Pele bronzeada j? pode se beneficiar da depila??o a laser Assim como as peles negras, as bronzeadas j? possuem um aparelho espec?fico para realizar a redu??o definitiva dos p?los

Marinella Souza
*Colabora??o
12/12/2008

Vem chegando o ver?o, e a tend?ncia ? que os corpos fiquem cada vez mais dourados e... cabeludos??? N?o necessariamente. Para quem est? pretendendo aproveitar a proximidade da esta??o mais quente do ano para se livrar dos indesej?veis p?los que insistem em crescer pelo corpo, a? vai um alento.

Existe um tipo espec?fico de laser para as peles bronzeadas. E se voc? est? pensando que vai ter que gastar mais por isso, engana-se. A dermatologista Cristina Mansur garante que o pre?o ? o mesmo dos demais aparelhos. Os resultados tamb?m n?o se alteram, mas....

Como nada vem de gra?a, e para ficar bonita a mulher tem que sofrer, garantir a pele lisinha e bronzeada tem o ?nus da dor. "Esse aparelho d?i um pouquinho mais do que o outro", alerta a m?dica.

Isso acontece, porque o laser atua diretamente na melanina da pele. "? como se ele vaporizasse essa melanina, ent?o, quanto mais morena for a pele, mais melanina e mais dor", explica. Apesar disso, o procedimento ? seguro e garante uma boa redu??o dos p?los. Cristina explica que n?o se acaba definitivamente com eles, mas depois de algumas sess?es, os p?los que nascem s?o mais aceit?veis esteticamente.

Riscos e contra-indica?es

A t?cnica em enfermagem Adelaine Dias lembra que apenas pessoas com hist?rico de alergia ao sol n?o podem fazer o tratamento. Como explica Cristina, isso acontece "porque o laser repete um dos comprimentos de onda do sol". Portadoras de doen?as como lupus eritematoso, vitiligo, psor?ase e herpes ativo n?o podem fazer o tratamento.

"No caso de herpes, ? preciso fazer um tratamento antes", diz Adelaine. Cristina ressalta que n?o se pode aplicar o laser em cima de tatuagens e na barriga da gestante, porque a luminosidade pode incomodar o feto. No entanto, aplica?es nas outras regi?es est?o liberadas para as futuras mam?es, garante a m?dica.

Foto
  de aparelho de depila??o a laser Segundo a dermatologista, o n?mero de sess?es e o resultado dependem da cor da pele, da regi?o a ser tratada e das rea?es de cada organismo. Mas ? poss?vel definir algumas condi?es que levam a melhores resultados. "As peles mais claras, os p?los grossos e superficiais apresentam melhores resultados. Os p?los loiros, muito finos e de peles muito morenas s?o mais resistentes e, nem sempre, apresentam bons resultados."

Embora seja um m?todo seguro, como qualquer outro tratamento, a depila??o a laser oferece alguns riscos. Mas Cristina garante que s?o todos controlados e n?o h? risco de seq?elas definitivas. "Em alguns casos raros podem ocorrer edemas, crostas, p?stulas, bolhas e manchas transit?rias na pele que evoluem sem deixar seq?elas definitivas", explica.

Tamb?m h? relatos de algumas pessoas que reclamam do aumento de p?los depois das primeiras sess?es. Cristina informa que a conduta, nesses casos, ? continuar fazendo o tratamento, aumentando a energia aplicada na regi?o.

N?o h? uma idade limite para come?ar a fazer a depila??o a laser. "Meninas de sete ou oito anos que j? apresentem p?los no bu?o ou na perna j? podem fazer. O ideal ? que se comece o tratamento o quanto antes, porque quando os p?los ficam brancos e muito finos n?o tem jeito", diz.

Os pre?os

Segundo Adelaine o pre?o cobrado ? correspondente ao n?mero de disparos somados ? taxa de calibragem do equipamento. Portanto, quanto mais ?reas a serem tratadas, menor o pre?o. Esse valor est? diretamente relacionado ao tamanho de cada ?rea, ao tipo de p?lo e aos n?meros de disparos necess?rios para trat?-la.

"N?o para definir um pre?o fixo, mas uma ?rea pequena como o bu?o, por exemplo, fica, em m?dia, em R$ 75. Se a pessoa quiser fazer o corpo todo, por exemplo, fica mais ou menos em R$ 1.500", comenta.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o na UFJF