Mulher
Sobrancelha: a moldura dos olhos
Conheça as técnicas que vão deixar a sua perfeita

Deborah Moratori
24/03/03

Grossas, curvadas, fininhas. O que importa é que as sobrancelhas são a moldura dos olhos. E é incrível como uma sobrancelha bem delineada faz a diferença.

Além de dar um aspecto mais clean à aparência, sobrancelhas com tracejado bem feito são fundamentais para o bom resultado de uma maquiagem. E se você não foi abençoada como a atriz charmosíssima, Malu Mader, referência nacional quando o assunto é sobrancelha, a solução é recorrer a um profissional.

Questão de vida ou morte
Ao menos na primeira vez que se vai modelar as sobrancelhas, é preciso procurar um especialista para que ele as defina em harmonia com seu rosto. O ideal é que você conheça o trabalho desse profissional. Então procure informar-se com suas amigas, vizinhas e, até mesmo na rua, não hesite em perguntar, "onde você faz sua sobrancelha?", se deparar com sobrancelhas perfeitas no meio do caminho. Assim fica mais difícil errar.

A técnica para obter sobrancelhas bonitas é simples. Não requer nenhum aparelho sofisticado. Bastam uma pinça, um chumaço de algodão, escovinhas próprias e um creme hidratante.

Importante dizer é que sempre se deve levar em conta o traçado natural e se guiar por ele. O melhor é que um profissional seja o primeiro a fazer esse trabalho, depois é só seguir o modelo. Dessa forma, você não corre o risco de arrancar pêlos a mais, nem de deixar as sobrancelhas desiguais. Lembre-se de que os pêlos demoram uns 15 dias para crescerem de novo e, quando são muito arrancados, tendem a desaparecer.

Faça você mesma
Se você prefere moldar suas sobrancelhas em casa mesmo, para não errar, Fique atenta às nossas dicas.

O primeiro passo é escolher um espaço bem iluminado. Você precisa enxergar bem o seu rosto, com todos os detalhes para não errar.

Escolha também um bom espelho para ver o que você está fazendo, certo? Se você tiver um daqueles espelhos com apoio e um lado que aumenta seu rosto refletido, ótimo.

Agora vamos escolher a pinça certa. Prefira aquelas com a ponta em corte diagonal e o cabo maior. É que, como elas acompanham o sentido do pêlo, você consegue segurar melhor a pinça e arrancar os teimosos mais facilmente
www.fujicosmeticos.com.br sem o pêlo quebrar.

Antes de começar, é legal medir onde começa e onde termina sua sobrancelha. Use um lápis para fazer isso. Observe o contorno das duas sobrancelhas. Posicione o lápis reto, encostando-o na aba do nariz para marcar o início da sobrancelha. Para saber onde a sobrancelha deve terminar, deite o lápis, alinhando-o até o canto externo do olho. Marque sua pele com um lápis de olho se achar mais seguro. Olhe o desenho e prepare-se para o passo-a-passo:

Sobrancelhas perfeitas

1. Passe um creme de limpeza nas sobrancelhas, já que este tipo de produto abre os poros, facilitando a depilação. Depois disso, comece a tirar os fios.

2. Nas sobrancelhas, ao contrário das pernas, os pêlos são puxados no sentido em que eles nascem, senão você pode machucar a sua pele.

3. Descubra exatamente onde estão os pelinhos a mais. Tire apenas os pelinhos que estão em excesso sob as sobrancelhas.

4. Já terminou? Então use sua escovinha para penteá-las e saber como ficou o resultado.

5. Caso você perceba que a parte superior está desigual, com alguns pelinhos espetados, corte-os um pouquinho com uma tesoura pequena. Atenção: é bem pouquinho mesmo!

Depois de 15 dias, o pêlo removido já vai ter crescido um pouquinho. Dessa forma fica fácil de saber quais são os pelinhos em excesso e você não vai correr o risco de tirar nenhum a mais.

Para a sobrancelha não ficar descabelada, use rímel incolor quando sair de casa. E, se a sobrancelha for falhada, para dar o retoque final, preencha os espaços com sombra. Use sempre uma sombra mais clara do que as sobrancelhas. Se forem pretas, opte por sombra marrom. Pegue um pincel chato e dê uma leve esfumaçada nas falhas.

Se o caso é uma falha leve, a sombra resolve, mas para quem perdeu a sobrancelha ou têm os pêlos muito ralos, pode recorrer ao processo da micropigmentação ou da maquiagem definitiva.

Micropigmentação
A micropigmentação é um método que visa a corrigir sobrancelhas falhadas ou sem pêlos, lábios defeituosos ou sem cor e, até mesmo substituir, em alguns casos, a maquiagem convencional.

Através da técnica pigmentos são depositados sob a pele. O efeito da micropigmentação pode durar muitos anos, mas a renovação celular constante da pele e o efeito direto dos raios solares contribuem para o desbotamento do pigmento que deve ser retocado.

Como qualquer trabalho estético, a micropigmentação deve ser feita por profissioniais bem treinados e experientes, que tenham conhecimento sobre pele, cores, técnicas, desenhos, entre outras coisas.

Para sempre
A técnica da maquiagem definitiva é semelhante à da tatuagem convencional. Ao contrário da micropigmentação, a maquiagem definitiva dura para sempre. "Por isso é necessário muita cautela na escolha do profissional", diz a auxiliar, Aline de Almeida, do studio Carlos Tattoo. "Para encontrar o feitio mais natural de sobrancelha, é importante estudar o formato do rosto da pessoa, o tom de pele e cabelo, antes de fazer a maquiagem permanente. Uma série de testes é realizada", explica. Tudo isso para evitar arrependimentos...

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.