Nome do Colunista Carol Reis 6/07/2015

Entenda como cuidar da pele sem precisar de tratamentos sofisticados

peleOlá, pessoal! Hoje vamos falar sobre a pele, que é o maior órgão do corpo humano. Nossa pele tem funções muito importantes que muitos desconhecem, como proteção, sensibilidade, termo regulação, dentre outras. Ela também evidencia nossa idade e a partir do nascimento já entramos em contagem regressiva para o envelhecimento.

Todo descuido durante a juventude aparece na velhice. Hoje, vejo poucas pessoas cuidarem da pele de forma adequada, certos hábitos contribuem para o envelhecimento precoce, como expor-se excessivamente ao sol sem proteção, dormir de maquiagem, tabagismo, insônia, alimentação não balanceada. Todo esse descuido começa a dar sinais a partir dos 30 anos com aparecimento de manchas e linhas de expressão.

Para cuidar da maneira correta, precisamos primeiro saber qual o nosso tipo de pele. Existem basicamente três tipos, que são a oleosa, mista e seca. Vou dar algumas dicas para avaliar a sua:

Pele seca: é uma pele mais fina, pode apresentar escamação, aspecto apergaminhado e esbranquiçado, aparentemente envelhece mais rápido.

Pelo oleosa: apresenta poros dilatados, brilho excessivo e tendência a cravos e acne.

Pele mista: apresenta a zona T do rosto (testa, nariz, queixo) oleosos e o restante seco.

Seguem algumas dicas para ter uma pele mais saudável:

Os cuidados básicos são limpeza, hidratação e fotoproteção.

Limpe a pele duas vezes ao dia, manhã e noite. Para o rosto, use um sabonete especifico, de preferência o liquido, que é mais higiênico.

Use um bom demaquilante, principalmente, para área dos olhos, onde é mais difícil remover.

Esfoliar a pele uma vez por semana ajuda a remover o excesso de células mortas e na renovação celular.

águaHidratação: existem duas formas de hidratar a pele, beber água e usar hidratantes. Uma não substitui a outra. Após o banho é o melhor momento para usar o hidratante, pois os poros estão mais dilatados por causa do vapor. Mesmo a pele oleosa precisa de hidratação, use hidratantes oilfree e beba bastante água durante todo o dia.

Nos lábios, use manteiga de cacau. Para peles secas e regiões ressecadas como mãos, pés e cotovelos hidrate diariamente, de vez em quando não resolve.

Para aquelas que usam maquiagem todos os dias, o uso do primer ajudar a selar a pele dificultando a absorção e facilitando a remoção.

O protetor deve ser usado sempre que houver exposição solar no período de 10h ás 16h, mesmo no inverno, pois os raios UVA e UVB são feixes de luz e não calor como alguns pensam.

pelePara remoção de cravos e milions procure uma esteticista, não fique espremendo por conta própria, pois pode machucar e manchar a pele.

Evite bucha, banho muito quente e prolongado, isto retira a proteção natural da pele.
Alimentação balanceada e descanso são também ótimos aliados da pele.

Portanto, comece hoje a cuidar da sua pele com simples mudanças de hábito que podem te deixar com uma pele mais jovem por mais tempo.

E hoje ficamos por aqui até mês que vem, beijocas!


Carol Reis é formada em estética e cosmetologia pelo INCISA|IMAN. Nasceu em Belo Horizonte e mora em Juiz de Fora. Especialista em estética facial e micropigmentaçao de sobrancelhas.

Meu maior prazer é levar beleza e auto estima para as pessoas. Sou apaixonada pelo meu trabalho e é com um imenso prazer que agora sou colunista do Portal ACESSA.com. Quero compartilhar um pouco do meu conhecimento com vocês.

ACESSA.com - Entenda como cuidar da pele sem precisar de tratamentos sofisticados