Carol Reis Carol Reis 13/10/2015

Depilação: conheça os métodos e seus benefícios

Depilar é um habito que varia conforme cada cultura. Ele consiste na retirada dos pelos pela raiz ou superfície da pele, sendo praticado principalmente por mulheres. Mas, recentemente, muitos homens têm aderido a esta prática, visto que até mesmo fazer a barba é uma forma de depilação.

A depilação tem finalidade estética, de higiene e limpeza. O período entre uma depilação e outra deve ser respeitado, pois caso contrário, pode ocasionar em manchas e foliculites. As regiões corporais mais depiladas são as sobrancelhas, as axilas, as pernas e regiões genitais para mulheres, enquanto que para os homens são as costas, o peito, o abdome, as pernas, as orelhas, o nariz e a virilha.

Como existem vários métodos, vou sugerir alguns aqui. Lembro que eles podem variar conforme a região e o gosto de cada um. São eles:

  • Cera: um dos métodos mais populares, podendo ser tanto quente ou fria. Indicada para pelos mais grossos, já que no caso da cera quente, o calor abre os poros e facilita a retirada dos pelos. A cera é aplicada no sentido de crescimento do pelo e arrancada contra, removendo os pelos pela raiz em uma quantidade maior e sendo menos dolorido. Tem durabilidade de duas a três semanas. A cera usada deve ser descartada, pois estará contaminada com mucosas, e células mortas e não terá a mesma eficiência sendo reaproveitada.
  • Linha: é um método útil para quem tem alergias e peles sensíveis. Consiste em rolar uma linha de algodão sobre o pelo, que é arrancado pela raiz. O método retira até os pelos mais finos, além de preservar a pele.
  • Creme depilatório: é aplicado uma camada generosa de um creme consistente, que amolece e dissolve o pelo sem afetar sua raiz, por isto voltam a crescer mais rapidamente. Por outro lado, os cremes depilatórios são mais suscetíveis a causar alergias e dermatites de contato deve ser evitado nas regiões de mucosas, olhos e boca.
  • Lâminas descartáveis: muito usada principalmente por homens ao se barbear e por algumas mulheres, que optam pelo método devido a facilidade e rapidez. Para um melhor resultado, é aconselhável passar a lâmina no sentido oposto ao crescimento dos pelos. Como ela não arranca os pelos pela raiz, após dois ou três dias eles voltam a crescer novamente. Apesar de prática, a lâmina resseca bastante a pele, pois raspa um pouco das células epiteliais e deve ser usada com cuidado, principalmente quando estão novas.
  • Depilações a laser: método mais pratico e duradouro, porém, não elimina 100% dos pelos de forma definitiva. O resultado depende do número de seções, tipo e tom da pele e cor do pelo. Isso acontece porque o laser é absorvido pelo pigmento marrom encontrado nos pelos e o calor gerado pela luz "torra" o folículo, causando grande dano que pode ser permanente ou não, dependendo da intensidade da energia que atinge o pelo. Pessoas de pele clara com pelo escuro costumam ter os melhores resultados, já que a luz tende a ser absorvida preferencialmente nos pelos. Em pessoas com pele escura, o tratamento deve ser mais cuidadoso, porque a pele ao redor do pelo também apresenta pigmento marrom e pode absorver a luz, fazendo uma menor quantidade de energia atingir o pelo e podendo causar queimaduras ou aparecer manchas na pele ao redor. 
    Normalmente são necessárias, pelo menos, cinco sessões para que os resultados sejam significativos. A quantidade total pode variar de pessoa por pessoa. Nem todos os casos adquirem o efeito definitivo, mas de forma geral, há uma diminuição dos pelos tratados, sendo necessária uma sessão extra em intervalos de 8 a 12 meses para manter o resultado.

Segue algumas dicas:

  • Esfolie e higienize a pele antes de depilar;
  • Evite tomar sol e roupas muito apertadas após depilação;
  • Para axilas, não use desodorante por 24hrs;
  • Nunca depile uma região que esteja ferida ou tenha varizes;
  • Hidrate a pele diariamente. Isto ajuda o pelo a romper a pele com maior facilidade, diminuindo os pelos encravados.

E hoje ficamos por aqui! Beijocas e até mês que vem.


Carol Reis é formada em estética e cosmetologia pelo INCISA|IMAN. Nasceu em Belo Horizonte e mora em Juiz de Fora. Especialista em estética facial e micropigmentaçao de sobrancelhas.

Meu maior prazer é levar beleza e auto estima para as pessoas. Sou apaixonada pelo meu trabalho e é com um imenso prazer que agora sou colunista do Portal ACESSA.com. Quero compartilhar um pouco do meu conhecimento com vocês.

Depilar é um habito que varia conforme cada cultura, consiste na retirada dos pelos pela raiz ou superfície da pele, é praticada principalmente por mulheres, mas recentemente muitos homens tem aderido a esta pratica pois até fazer a barba

também é depilação. A depilação tem a finalidade estética, de higiene e limpeza, o período entre uma depilação e outra deve ser respeitado pois caso contrário pode ocasionar em manchas e foliculites. As regiões corporais mais depiladas são sobrancelhas, axilas, pernas, e regiões genitais para mulheres, para os homens costas, peito, abdome, pernas, orelhas, nariz e virilha.

Existem vários métodos; aqui vou sugerir alguns, que podem variar conforme a região e o gosto de cada um, são eles.

Cera: um dos métodos mais populares podendo ser quente ou fria, indicada para pelos mais grossos, no caso da cera quente o calor abre os poros e facilita a retirada dos pelos, a cera é aplicada no sentido de crescimento do pelo e arrancada contra, remove os pelos pela raiz em uma quantidade maior sendo menos dolorido. Tem durabilidade de 2 a 3 semanas. A cera usada deve ser descartada pois estará contaminada com mucosas, e células mortas e não terá a mesma eficiência sendo reaproveitada.

Linha: é um método útil para quem tem alergias e peles sensíveis, consiste em rolar uma linha de algodão sobre o pelo que é arrancado pela raiz, retira até os pelos mais finos, além de preservar a pele.

ACESSA.com - Depila??o: conhe?a os m?todos e seus benef?cios