• Assinantes
  • Mulher

    Cores suaves devem predominar em maquiagem no verão O estilo clean vem com força total e a opção pelos produtos em pó é a dica para os dias de muito calor

    Aline Furtado
    Repórter
    26/9/2009

    A primavera mal chegou e a expectativa pela próxima estação do ano, o verão, já começa a ser percebida em tendências de roupas e de calçados. Com a indústria da beleza não é diferente. A maquiagem também dita tendências de moda para o verão, que chega no dia 21 de dezembro.

    A pele pede mais cuidado nos dias mais quentes, já que as pessoas ficam mais expostas ao sol. A maquiadora Liriana Lívia destaca a necessidade de cuidados intensos nessa época do ano. "É fundamental que haja cuidados, como hidratação e limpeza, que dão à pele um aspecto mais natural."

    Liriana destaca que a grande tendência é o aspecto clean da pele. "A intenção é corrigir as pequenas imperfeições, sem marcar muito. As cores estarão mais suaves, realçando a beleza natural do rosto. A pele deverá ter mais efeito do que cor." Brilho labial e blush em tons pêssego e laranja vêm com força total. No caso de eventos e à noite, é possível usar batons de cores mais marcantes, como o vermelho, por exemplo.

    Preparando a pele

    A preparação da pele é de grande importância e garante a fixação da maquiagem. Para limpar, Liriana usa um fluido de limpeza, em seguida, aplica um tônico, que fecha os poros e tem ação calmante. "É relevante lembrar o uso de filtro solar, que pode ser aplicado logo após a limpeza da pele."

    O próximo passo é o uso de um produto chamado primer, indicado para peles normais, que age na preparação para receber a maquiagem, deixando a pele com aspecto de veludo. Para as oleosas, o indicado é o fluido matificante, que absorve a oleosidade.

    O acabamento da pele é feito com a base e o corretivo, que tiram o brilho e não marcam as linhas de expressão. "O ideal é usar produtos de textura mais seca, em pó, por exemplo, já que cremes tendem a contribuir para que a pele fique oleosa devido ao calor." A aplicação deve ser feita com pincel, a fim de facilitar a fixação.

    Depois de feito o acabamento com a base e o pó, usa-se o pó bronzeador para dar um efeito de vivacidade ao rosto. "Não adianta usar pó mais escuro que o normal em vez de pó bronzeador porque o resultado é diferente," alerta.

    Antes Coretivo Sobrancelha
    Sobrancelha e olhos

    Nas sobrancelhas, aplica-se pó com pincel para corrigir falhas, além de definir. Antes da sombra, pode-se usar, nas pálpebras, um creme para fixação. Usando um pincel, deve ser feita uma bolinha de sombra no meio da pálpebra (foto abaixo à esquerda). O lado interior deve ser preenchido com uma sombra de cor mais clara. Já o lado exterior, com uma cor mais escura, realçando o efeito de profundidade do côncavo, o osso abaixo da sobrancelha. "Não usa mais marcar o lado exterior da pálpebra com a sombra mais escura em formato V."

    O próximo passo é a aplicação do lápis de olho. A dica é usar um marrom, que, segundo Liriana, voltou às ruas. "O lápis pode ser usado na raiz inferior dos cílios, o que ajuda a disfarçar bolsas abaixo dos olhos. É interessante utilizar um pincel para dar o efeito esfumaçado." O traço bem marcado na parte inferior dos olhos deve ser usado apenas à noite, assim como as sombras pretas.

    Complete com uma máscara preta ou marrom nos cílios superiores e inferiores, o que garante um aspecto de boneca. O produto dever ser à prova d'água para que não haja o risco de sair e borrar. "A marrom é mais indicada para peles mais claras." Para finalizar, utilize lápis da cor branca no interior dos cílios.

    Bola Sombra Lapis
    Bochechas

    "O uso de blush de forma marcada caiu de moda", afirma Liriana. O produto deve ser usado só para dar um efeito ao rosto. As cores em alta são o rosa, o laranja, o pêssego e o bronze. Em peles negras, é possível aplicar tons mais avermelhados e vinho.

    Boca

    Os batons seguem a tendência de cores mais claras. "O ideal é que se use o brilho durante o dia e que cores mais fortes sejam utilizadas à noite." Liriana dá a dica para evitar que os lábios rachem devido ao efeito do sol. "Pode-se aplicar hidratante labial na hora de dormir."

    Blush Final Produtos
    Mais dicas

    A maquiadora lembra que o uso do glíter e de muito brilho não são mais tendências. Deve-se optar por produtos cintilantes. "É possível destacar alguns pontos do rosto com pó iluminador. Esse é um efeito bacana, principalmente para a noite." Os pós podem ser aplicados na área de fixação dos óculos, próximo aos olhos.

    Para garantir que a oleosidade natural da pele não interfira na maquiagem, Liriana dá duas dicas. Os lenços matificantes, que podem ser usados no nariz e na testa, sem estragar a maquiagem. A outra dica é sobre retoques. "Não é necessário levar uma bolsa de produtos para retocar a maquiagem. Basta fazer o uso do pó adapt para retirar o excesso de brilho provocado pela oleosidade. Além do brilho e do batom."

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.