Hist?rias de amor com fim
Relacionamentos que parecem
eternos e terminam de repente

Ana Let?cia Sales
27/06/02

Muitos anos de relacionamento indicam que o casal est? bem entrosado e que nunca v?o se se separar, correto? Nem sempre. Alguns casais surpreendem por terminarem repentinamente ap?s anos de namoro ou noivado. Muita gente se pergunta por que certas uni?es resistem ao tempo, vencem problemas, desentendimentos, superam crises e permanecem juntos, enquanto outros, se desfazem ante as primeiras crises.

Inicialmente, sempre h? a atra??o f?sica. Duas pessoas se olham e sentem que entre elas existe algo. Depois, vem o ?nicio do namoro e nessa fase tudo s?o flores. Passada essa fase come?a a etapa mais dif?cil: a conviv?ncia. Relacionamentos amorosos s?o muito complexos e algumas atitudes de um dos parceiros pode parecer, a primeira vista, inexplic?veis. ? o caso de Ana Maria* que namorou nove anos com Edson*. Quando eles se conheceram ela tinha 17 anos e ele 20. Durante todos estes anos Ana afirma que o namoro foi normal, com alguns desentendimentos como qualquer casal. "No oitavo ano de namoro n?s resolvemos ficar noivos. O noivado durou um ano e depois n?s nos casamos". Ap?s um ano de casamento Edson pediu a separa??o. "Foi um susto tremendo, era uma coisa que eu nunca esperava", afirma Ana. Segundo ela, o companheiro vinha passando por uma depress?o profunda e, quando pediu a separa??o, afirmou que o motivo da sua doen?a seria ela.

Para a psic?loga Margareth Calmon Palha, nestes casos o que acontece ? um desgaste da rela??o. "Tamb?m acontece de os casais n?o estarem preparados para morar juntos. Namorar ? uma coisa, agora casar e conviver o dia-a-dia com a pessoa ? bem diferente", explica. Margareth afirma que n?o ? t?o f?cil lidar com as individualidades de cada um e respeitar seus limites. Por isso, os relacionamentos que aparentemente s?o duradouros, podem terminar de uma hora para outra. "? claro que isso vai depender muito da hist?ria de vida de cada pessoa". afirma.

Quando a mulher toma a iniciativa da separa??o
Ap?s anos de rela??o um dos parceiros, principalmente a mulher, tende a cobrar o casamento. E isso algumas vezes pode motivar a separa??o. Homens normalmente t?m muito receio do casamento, da perda da liberdade e do individualismo. "Mas hoje em dia muitas mulheres tamb?m tomam a iniciativa de terminar a rela??o. Antigamente os homens ? que tomavam essa decis?o. Hoje o papel da mulher mudou muito", afirma a psic?loga Margareth.

Cl?udia* e Marcos* vivem uma rela??o longa e conturbada. "Minha fam?lia n?o aceita o namoro, que j? tem oito anos, e por isso n?s namoramos escondido", explica Cl?udia. Ela diz que a sa?da para isso seria o casamento, mas o parceiro sempre relutou em se casar. "Por conta disso n?s j? terminamos e voltamos v?rias vezes. Agora j? faz um m?s que eu terminei com ele e n?o pretendo voltar". Cl?udia diz que est? na hora de se valorizar e procurar algu?m que tenha os mesmos desejos que ela.

Margareth afirma que os casais t?m que aprender a lidar com as diferen?as. Uma das m?ximas a serem seguidas ? aquela que diz: seu direito termina onde come?a o meu, e vice-versa. Um relacionamento requer muita paci?ncia, muita compreens?o, e principalmente, muito di?logo. Assim, poder? haver o principal requisito, que ? o respeito ao espa?o alheio. Sem isso, dificilmente haver? futuro para qualquer casal.

* Os nomes s?o fict?cios para que a identidade do casal seja preservada.