Por

Com?rcio da saudade Floriculturas preparam-se para vender at? 100% a mais no Finados. Cris?ntemo continua sendo a flor mais vendida

Fernanda Leonel
Rep?rter
01/11/2006
Se o assunto ? flor, confira as dicas do portal ACESSA.com para deixar suas flores mais bonitas. Aprenda truques de poda e irriga??o para suas flores durarem mais tempo



Com a chegada do feriado desta quinta-feira, dia 02 de novembro, tem muita gente j? sorrindo ? toa. ? s? dar uma volta pelo centro da cidade para ter certeza: a rotina de v?rias floriculturas de Juiz de Fora j? est? diferente, e o visual delas tamb?m. Cris?ntemos pelas portas e no dom?nio das prateleiras parecem anunciar a temporada de bons neg?cios.

Quem j? ? "macaco velho" no assunto, explica um pouco da contradi??o entre lucro, vendas e uma data como essa que n?o deixa de ser uma lembran?a saudosa. "Gostar de algu?m ? muito bom. E, infelizmente, n?o somos eternos. N?o h? nada mais bonito que levar uma lembran?a de carinho, como uma flor, para algu?m no cemit?rio", comenta Solimar Jos? da Silva foto abaixo), dono de uma floricultura na cidade .

Solimar j? est? no com?rcio h? 25 dias "02 de novembro". Para ele, a data ?, depois da comemora??o do Dia das M?es, a melhor para seu ramo de com?rcio.

Na floricultura dele, por exemplo, trabalham no Dia de Finados, o dobro de funcion?rios. "Temos que chamar mais quatro pessoas para dar conta do recado", comenta. A expectativa ? que na pr?xima quinta-feira, ele consiga acabar com todo o estoque de flores, preparado especialmente para a data.

"Quanto vendo a mais? Amanh?, vendo 100% a mais do que em um dia comum. Isso para n?o dizer que a porcentagem ? maior que isso. O Dia de Finados ajuda muito o com?rcio de flores", afirmou o empres?rio. Segundo ele, as vendas referentes ao feriado de finados ajudam no balan?o finaceiro do m?s inteiro.

Outras floriculturas da cidade concordam com os n?meros. Em entrevista ao portal ACESSA.com, os respons?veis por quatro outras lojas do ramo foram un?nimes em afirmar que o incremento nos lucros possui n?meros bastante consider?veis.

Para toda essa expectativa, praticamente todas as floriculturas devem abrir bem cedo no feriado. Para quem gosta de fazer a visita ao um ente querido logo pela manh?, a partir de 6h30 j? h? com?rcios com as portas abertas em Juiz de Fora.

Mas as vendas para o feriado, segundo os comerciantes, j? come?aram a esquentar h? dois dias. Na ?ltima ter?a j? houve diferen?a na procura por flores e, nesta quarta, os mais prevenidos, j? levaram para casa a lembran?a da visita ao cemit?rio.

Foi considerado ainda pelos comerciantes, um p?blico que j? fez as suas compras at? mesmo j? h? quatro dias. Segundo destacou Solimar, h? muitas encomendas para pessoas que fazem quest?es de arranjos exclusivos, ou que t?m medo que suas flores preferidas acabem na compra de ?ltima hora.

O comerciante tamb?m destacou o cliente que viaja para visitar o t?mulo de um ente querido fora da cidade, mas que leva as flores daqui e que, por isso, faz suas compras antecipadas. "Nesta quarta, por exemplo, j? atendi mais de 10 clientes que j? estavam com as malas dentro do carro. ? um p?blico consider?vel".

Para os comerciantes, o cris?ntemo continua sendo a flor mais procurada para essa ?poca do ano, seguida pela margarida e tamb?m pelas rosas. A m?dia de pre?o do cris?ntemo entre as floriculturas pesquisas ? de R$ 7, um vaso m?dio.

Donos de floriculturas apontam a simbologia do flor, j? conhecida como indicada para essa data do ano, o pre?o e a sua durabilidade, como os maiores fatores para a prefer?ncia do consumidor.

? que a Secretaria de Pol?tica Urbana liberou alvar?s para os interessados nos pontos pr?ximos aos cemit?rios. Nesta quarta e quinta, 27 pontos est?o autorizados a serem ocupados nas imedia?es do Cemit?rio Municipal, 15 no Parque da Saudade, 15 no Cemit?rio da Gl?ria e um no Cemit?rio do Bairro S?o Pedro.