Bronzeamento a jato Saiba quais são os mitos e verdades sobre essa técnica de bronzeamento


Renata Cristina
Repórter
18/03/2007

Corpos a mostra e muito sol! As mulheres querem ficar bronzeadas no verão e fazem de tudo para dar aquele "up" no visual. Para quem não teve oportunidade de curtir uma praia ou piscina durante os dias ensolarados, o bronzeamento a jato é garantia de cor na certa.

Abandonar o branco total pode parecer mais fácil do que se imagina. O bronzeamento a jato representa uma opção rápida, segura e eficiente, segundo esteticistas, para quem quer apagar a "cara pálida" e levantar a beleza da pele dourada. Por ser um procedimento passageiro, muitas mulheres usam o jato para uma festa, data especial e até casamentos.

A técnica utiliza um spray com uma substância líquida marrom, que contém o mesmo princípio ativo dos autobronzeadores. A grande diferença entre o uso desses cremes e do jato é que a distribuição do produto é uniforme, evitando manchas e o escurecimento excessivo da pele em determinados pontos.

Com esguichos deste produto por todo o corpo, a parte superficial da pele, a epiderme, é estimulada a fixar a coloração desejada. A aplicação leva cerca de 20 minutos e, no final da seção, já é possível perceber o "bronze". "O resultado é imediato, no entanto, é indicado permanecer cerca de 40 minutos de biquíni para a cor fixar", recomenda a esteticista Mareni Ribeiro Marques.

A fórmula mágica dura cerca de uma semana a quinze dias, dependendo do empenho de quem se bronzeia para manter a cor. A hidratação da pele, diariamente, após o banho, e o uso de protetor solar podem prolongar o processo.

O aspecto da cor "laranja", questionado por muitas pessoas que passam pelo bronzeamento a jato, só ocorre se a substância for inadequada ao tipo de pele. "Isto não acontece quando o produto usado é de boa qualidade e aplicado sem excesso", esclarece a esteticista.

Em geral, as contra-indicações são mínimas, como em casos de gravidez, pele ferida e alergia a substância dihidroxiacetona, que é muito rara. Outra vantagem é a inexistência de irradiação solar, como acontece nas câmaras de raios ultravioleta, utilizadas na técnica de bronzeamento artificial. Logo não há o risco de câncer de pele ou envelhecimento.

Cuidados antes da aplicação
Foto do jato com jet bronze

Antes do bronzeamento a jato, é indicada uma esfoliação da pele no dia anterior, para retirar descamações e pequenas manchas. Uma bucha de tecido vegetal já contribui para "lixar" a superfície. O uso de hidratantes, filtro solar, desodorante, entre outros produtos tópicos, não deve ser feito antes de tomar o jato de bronze.

Se você têm dúvidas quanto a procedência do produto, certifique se ele é registrado no Ministério da Saúde. Embora não haja altos registros de alergias após a aplicação, você pode fazer aquele velho teste de sensibilidade atrás da orelha. Se houver irritação após dois dias, não faça o jato.

Algumas regiões sensíveis devem ser protegidas para evitar irritações, como no caso dos olhos. As áreas dos joelhos e cotovelos já são escuras naturalmente e podem levar quantidades menores do produto.

Antes de se bronzear, também é recomendado um banho para retirar a oleosidade da pele. Leve também uma roupa confortável, escura e mais folgada para vestir logo após a aplicação. Dessa forma, você evita que a substância se perca e manche sua roupa.

Cuidados após o bronze
Foto do jato com jet bronze

Após receber o jato de bronze, é preciso aguardar de seis a oito horas para tomar banho. Durante a primeira semana, não é indicado esfregar a pele com buchas e esfoliantes, para evitar a retirada da cor. Não há nenhum problema em tomar sol quando se está com a substância no corpo, no entanto, é indicado o uso do protetor solar. Quem tomar banho de mar ou piscina deve hidratar bem a pele.

Um detalhe importante e imprescindível: o cheiro do produto é semelhante ao de um xarope ou um remédio. Por isso, nem pense em fazer o jato uma hora antes de ir para uma festa. Você vai cheirar farmácia! Curta o bronze e arrase em qualquer estação.