Carol Reis Carol Reis 2/05/2015

Entenda como é o processo de fazer sobrancelhas com micropigmentação

Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre micropigmentação, uma técnica muita usada nas sobrancelhas, que vem conquistando o mundo inteiro com resultados mais duradouros e naturais. Vou contar um pouco da história e benefícios desta arte.

O que é micropigmentação?

É a evolução da maquiagem definitiva ou tatuagem, prática esta que é milenar, já usada como forma de expressão ou diferenciação social. Popularizou-se nos Estados Unidos nos anos 90 como aplicação médico-estética. Com o passar do tempo, os pigmentos foram diluídos em micro partículas, originado o nome de micropigmentação. Estudos mostraram também que o pigmento é depositado na derme, daí veio o nome dermopigmentação mas que na pratica é a mesma coisa.

Hoje esta técnica é usada em sobrancelhas, olhos, boca, mama e capilar, com a finalidade de correção de falhas, cicatrizes e realce da cor. Aqui vamos explicar como esta técnica funciona para sobrancelhas.

Dentro da micropigmentação temos duas técnicas:

A esfumada ou compacta que preenche o desenho por inteiro e agrada geralmente um público mais jovem, que gosta de uma sobrancelha mais marcante. E a fio a fio onde são feitos fios imitando a sobrancelha, sugerindo mais leveza e naturalidade. Super tendência! Ambas técnicas, quando feitas por profissionais capacitados, com materiais adequados, conferem ótimos resultados.

Como é realizado o procedimento?

É usado um aparelho chamado dermógrafo, parecido com o de tatuagem. Leva uma agulha na ponta que introduz o pigmento na primeira camada da pele. Antes de iniciar o procedimento, é feita uma avaliação e um esboço do desenho com lápis. Após aprovação do cliente dá-se início ao trabalho.

Tem contra indicação?

Sim. Diabéticos, hipertensos, menores de idade, anêmicos, gestantes e lactantes, além de pessoas com tendência a queloide, ou com alguma doença de pele.

Qual a durabilidade?

Varia de 6 a 18 meses dependendo do cuidado e tipo de pele.

Vantagens da micropigmentacao para os demais procedimentos.

  • Maior durabilidade.
  • Diminuir com maior precisão as assimetrias.
  • São usados pigmentos marrons e tons de castanho que se apagam com o passar do tempo, ao contrário dos pigmentos de tatuagem que são escuros e que com o tempo ficam azuladas, esverdeadas ou arroxeadas.
  • Você já tem um desenho pronto, não sai com água ou suor, precisa apenas alinhar os pelos que nascem fora do desenho, podendo dispensar o uso de lápis e hena.
  • O fato do procedimento ser semi-definitivo te dá a possibilidade de reajustar a cor e desenho, uma vez que nossa pele sofre mudanças ao longo do tempo como flacidez, rugas e ptose.

Na busca incansável por sobrancelhas naturais e perfeitas, foi resgatada uma técnica milenar onde era usada cana de bambu como instrumento de tatuagem. Adaptada aos tempos atuais, foi desenvolvido o tebori, uma espécie de caneta que leva na extremidade micro agulhas chanfradas, possibilitando fazer fios longos finos e preciso, com poucas passadas. A esta técnica deram o nome de microblading. O resultado agrada principalmente quem quer ter uma sobrancelha definida com suavidade por mais tempo, é mais rápida e menos dolorida.

Beijocas a todos e até a próxima, onde iremos falar sobre massagem.

Realizo atendimento no salão Jesus & Ulisses
Rua Oscar Vidal, 245 - Centro.
Tel: (32) 8854-2558 / 3213-3961.


Carol Reis é formada em estética e cosmetologia pelo INCISA|IMAN. Nasceu em Belo Horizonte e mora em Juiz de Fora. Especialista em estética facial e micropigmentaçao de sobrancelhas.

Meu maior prazer é levar beleza e auto estima para as pessoas. Sou apaixonada pelo meu trabalho e é com um imenso prazer que agora sou colunista do Portal ACESSA.com. Quero compartilhar um pouco do meu conhecimento com vocês.

ACESSA.com - Entenda como ? o processo de fazer sobrancelhas com micropigmenta??o