Cores vibrantes são bem-vindas em maquiagens para peles morenas e negras É possível usar desde cores mais sóbrias, como tons pastéis, até tonalidades vibrantes e coloridas, como azul, verde e rosa

Aline Furtado
Repórter
23/7/2011
Maquiagem

Muita gente pensa que há segredos na hora de definir as cores usadas em maquiagens para peles negras e morenas. Mas não é bem assim. A dica para esse tipo de pele deve obedecer aos cuidados que se referem a qualquer outra, ou seja, escolher os produtos adequados.

"Peles morenas e negras podem receber desde cores mais sóbrias, como tons pastéis, até tonalidades vibrantes e coloridas, como é o caso do azul, do verde, do rosa e por aí vai", ensina a maquiadora e cabeleireira, Laura Afonso.

Ela lembra que o primeiro passo para a maquiagem é preparar a pele. "Pode ser usado um pó, de tonalidade próxima à da pele, para uniformizar, tirar o brilho, conferir aspecto natural e até mesmo fixar as cores." Segundo Laura, caso existam imperfeições que precisam ser disfarçadas, deve-se usar base. Em seguida, use corretivo na região dos olhos, principalmente na pálpebra superior. "Ele ajuda a fixar a sombra. Dê preferência às cores mais claras que a pele, que não modificam a cor da sombra.

Pistache, azul, rosa e verde-piscina

Para mostrar o que é possível criar, usando cores em peles negras e morenas, Laura utilizou tonalidades como pistache, rosa, vinho, azul, verde-piscina, além cores mais escuras, como preto e marinho. Laura lembra que, para marcar bem o olhar, é importante escolher a cor que servirá como base da maquiagem, traçando, com uma cor mais escura, o canto externo e o côncavo. "Este procedimento faz com que o olhar fique aberto e ganhe profundidade. Para que a sombra fique bem fixada, a dica é molhar um pouco o pincel, isso reaviva a cor."

Sobre a região côncava, próximo à sobrancelha, aplique uma cor clara. Para finalizar, use o delineador e o rímel. "Uma dica para quem tem dificuldade de aplicar o delineador é posicionar um espelho sobre uma mesa, e olhar para baixo na hora de aplicar." Realce a sobrancelha com a ajuda de um lápis.

A maquiadora destaca que negras e morenas devem optar por cores escuras de batom. "Cores claras realçam mais. Então, se o lábio é mais volumoso e a intenção é chamar menos atenção para ele, opte por tonalidades escuras." Laura lembra, ainda, que a maquiagem pode ser finalizada com a aplicação de glitter, o que confere um ar mais sofisticado, podendo ser usada em festas e outros eventos noturnos. Para finalizar a maquiagem, basta passar, levemente, uma base corretiva, com auxílio de uma esponja ou cotonete. "O procedimento limpa e auxilia na retirada do excesso."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken