pois quando voc? come a fruta "in natura" voc? est? ingerindo tamb?m as fibras e as cascas (embora haja controv?rsias entre comer ou n?o as cascas por causa do agrot?xico).

Cuidado especial com o que voc? come!
Antes de cair de boca na fruteira lembre-se: ? importante lavar bem antes de ingerir as frutas e retirar das frutas os locais que n?o estejam saud?veis, por exemplo, amassados ou escuros. ? bom escolher tamb?m frutas que estejam na ?poca e n?o aquelas que foram amadurecidas ? for?a.

Algumas frutas devem ser ingeridas no momento que forem abertas como, por exemplo, a ma?a (que se ficar muito tempo depois de cortada sem ser consumida passa por um processo de oxida??o pelo contato com oxig?nio, como se fosse uma ferrugem) e tamb?m a laranja e o lim?o que podem perder vitamina C se forem consumidos muito tempo depois de abertos.

Agora que voc? j? sabe como manter sua pele bonita e cheia de vida, aproveite sua pr?xima ida ? feira para fazer uma verdadeira, e deliciosa, "transforma??o".

Leia tamb?m:

  • O poder das frutas nos tratamentos de beleza
  • Tratamentos ? base de frutas, leite e mel
  • Que tal procurar no S? Sabor as receitas com as frutas que voc? mais gosta?