Limpeza de pele deve ser orientada por especialista Aparentemente simples, o processo requer cuidados especiais,
adequados a cada tipo de pele

Marinella Souza
*Colabora??o
Madalena Fernandes
Revis?o
21/10/2008

N?o s?o raros os casos de pessoas que fizeram uma limpeza de pele do rosto e ao inv?s de melhorarem, acabam piorando, tendo manchas vermelhas, ard?ncia ou coceira como resultado. Segundo a m?dica especialista em medicina est?tica, Adriana Ritti (foto abaixo, ? esquerda), isso acontece porque pessoas sem preparo se arriscam a fazer esse procedimento.

"A simplicidade do processo leva as pessoas a se arvorarem a fazer e ? a? que acontecem os problemas", diz. Para a m?dica, o primeiro passo para se fazer uma limpeza de pele adequada ? procurar cl?nicas especializadas, com profissionais preparados e treinados para esse tipo de tratamento.

Antes de se fazer a limpeza, ? necess?ria uma avalia??o pr?via da condi??o da pele da pessoa, porque nem sempre existe indica??o. Adriana explica que a pele ? um ?rg?o muito complexo e caso esteja com les?es, como alergias ou acne externas, a limpeza n?o pode ser realizada.

A m?dica especialista em medicina est?tica, Maria Augusta Torres (foto abaixo, ? direita), alerta que, antes da limpeza propriamente dita, ? preciso fazer um tratamento cl?nico e domiciliar no caso de a pele estar com muitos cravos ou espinhas. Foto de Adriana Ritti "Em alguns casos, ? preciso o uso de produtos espec?ficos para que a limpeza de pele seja mais eficaz. Se voc? fizer a limpeza em uma pele muito lesionada, a dor vai ser muito grande e o resultado n?o vai ser o melhor."

Outro detalhe para o qual Adriana chama a aten??o ? quanto ? associa??o de produtos durante a limpeza de pele. Segundo ela, isso pode gerar processos al?rgicos s?rios, que deixam manchas no rosto.

Por que limpar a pele?

A limpeza de pele deve ser feita porque a pele se renova a cada 28 dias e a camada de c?lulas mortas permanece dando aspecto de uma pele mais grossa, oleosa e desidratada. Os objetivos desse tratamento s?o a elmina??o de impurezas, desobstru??o dos poros, retirada de c?lulas mortas e o n?o-surgimento de cravos e espinhas. Para isso, o especialista usa sabonete, vapor, produtos cicatrizantes, anti-s?pticos, m?scaras calmantes e protetor solar para finalizar.

Em cada tipo de pele s?o usados produtos pr?prios e ? comum o aparecimento de pequenas manchas vermelhas durante dois ou tr?s dias ap?s o procedimento. Espinhas tamb?m s?o normais, porque a limpeza mexe com as gl?ndulas. A periodicidade do tratamento depende do tipo de pele do indiv?duo.

Peles oleosas necessitam de uma limpeza mensal, enquanto as normais, secas e mistas, podem esperar tr?s meses para uma pr?xima sess?o. Feita a limpeza na cl?nica especializada, ? preciso que a pessoa fa?a a manuten??o do tratamento em casa. Isso envolve cuidados espec?ficos para cada tipo de pele.

Foto de Maria Augusta Torres As oleosas, por exemplo, devem ser lavadas duas vezes ao dia com sabonetes neutros e jamais devem ser expostas a cremes. Todos os produtos para esse tipo de pele, inclusive os filtros solares, devem ser ? base de gel.

Para as peles secas e normais, est? vetado o uso de sabonete porque eles retiram a oleosidade, mas as subst?ncias cremosas est?o liberadas, desde que sob orienta??o m?dica. Para as peles mistas, nem creme, nem gel; existe um produto chamado gel-creme que ? o mais indicado para esse tipo de pele.

Segundo Adriana e Maria Augusta, esses procedimentos s?o fundamentais porque evitam o surgimento de cravos e espinhas e mant?m a hidrata??o da pele. Adriana alerta para o risco de se usar produtos encontrados em farm?cia ou comprados de revendedoras, mesmo as de marcas consagradas. Sem a devida orienta??o, eles podem causar alergias ou mesmo manchas na pele.

Para Adriana, as pessoas deveriam incluir a limpeza de pele em sua rotina, assim como escovar os dentes ou tomar banho, mas ressalta que, caso a pessoa n?o fa?a, os efeitos s?o eminentemente est?ticos. "Para ser saud?vel, a pele n?o pode ser nem muito oleosa, nem muito seca, deve estar equilibrada", orienta.

Maria Augusta ensina que n?o h? idade espec?fica para come?ar a fazer esse tipo de tratamento e tamb?m n?o h? limite cronol?gico para o mesmo. "Normalmente, as preocupa?es com a pele surgem na puberdade, quando h? uma enxurrada de horm?nios que provocam as espinhas. E a pele mais velha fica mais bonita quando passa por uma limpeza", garante.

Profiss?o e limpeza de pele

Maria Augusta destaca que o tipo de trabalho que a pessoa exerce influencia na periodicidade da limpeza de pele, "porque influi na oleosidade da pele. Pessoas que trabalham em ambientes quentes, por exemplo, aumentam a oleosidade e aquelas expostas ao ar condicionado t?m a pele mais seca".

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o na UFJF