"Que tal n?s dois numa banheira de espuma?"
Banhos relaxantes que voc? pode preparar
em casa mesmo sem gastar muito

Deborah Moratori
17/09/03

Para dizer adeus ao estresse, para relaxar ou at? mesmo recuperar as energias... O que um bom banho n?o ? capaz de fazer? Na banheira ou na ducha, n?o importa, prepare o ambiente para aproveitar ao m?ximo este momento.

Selecione suas m?sicas preferidas, el?tricas e dan?antes para ficar animada, bem calminhas se a inten??o ? descansar. ? noite apague a luz e ascenda algumas velas, ou ent?o, um abajur. N?o economize nos detalhes e crie aquele clima!

Entre no banho sem pressa, como se tivesse todo o tempo do mundo para voc?... Um banho relaxante deve incluir espumas de banho, ?leos arom?ticos, p?talas de flores, principalmente na banheira. O banho energizante n?o dispensa uma boa ducha fria - morninha, se voc? n?o suporta ?gua fria - e o uso de ?leos de banho especialmente contendo c?nfora e algas marinhas.

Na banheira, umas gotinhas de ?leos essenciais relaxantes como o da camomila e o da lavanda transformam o banho numa sess?o de aromaterapia. Encontre uma posi??o confort?vel, inale os vapores e relaxe... Um delicioso banho relaxante e deixa o estresse e o cansa?o para tr?s. Confira a nossa dica:

Banho relaxante
1. Encha a banheira com ?gua morna. Se poss?vel, reduza um pouco a luz do ambiente.
2. Coloque uma m?sica bem relaxante.
3. Adicione cerca de dois copos de sal grosso e algumas gotas de ?leos essenciais relaxantes da sua escolha (rosa, ger?nio, alfazema, camomila).
4. Em uma posi??o confort?vel, relaxe bem o corpo, massageie sua pele com uma esponja e inale os vapores do banho.
5. Ao final do banho, depois de se secar, passe pelo corpo um hidratante com propriedades calmantes.

Propriedades terap?uticas
Um bom banho pode ser ainda mais relaxante com ingredientes que favorecem a pele e mandam a energia negativa para bem longe. Uma boa dica ? acompanhar o seu banho de banheira com um delicioso ch?. Al?m da sensa??o reconfortante, voc? tamb?m poder? usufruir das capacidades terap?uticas de cada planta.

A camomila, por exemplo, ? indicada para relaxar. A erva cidreira, ao contr?rio, possui propriedades t?nicas e regeneradoras. No caso, esse ch? ? perfeito para um banho energizante. Uma ta?a de vinho, conhaque ou champanhe ? bem-vinda em banhos acompanhados...

Para n?o errar a m?o, fique de olho nas propriedades de cada ingrediente e recompense seu corpo e sua alma:

  • alecrim - limpa profundamente a pele
  • mel - efeito hidratante
  • aveia - al?m da hidrata??o profunda, tem a??o levemente esfoliante

    Relaxando a tens?o
    Tomar um banho delicioso e ainda sair com a pele mais bonita e saud?vel. Nada melhor para levantar o astral, n?o ? verdade? Uma boa dica para um banho energizante s?o os sais efervescentes. Na banheira ou no chuveiro, provocam uma sensa??o maravilhosa no corpo! E voc? ainda pode fazer esses sabonetes em casa. Basta seguir nosso passo-a-passo...

    Clique aqui e confira!

    O "banho nosso de cada dia" tamb?m pode se tornar uma ?tima oportunidade para voc? cuidar da sua sa?de. Basta conhecer os benef?cios terap?uticos de cada ingrediente. No chuveiro, para estimular o organismo naqueles dias de mais pregui?a, experimente um banho frio e esfregue o corpo todo com uma bucha. Se falta coragem, tente se acostumar com uma ducha fria rapid?ssima no final do banho.

    Na banheira de hidromassagem, os jatos de ?gua concentrados s?o ideais para dores musculares localizadas. Sais de banho tamb?m ajudam a aliviar as dores. Prefira os que t?m subst?ncias emolientes e oleosas, para evitar o ressecamento da pele.

    ?leos de banho deixam a pele macia e hidratada. E as espumas s?o indicadas para deixar o corpo acetinado e tonificado. E n?o deixe de tomar uma chuveirada r?pida depois do banho na banheira. Al?m de revigorante, a ducha vai retirar naturalmente os res?duos das subst?ncias que voc? escolheu para se banhar.

    Para relaxar ainda mais: experimente colocar 15 gotas de ?leo essencial de flor de laranjeira na ?gua quente da sua banheira. Proteja os cabelos, enrolando-os numa toalha e esque?a tudo: fique neste banho de imers?o entre 10 e 15 minutos.

    Para repor as energias: prepare uma infus?o com flores de alfazema. Deixe tampada a mistura, descansando por alguns minutos. Coe, jogue na ?gua da banheira e fique em imers?o por uns 20 minutinhos.

    A ACESSA.com d? um banho quando o assunto ? beleza. Confira as nossas receitas para combater a ins?nia e a TPM, o banho do amor e o afrodis?aco e at? um banho anti-celulite. Clique aqui e veja!

    Leia tamb?m:

  • O prazer dos banhos
  • Ofur?: um banho de energia e sa?de