Namoro ? dist?ncia
Entre um telefonema e outro

Fl?via Machado
28/02/02

Sabe aquela pessoa que voc? acabou de conhecer e tem tudo a ver contigo? Voc? nem sabe no que vai dar, mas j? come?a a pensar em como seria um relacionamento mais s?rio. O ?nico problema ? que seu pr?ncipe encantado mora em outra cidade. O que fazer? Ser? que d? certo? Ser? que eu vou aguentar? Ou ser? que o amor n?o conhece dist?ncias?

Bom, est? certo que ningu?m tem bola de cristal em casa e o neg?cio ? pagar para ver. Se o pr?ncipe desencantou ? porque n?o era para ser. Certo? Nem sempre. A jornalista, Marina dos Santos, acha que boa parte da culpa por seu namoro ter acabado ? da dist?ncia. Para ela, um relacionamento, de pouco mais de um ano, poderia ter continuado se eles morassem na mesma cidade e se encontrassem mais.

Na ?poca, ela morava em Juiz de Fora e o Ricardo, em Belo Horizonte. O combinado era de se encontrarem pelo menos duas vezes por m?s e o pacto foi cumprido at? que um deles resolveu viajar sem o outro. ?A gente se dava muito bem e sempre viaj?vamos juntos. Num belo dia, n?o pude ir com ele para um Congresso em Bel?m, mas tamb?m n?o impliquei. S? que depois disso nada mais voltou a ser como antes. E ficou cada um no seu canto?, lamenta Marina. O motivo do t?rmino foi a tal da viagem, mas ela acredita que a dist?ncia fez com que eles n?o reatassem.

Da experi?ncia, ela acha que o lado bom de ver o namorado de vez em quando ? n?o enjoar e poder sair sozinha, al?m de aproveitar melhor os poucos dias que est?o juntos. "Por outro lado, tem que enfrentar ?nibus, rodovi?rias e constantes viagens", reclama.

Por outro lado ...

J? a gerente de marketing, Fabiana Neves, e o arquiteto, Klaus Chaves, conseguiram conciliar dist?ncia com namoro. Atualmente casados, eles tiveram um relacionamento longo e cheio de mudan?as, no caso, dela. No come?o, ambos moravam em Juiz de Fora. At? a?, tudo ?timo. Depois de formada, ela morou em Valen?a, Resende e Campinas, e teve que administrar a vida a dois. ?A gente se encontrava cada fim de semana numa cidade, pois os pais dele moravam em Tr?s Rios, eu tenho minha fam?lia em Valen?a, ele morava aqui e eu em Resende. Mas sempre arrum?vamos um jeitinho de nos ver?, confessa.

De bom mesmo do namoro ? dist?ncia, a Fabiana n?o acha quase nada. A n?o ser o fato de dar mais valor para os momentos em que est?o juntos. "Tamb?m n?o acho gra?a em sair sozinha. O legal ? curtir um programa com quem voc? gosta", declara. Para ela, ficar longe era um sacril?gio. "Come?ando pela conta telef?nica - sempre alta, passando pelo vai-e-vem de ?nibus, a dit?ncia era mesmo o pior!"

E onde fica o ci?mes nesta est?ria toda? Uns acham que tem que marcar em cima, outros n?o. Neste ponto, Fabiana e Marina concordam. Para um namoro ? dist?ncia dar certo, vale a confian?a. De consenso mesmo, s? o fato de que namorar ? sempre delicioso!