Terça-feira, 23 de novembro de 2010, atualizada às 16h04

Prefeitura vai destinar R$ 500 mil para programação e decoração natalinas

Aline Furtado
Repórter
Prédio da Funalfa

Durante entrevista coletiva, realizada nesta terça-feira, 23 de novembro, o superintendente da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Toninho Dutra, informou que a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai investir R$ 500 mil em decoração e programação natalinas.

A ideia é manter as estruturas utilizadas no ano passado. "A decisão foi tomada a partir da avaliação da própria população a respeito da decoração, mas pretendemos aumentar o número de áreas decoradas, mantendo a estrela como elemento principal."

Ao todo, serão utilizadas 387.200 lâmpadas e mais de mil estrelas, que serão montadas em ruas, praças e prédios da cidade. A montagem da decoração foi iniciada na última semana e deve ser finalizada até o próximo dia 30. "Entre as alterações na ornamentação, em comparação com a utilizada no ano passado, temos o móbile na Rio Branco, que será dobrado, ou seja, terá dois lados, além da nova roupagem dos anjos que enfeitarão o prédio da Funalfa", explica Dutra.

A PJF ficará responsável pela decoração do prédio do Executivo, localizado na avenida Brasil; pelo conjunto da Praça Antônio Carlos, formado pelo Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), e pela sede da Secretaria de Educação (SE). Entre as vias que vão receber ornamentação estão a avenida Rio Branco, entre a Independência e a ponte do Manoel Honório; a rua São João; a Halfeld e a Marechal Deodoro. A decoração do Paço Municipal, que abriga a sede da Funalfa, na avenida Rio Branco, ficará por conta de uma empresa privada.

"Treze árvores gigantes serão distribuídas por bairros da cidade onde existem pontos de entrada e centros de entroncamento." Os locais contemplados são Bom Pastor, Grama, Manoel Honório, Parque da Lajinha, Poço Rico, Retiro, Salvaterra, Santa Luzia, Bosque do Imperador, Cascatinha, Valê do Ipê, Vitorino Braga e Barbosa Lage (ver mapas).

O Parque Halfeld, o Castelinho da Cemig e o Cine-Theatro Central também serão decorados, sendo que a montagem e a manutenção ficarão a cargo da Cemig. Nestes pontos, serão usadas 149 mil microlâmpadas e mais mil metros de mangueira.

Assim como no ano passado, o Parque Halfeld vai abrigar a Árvore Cantante. A estrutura vai servir como espaço para apresentação de corais e grupos musicais da cidade. As apresentações serão realizadas entre os dias 3 e 18 de dezembro, sempre à noite, exceto aos domingos e às segundas-feiras. A tradicional Cantata de Natal está agendada para o dia 3, às 20h, e marcará a abertura das comemorações natalinas da cidade. Na ocasião, estarão reunidas 124 crianças do Programa Curumins, além de 40 idosos, integrantes do Pró-Idoso. O grupo volta a se apresentar no local no dia 8.

Também para o Parque Halfeld, estão previstas a instalação de 240 estrelas, a montagem de um presépio com peças de quatro metros de altura e de dois quiosques. Os espaços irão abrigar o Papai Noel e oito duendes, que ficarão responsáveis por brincadeiras e contação de histórias. As visitas poderão ser feitas entre os dias 4 e 24, das 9 às 21h.

CCBM Calçadão da Halfeld
Natal e meio ambiente

A exemplo do ano anterior, a partir do dia 3, o Ônibus de Natal vai percorrer bairros da cidade e áreas da zona rural para apresentações do Coral das Escolas Municipais. Durante as visitas, serão distribuídas, aos espectadores, mudas de plantas e um cartão de Natal com os dizeres "Plante a paz. Cultive a paz". A previsão é distribuir, até o dia 23, quatro mil mudas. As apresentações serão realizadas de segunda a sexta-feira, entre 18 e 22h, e aos sábados e domingos, das 14 às 22h.

Réveillon

Para a noite de virada de ano, serão montados pontos de queima de fogos em diversos locais da cidade, como no Morro do Cristo, no prédio da PJF, no bairro Grama e na Zona Norte.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken