• Assinantes
  • Saiba como cuidar dos pés

    Carol Reis Carol Reis 11/03/2017

    Os pés são a base de sustentação do nosso corpo, trabalham o dia inteiro e por isto merecem cuidados especiais e descanso. Independente da estação do ano, é importante manter os pés e unhas em excelentes condições. Por isso, para compensar o desgaste natural, é fundamental mudar alguns hábitos e adotar medidas simples, que podem evitar complicações futuras.

    Seguem algumas dicas:

    • Lave os pés com agua e sabão, assim você retira o suor, sujeiras e bactérias. Dê uma atenção especial entre os dedos, em seguida seque-os pés com toalha. Você também pode separar uma escova pra limpar as unhas, no verão é comum acumular mais sujeira devido ao uso de rasteirinhas.
    • Hidrate os pés diariamente eles ficaram mais macios e evitar rachaduras. Você pode usar cremes à base de ureia
    • Use o calçado ideal para cada ocasião: no verão, use calçados mais frescos, que permita que o pé respire, caso contrário você corre o risco de contrair odores ou infecções fúngicas. Já no inverno, mantenha-os aquecidos para evitar ulcerações por conta do frio.
    • O chulé é um problema que muitas pessoas enfrentam, já que os pés suam mais que o resto do corpo e tendem a abrigar bactérias que produzem um odor desagradável. Para evitar este problema, experimente trocar as meias sempre que ficarem úmidas, mantenha seus sapatos limpos e troque o calçado pelo menos a cada dois dias. Usar talco ajuda diminuir a umidade.
    • Não é uma boa ideia tomar banho descalço em banheiros públicos. Os chuveiros são ambientes úmidos que podem abrigar bactérias. Também é importante não compartilhar nenhum tipo de calçado com outra pessoa.
    • Corte as unhas corretamente, isto ajuda a mantê-las saudáveis e fortes. Corte-as de modo reto, em vez de cortá-las arredondadas na extremidades, você deve evitar corta-las muito curtas, isto pode deixa-las encravadas e com infecção. Não esqueça da cutícula, não é bom tira-las, mas se você quiser é possível aplicar óleo para amaciar e hidratar extremidades duras. Com um palito você pode empurrar, mas não empurre demais, pois corre o risco de expor seus pés a possíveis infecções.
    • Se você fica em pé por muito tempo, uma massagem pode ajudar a relaxar. Outra opção é deixá-los de molho em uma bacia com agua morna e sal grosso.
    • Unhas encravadas são um problema comum, que você pode tratar em casa. Porém, tenha cuidado com os instrumentos utilizados, pois uma unha encravada pode infeccionar com facilidade. Comece aparando a unha em linha reta e delicadamente erga a parte encravada e coloque uma bolinha de algodão para evitar que a unha encrave mais ainda, troque o algodão todos os dias até que o problema seja corrigido. Se perceber qualquer sinal de infecção, vá ao medico.
    • Trate os fungos no pé. Se tiver erupção cutânea e coceira, há chances de ser pé de atleta. Há varias pomadas de venda livre que podem ser usadas com sucesso. Só use seguindo as instruções até que os sintomas desapareçam e, se não melhorar, procure um médico.
    • O joanete ocorre quando o osso de um dos lados do pé sofre um trauma e começa a crescer exageradamente. Joanete geralmente é genético, mas pode ser causado por uso de sapatos bicudos (com salto alto e sapatilhas) e, neste caso, use almofadas nele para evitar atrito com o calçado. Garanta que seus calçados não estejam causando problemas e pense em uma cirurgia caso não tenha mais nada que possa fazer.
    • Se você tiver diabetes, tome cuidado ao esfoliar, cortar as unhas ou empurrar as cutículas. Não se machuque para evitar risco de infecções.

    Estes são alguns produtos que podem ser usados nos cuidados dos pés.

    E hoje ficamos por aqui beijocas a todos e até mês que vem.




    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.