Carol Reis Carol Reis 30/05/2015

Descubra os benéficos estéticos e terapêuticos da massagem

Olá, pessoal! O nosso tema hoje será massagem. O termo vem do grego antigo que, traduzindo, significa "amassar". A prática é tão antiga quanto o homem, umas das formas mais primitivas e intuitivas de tratar.

Ao longo de milênios, cada cultura desenvolveu seu próprio estilo de massagem. Algumas técnicas são utilizadas até hoje, mas ainda assim a massagem não estacionou no tempo e novas técnicas foram surgindo. Esta pratica é aplicada principalmente por massoterapeutas, esteticistas e fisioterapeutas, podendo ser divididas, basicamente, em duas modalidades: estética e terapêutica.

As massagens estéticas, feitas manualmente ou com aparelho, tem a finalidade de esculpir o corpo com manobras modeladoras, auxilia nos tratamentos de celulites, flacidez, gordura localizada, edemas e, de quebra, ajuda na hidratação. São utilizados produtos umectantes com princípios ativos, que ativam a circulação, provocam hiperemia ou crioterápicos.

Para um bom resultado é necessário realizar, no mínimo, duas vezes por semana. Se aliada à uma alimentação balanceada e atividade física, potencializa ainda mais os resultados. Podemos citar, como exemplo, a massagem redutora com movimentos vigorosos e modeladores, a drenagem linfática, técnica onde são feitos movimentos suaves que melhoram edemas e auxiliam na desintoxicação celular, muito utilizada em pós operatório no auxílio da cicatrização, e a lipomassagem, que mistura movimentos da redutora e da drenagem.

As massagens terapêuticas são muito procuradas, a princípio, como alívio para tensões musculares e dores, problemas estes causados muitas das vezes por posturas inadequadas, esforços repetitivos e sedentarismo. Num primeiro momento, a massagem atua no corpo físico oferecendo uma sensação de relaxamento, melhorando a circulação sanguínea e liberando toxinas presas nos músculos. O que muitos não sabem é que o desbloqueio físico abre uma porta para o desbloqueio emocional: nosso corpo fala! Muitas de nossas dificuldades emocionais como raiva, solidão, medo e ansiedade refletem em nossa postura e expressão corporal. O toque faz o massageado sentir acolhido, aliviando sua carência afetiva. Isso reduz significativamente o cortisol, hormônio do stress, aumenta o número de linfócitos (células do nosso sistema imunológico), regula o intestino, corrige posturas rígidas e reequilibra nossa energia. É um momento ideal para esquecer dos problemas e pensar no seu bem estar, ótima aliada a nossa saúde física e mental.

Dentro das massagens terapêuticas podemos citar:

Ayurvédica: além de utilizar fitoterapia e yoga, trabalha as articulações, cadeias musculares, mesclando toques profundos e suaves. Altamente relaxante, restabelece o equilíbrio físico e psíquico.

Reflexologia: são estimulados pontos específicos dos pés que correspondem a cada órgão do corpo, combatendo o estresse, melhorando a irrigação sanguínea, renovando as energias físicas e mentais.

Shiatsu : técnica de manobra com os dedos, utilizada para reequilíbrio energético.

Tuina: é uma massagem baseada no princípio da medicina chinesa, onde são trabalhados pontos específicos sobre meridianos e de acupuntura, atuando no sistema nervoso, reprodutor, digestivo e circulatório.

Para quem nunca experimentou vale a pena conhecer! É um investimento prazeroso, e de retorno muito compensatório. Gostaria de citar uma profissional de nossa cidade, a Janice Pizziollo, massoterapeuta há mais de 20 anos, e profunda conhecedora da área, que associa ao seu trabalho técnicas de acupuntura, aurículo e terapia quântica. Ela realiza atendimentos no salão Jesus e Ulisses, na rua Oscar Vidal, 245 - Centro. O telefone é 3212-3961.

Encerramos aqui nosso tema de hoje espero que tenham gostado! Beijocas para todos e até a próxima, onde vamos falar sobre cuidados com a pele.


Carol Reis é formada em estética e cosmetologia pelo INCISA|IMAN. Nasceu em Belo Horizonte e mora em Juiz de Fora. Especialista em estética facial e micropigmentaçao de sobrancelhas.

Meu maior prazer é levar beleza e auto estima para as pessoas. Sou apaixonada pelo meu trabalho e é com um imenso prazer que agora sou colunista do Portal ACESSA.com. Quero compartilhar um pouco do meu conhecimento com vocês.

ACESSA.com - Descubra os ben?ficos est?ticos e terap?uticos da massagem